Logo Passei Direto
Buscar
A periodização do treinamento de força está relacionada às mudanças nas variáveis do treinamento, que são diferentemente manipuladas, dependendo do modelo de periodização aplicado. Entre esses modelos de periodização, podemos destacar a periodização linear, a periodização linear reversa e a periodização ondulatória.
Considerando as características de manipulação das variáveis de cada modelo de periodização, é correto afirmar que:
a. A periodização ondulatória é caracterizada pelo aumento e diminuição do volume e intensidade na mesma semana de treinamento.
b. A periodização linear é caracterizada pelo aumento gradual do volume e redução da intensidade a cada ciclo de treinamento.
c. A periodização linear reversa é caracterizada pelo aumento gradual da intensidade e redução do volume a cada ciclo de treinamento.
d. A periodização ondulatória é caracterizada pelo aumento gradual do volume e redução da intensidade a cada ciclo de treinamento.
e. A periodização linear é caracterizada pelo aumento gradual da intensidade e redução do volume e é subdividida em reversa diária e semanal.
User badge image
FinançasTec

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a periodização do treinamento de força: a) A periodização ondulatória é caracterizada pelo aumento e diminuição do volume e intensidade na mesma semana de treinamento. - Esta afirmação está correta, pois a periodização ondulatória realmente envolve variações de volume e intensidade dentro do mesmo ciclo de treinamento. b) A periodização linear é caracterizada pelo aumento gradual do volume e redução da intensidade a cada ciclo de treinamento. - Esta afirmação está incorreta. A periodização linear geralmente envolve o aumento da intensidade e a redução do volume ao longo do tempo. c) A periodização linear reversa é caracterizada pelo aumento gradual da intensidade e redução do volume a cada ciclo de treinamento. - Esta afirmação está correta, pois a periodização linear reversa foca em aumentar a intensidade enquanto diminui o volume. d) A periodização ondulatória é caracterizada pelo aumento gradual do volume e redução da intensidade a cada ciclo de treinamento. - Esta afirmação está incorreta, pois a periodização ondulatória não segue um padrão fixo de aumento de volume e redução de intensidade. e) A periodização linear é caracterizada pelo aumento gradual da intensidade e redução do volume e é subdividida em reversa diária e semanal. - Esta afirmação é parcialmente correta, mas a parte sobre "reversa diária e semanal" não é uma terminologia comum. Após essa análise, as alternativas a) e c) estão corretas, mas a pergunta pede uma única resposta. A alternativa que melhor descreve a característica da periodização ondulatória é a) A periodização ondulatória é caracterizada pelo aumento e diminuição do volume e intensidade na mesma semana de treinamento. Portanto, a resposta correta é a).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em um estudo conduzido por Richarson et al. (2018) foram comparados os grupos de treinamento de força de alta intensidade (80% de 1RM) realizado em baixa velocidade de movimento versus o treinamento de força de baixa intensidade (40% de 1RM) realizado em máxima velocidade de movimento. O propósito era identificar qual seria a melhor estratégia para promover o aumento da capacidade funcional de pessoas idosas nos testes de levantar e sentar da cadeira após 10 semanas de treinamento.
Baseado nos resultados desse estudo, é correto afirmar que:
a. A capacidade funcional melhorou nos dois grupos, porém o melhor resultado ocorreu no grupo de baixa intensidade com alta velocidade. Isso é explicado pelo fato de pessoas idosas terem maior declínio na potência, e treinos mais leves em alta velocidade resultam em maior aumento da potência, melhorando a capacidade funcional.
b. A capacidade funcional melhorou somente no grupo baixa intensidade e alta velocidade. Isso é explicado pelo fato de a capacidade funcional ser dependente da potência, logo, treinos mais leves em alta velocidade resultam em maior contribuição para a melhora da capacidade funcional.
c. A capacidade funcional melhorou nos dois grupos, porém o melhor resultado ocorreu no grupo alta intensidade com baixa velocidade. Isso é explicado pelo fato de a força ser comprometida pelo envelhecimento, e treinos mais intensos resultam em ganhos de força e potência, melhorando a capacidade funcional.
d. A capacidade funcional melhorou similarmente nos dois grupos. Isso é explicado pelo fato de a força e a potência serem comprometidas pelo envelhecimento, e tanto treinos mais intensos quanto mais leves resultam em melhora semelhante da capacidade funcional de pessoas idosas.
e. A capacidade funcional melhorou somente no grupo alta intensidade e baixa velocidade. Isso é explicado pelo fato de a capacidade funcional ser dependente da força, logo, treinos mais intensos em baixa velocidade resultam em maior contribuição para a melhora da capacidade funcional.

Um processo bastante comum durante o envelhecimento é a sarcopenia. Ela provoca uma redução da quantidade de massa muscular e, consequentemente, diminuição da força e funcionalidade da pessoa idosa. O treinamento de força, por outro lado, é uma estratégia capaz de atenuar tais alterações, embora influencie diferentemente a massa muscular de pessoas idosas em comparação aos indivíduos jovens.
Considerando tais diferenças, é correto afirmar que:
a. O treinamento de força aumenta a massa muscular de pessoas idosas de maneira mais lenta em comparação aos ganhos obtidos por jovens. Isso é explicado pela menor taxa de síntese proteica em pessoas idosas, que causa ganhos mais lentos de hipertrofia.
b. O treinamento de força aumenta a massa muscular de pessoas idosas de maneira mais rápida em comparação aos ganhos obtidos por jovens. Isso é explicado pela baixa massa muscular da pessoa idosa, associada a menor taxa de síntese proteica, que causa ganhos mais rápidos de hipertrofia.
c. O treinamento de força aumenta a massa muscular de pessoas idosas de maneira mais lenta em comparação aos ganhos obtidos por jovens. Isso é explicado pela maior taxa de degradação proteica em pessoas idosas, que causa ganhos mais lentos de hipertrofia muscular.
d. O treinamento de força aumenta a massa muscular de pessoas idosas de maneira mais lenta em comparação aos ganhos obtidos por jovens. Isso é explicado porque a maior degradação e a menor síntese proteica em pessoas idosas conjuntamente causam ganhos mais lentos de hipertrofia.
e. O treinamento de força aumenta a massa muscular de pessoas idosas de maneira mais rápida em comparação aos ganhos obtidos por jovens. Isso é explicado pela baixa massa muscular da pessoa idosa causar efeitos mais pronunciados e rápidos em hipertrofia com o treinamento de força.

Mais conteúdos dessa disciplina