Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa que NÃO representa um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.
A) A dignidade da pessoa humana
B) A soberania
C) A cidadania
D) O pluralismo político
E) Garantir o desenvolvimento nacional
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar os fundamentos da República Federativa do Brasil, que estão dispostos no artigo 1º da Constituição Federal de 1988. Os fundamentos são: 1. A dignidade da pessoa humana 2. A soberania 3. A cidadania 4. A pluralidade política Agora, vamos analisar as alternativas: A) A dignidade da pessoa humana - É um dos fundamentos. B) A soberania - Também é um dos fundamentos. C) A cidadania - É um dos fundamentos. D) O pluralismo político - É um dos fundamentos. E) Garantir o desenvolvimento nacional - Não é um dos fundamentos listados na Constituição. Portanto, a alternativa que NÃO representa um dos fundamentos da República Federativa do Brasil é: E) Garantir o desenvolvimento nacional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.
A) Conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.
B) Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.
C) Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.
D) Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
E) O Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos.

Analise as sentenças abaixo e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas. Segundo a Constituição, é vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de
( ) cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado.
( ) incapacidade civil absoluta.
( ) condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos.
A) V – V – V
B) F – F – F
C) V – F – V
D) F – V – F
E) V – F – F

Sobre os partidos políticos, é livre a sua criação, fusão, incorporação e extinção, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos:
I. caráter global.
II. proibição de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou de subordinação a estes, salvo os países do MERCOSUL.
III. prestação de contas à Justiça Eleitoral.
IV. funcionamento parlamentar de acordo com a lei.
A) Todos estão corretos.
B) Todos estão incorretos.
C) Existe apenas um correto.
D) Existem apenas dois corretos.
E) Existem apenas três corretos.

Em seu famoso estudo sobre aplicabilidade das normas constitucionais, no tocante à classificação adotada por José Afonso da Silva, analise as afirmativas abaixo:
I. Normas de eficácia plena são aquelas, que produzem os seus efeitos de imediato, sem a necessidade de intervenção legislativa.
II. Normas de eficácia contida são aquelas que precisam de uma intervenção do legislador infraconstitucional para que possam produzir algum efeito.
III. Normas de eficácia limitada são aquelas que necessitam intervenção do legislador ordinário, sob pena de não produzir nenhum efeito.
A) apenas I.
B) apenas II.
C) apenas III.
D) apenas I e II.
E) I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina