Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
O consumo da habitação, em especial aquela dotada de atributos especiais no espaço urbano, contribui para o entendimento do fenômeno, pois certas áreas tornam-se alvos de operações comerciais de prestígio com a produção e/ou a renovação de construções, diferente de outras porções da cidade, dotadas de menor infraestrutura.
O conceito que define o processo descrito denomina-se:
A) escala cartográfica.
B) conurbação metropolitana.
C) território nacional.
D) especulação imobiliária.
E) paisagem natural.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas em relação ao processo descrito na questão, que fala sobre o consumo da habitação e a valorização de áreas urbanas com atributos especiais. A) Escala cartográfica - Refere-se à relação entre a distância no mapa e a distância real, não se relaciona com o fenômeno descrito. B) Conurbação metropolitana - Refere-se à união de áreas urbanas, mas não aborda diretamente a questão do consumo da habitação e valorização de áreas. C) Território nacional - Diz respeito à delimitação geográfica de um país, não se aplica ao contexto da habitação e do espaço urbano. D) Especulação imobiliária - Este termo se refere ao aumento do valor de propriedades em áreas urbanas, muitas vezes impulsionado pela demanda e pela renovação de construções, o que se alinha com a descrição do fenômeno. E) Paisagem natural - Refere-se a características naturais de uma área, não se relaciona com o consumo da habitação ou operações comerciais. Diante da análise, a alternativa correta que define o processo descrito é: D) especulação imobiliária.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Este grupo tende a crescer no Brasil nas próximas décadas, como aponta a Projeção da População, do IBGE, atualizada em 2018. A consultora em demografia e políticas de saúde, Cristina Guimarães Rodrigues, considera necessário ter políticas públicas voltadas para tratamentos de saúde, alimentação mais saudável e exercícios físicos, além de construções e transportes mais acessíveis. “Há o aumento de doenças crônicas”, cita, “que são doenças mais caras e requerem tratamentos um pouco mais custosos”.
O excerto apresenta características relacionadas
a) ao fluxo migratório.
b) às políticas antinatalistas.
c) às mudanças na população relativa.
d) ao adensamento demográfico.
e) ao envelhecimento da população.

Observando o mapa acima e considerando o conhecimento sobre o tema, é correto afirmar que a área representada é uma região de planejamento composta por;
a) três entes federativos, instituída nos anos 1990 para promover o desenvolvimento econômico e melhorias em políticas públicas; tem sua origem no processo de metropolização de Brasília-DF.
b) dois entes federativos, instituída nos anos 1970 para ordenar a política de transportes face à elevada oferta de trabalho existente nos municípios do entorno do Distrito Federal.
c) três entes federativos, instituída nos anos 1980 para promover o desenvolvimento sustentável com preservação do patrimônio histórico e natural face ao elevado crescimento demográfico regional.
d) dois entes federativos, instituída nos anos 1960 para promover setores da agroindústria e dos serviços; tem sua origem nas estratégias de integração previstas no planejamento regional.

A Constituição de 1988 e o Estatuto da Cidade de 2001 contemplam a função social da cidade. O problema é que, com a desindustrialização das metrópoles, a cidade deixou de ser o lugar de produção de bens e virou o próprio objeto da produção econômica. Em consequência dessa mudança, o número de imóveis vazios supera e muito o de famílias com problemas de moradia, como indicam os gráficos abaixo.
A contradição apresentada no texto e nos gráficos deve-se ao fato de que o espaço urbano possui, simultaneamente, os seguintes atributos:
a) valor de uso e valor de troca
b) patrimônio cultural e patrimônio individual
c) estrutura unicêntrica e estrutura policêntrica
d) território de circulação e território de resistência

Poucos anos após a Independência do Brasil, o Império brasileiro estimulou a vinda de famílias europeias para o sul do país, principalmente para áreas onde hoje se situam os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
As famílias de imigrantes, que foram enviadas para o sul do país, no contexto citado, foram assentadas em
a) colônias adquiridas por cooperativas agrícolas estrangeiras, para introduzir a cultura do algodão, em sistema de colonato.
b) pequenas propriedades doadas pelo governo, para garantir a soberania nacional em um território pouco povoado.
c) grandes latifúndios controlados pela elite estrangeira, para trabalhar nas lavouras de café destinadas à exportação.
d) minifúndios monocultores de cana-de-açúcar, para substituir a mão de obra de pessoas escravizadas.
e) sesmarias controladas pelo governo imperial, para atuar na implantação da cultura da soja no Brasil.

Os relatos sobre as ondas epidêmicas de febre amarela na cidade do Rio de Janeiro apareceram com frequência nos periódicos, especialmente a partir da década de 1850. De acordo com o documento acima, no início da década de 1870, o alastramento da doença era associado ao seguinte fator:
a) elevação de taxas de natalidade
b) variação das condições climáticas
c) ingresso de estrangeiros com infecção
d) insalubridade das residências populares

O Brasil não tem nada a comemorar nesta quarta-feira (17/10), quando se celebra o Dia Mundial de Erradicação da Pobreza. Envolto em uma crise econômica tida por especialistas como a mais grave da história, o país vê o agravamento das condições de vida dos mais carentes, apenas 5 anos após deixar o Mapa da Fome.
Considerando o excerto acima, é correto dizer que
a) os fatos relatados confirmam a ineficiência dos programas de combate à pobreza no Brasil, tais como o Bolsa Família, a valorização do salário mínimo, os programas de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF –, a aposentadoria rural e o acesso às cisternas, sementes e creches, que nunca resultaram em efeitos reais de erradicação da pobreza.
b) a piora mostrada nos índices é explicada pelas mudanças ocorridas no Brasil, principalmente a partir de 2016, com a crise política, o aumento do desemprego e os cortes nos investimentos de políticas públicas de assistência social.
c) as informações apontam que, apesar de ter ficado mais pobre, desde 2016 a população brasileira tem visto ampliados os programas de apoio governamental às necessidades sociais.
d) em função das políticas econômicas neoliberais assumidas pelo Brasil, a tendência no país é um retorno aos investimentos em políticas públicas focadas às populações mais vulneráveis e a consequente saída da população brasileira do Mapa da Fome no mundo.

O Estatuto da Cidade “estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental” (Cap. I, art. 1º, § único). Dispõe que “a política urbana tem por objetivo ordenar o pleno funcionamento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana (art. 2º).
Uma das aplicações da função social das cidades corresponde;
a) à desapropriação de terrenos urbanos por improdutividade.
b) aos protestos sociais para tratamento médico privado de usuários de drogas.
c) à especulação imobiliária em áreas de preservação ambiental.
d) aos protestos sociais por habitação popular.
e) às manifestações da opinião pública sobre os problemas do metrô.

Mais conteúdos dessa disciplina