Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
A causa mais comum para o desenvolvimento da Síndrome Metabólica (SM) é devido ao ganho desproporcional de peso, o que por consequência contribui para a elevação (aumento) da pressão arterial, no desenvolvimento do diabetes tipo 2 e, ainda, ocasiona alterações relacionadas à elevação de triglicérides e colesterol no corpo humano. Frente a essas alterações, é comum e esperado que os sujeitos que experienciam da doença apresentem alguns sintomas.
Sobre os sintomas mais comuns e/ou esperados na presença da doença metabólica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Triglicerídeos elevados, ou seja, o nível de gordura no sangue - 150 mg/dl ou superior; Pressão sanguínea alta - 135/85 mmHg ou superior; Glicose elevada - 110 mg/dl ou superior (em jejum).
( ) Grande quantidade de gordura abdominal (homens cintura com mais de 102 cm. Mulheres maior que 88 cm); Glicose abaixo - 110 mg/dl (em jejum).
( ) Grande quantidade de gordura abdominal (homens cintura com mais de 102 cm. Mulheres maior que 88 cm).
( ) Baixo HDL (bom colesterol) (homens menos que 40 mg/dl e nas mulheres menos do que 50 mg/dl).
A V - F - V - V.
B V - V - F - V.
C F - V - V - F.
D V - V - V - F.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre os sintomas da Síndrome Metabólica: ( ) Triglicerídeos elevados, ou seja, o nível de gordura no sangue - 150 mg/dl ou superior; Pressão sanguínea alta - 135/85 mmHg ou superior; Glicose elevada - 110 mg/dl ou superior (em jejum). É verdadeira (V). Esses valores estão corretos e são critérios para o diagnóstico da Síndrome Metabólica. ( ) Grande quantidade de gordura abdominal (homens cintura com mais de 102 cm. Mulheres maior que 88 cm); Glicose abaixo - 110 mg/dl (em jejum). É falsa (F). A afirmação é verdadeira em relação à gordura abdominal, mas a glicose deve ser igual ou superior a 110 mg/dl para ser considerada um critério da síndrome. ( ) Grande quantidade de gordura abdominal (homens cintura com mais de 102 cm. Mulheres maior que 88 cm). É verdadeira (V). Essa afirmação está correta e é um dos critérios para a Síndrome Metabólica. ( ) Baixo HDL (bom colesterol) (homens menos que 40 mg/dl e nas mulheres menos do que 50 mg/dl). É verdadeira (V). Essa afirmação também está correta e é um dos critérios para a Síndrome Metabólica. Agora, organizando as respostas: 1. V 2. F 3. V 4. V Portanto, a sequência correta é: A V - F - V - V. A alternativa correta é a) V - F - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O choque é um estado de hipoperfusão de órgãos, com resultante disfunção celular e morte. Os mecanismos podem envolver volume circulante diminuído, débito cardíaco diminuído e vasodilatação, às vezes com derivação do sangue para não passar pelos leitos capilares de troca, ou seja, a perfusão celular estará comprometida e em risco de morte celular. Os sintomas mais comuns incluem estado mental alterado (confusão x delírios), taquicardia (coração batendo rápido), hipotensão (queda de pressão arterial) e oligúria (eliminação de pouca urina). O diagnóstico é basicamente clínico, incluindo mensuração de PA e, às vezes, utilização de exames laboratoriais para investigação e identificação das taxas de marcadores de hipoperfusão tecidual (por exemplo: lactato sanguíneo, PCR - Proteína C Reativa, entre outros). O tratamento consiste em reanimação por líquidos, incluindo hemoderivados se necessário (transfusão sanguínea), correção do distúrbio subjacente e, em alguns casos, utilização de fármacos vasopressores (aqueles que aumentam a força de contração do coração e respectivamente a pressão arterial). Entre os tipos de choque, encontramos o choque distributivo, que possui uma subdivisão quanto ao tipo de acometimento (origem).
Sobre as formas de choque distributivo, assinale a alternativa CORRETA:
A - Choque neurogênico, choque cardiotônico e choque séptico.
B - Choque cardiogênico, choque anafilático e choque séptico.
C - Choque neurogênico, choque anafilático e choque séptico.
D - Choque elétrico, choque anafilático e choque séptico.

A estrutura renal é composta por dois rins (órgãos), os quais se encontram localizados em ambos os lados da coluna vertebral, atrás das últimas costelas, medindo aproximadamente 12 centímetros e pesando em média cerca de 150 gramas cada. Esses órgãos fazem parte do sistema excretor e osmorregulador, pois filtram e excretam os dejetos presentes no sangue, como ureia, creatinina, ácido úrico etc. No entanto, o sistema renal possui outras funções fisiológicas importantes. Sobre essas funções, assinale a alternativa CORRETA:
a) Produz aldosterona, que auxilia a regular o equilíbrio de sal e água fazendo com que os rins retenham sal e água e excrete potássio.
b) Produz colecistoquinina, que controla as contrações da vesícula biliar que fazem a bile entrar no intestino, e estimula a liberação de enzimas digestivas pelo pâncreas.
c) Produz renina, que auxilia no controle e na regulação da pressão arterial.
d) Produz eritropoietina, que estimula a produção de glóbulos vermelhos, contribuindo para a maturação da hemácia, e produz renina, auxiliando no controle e na regulação da pressão arterial.

Relacionados às agressões que o homem pode estar suscetível frente a eventos de ordem patológica, estas podem e irão modificar o metabolismo celular, induzindo ao acúmulo de substâncias intracelulares (degenerações), ou ainda, podem alterar os mecanismos que regulam o crescimento e a diferenciação celular.
Quanto às alterações celulares que podem se fazer presentes frente a eventos junto a estrutura celular, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Hipotrofias, hipertrofias.
( ) Hiperplasias, hipoplasias.
( ) Metaplasias, displasias.
( ) Neoplasias.
a) V - F - F - F.
b) V - V - V - V.
c) F - F - F - V.
d) F - V - V - F.

A diabetes ocorre porque o pâncreas não é capaz de produzir insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Uma vez constatado (confirmado) a presença da diabetes, o sujeito que a possui, além do controle por meio de exames laboratoriais e hemoglicoteste (HGT), terá que autoadministrar insulina subcutânea, bem como adotar outras medidas preventivas a fim de evitar maiores complicações. Sobre os cuidados adicionais que os sujeitos deverão adotar na presença da diabetes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Consumir alimentos pobres em carboidratos simples e gorduras saturadas; frutas e vegetais é o primeiro passo para tratar e prevenir a síndrome metabólica.
( ) Consumir alimentos rico em fibras, carnes magras e frutas.
( ) Consumir vegetais é o primeiro passo para tratar e prevenir a síndrome metabólica; realização de atividades e exercícios físicos regulares.
( ) Essencialmente manter o peso, controlar a pressão e o colesterol.
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) V - V - V - V.

O tecido muscular liso, também chamado de tecido muscular não estriado ou tecido muscular visceral, é constituído por células mononucleadas e alongadas. As células do músculo liso não apresentam estrias transversais. A contração dos músculos lisos é bem mais lenta que a da fibra esquelética, mas, em compensação, elas conseguem se manter contraídas por um período de tempo mais longo. Como característica, pertence a um grupo de tecido muscular, o qual possui contração involuntária e lenta.
Sobre as estruturas e/ou vísceras que possuem o tecido muscular liso na sua composição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo cardíaco - mais especificamente no miocárdio e epicárdio -, na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória superiores - mais especificamente na mucosa nasal - e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris, entre outros.
( ) Participa da contração das fibras musculares esqueléticas, forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar e nos ureteres. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
A F - V - V - V.
B V - F - F - F.
C V - V - V - F.
D V - V - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina