Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
Uma medida de segurança alimentar que contesta o modelo descrito é o(a):
A) estímulo à mecanização rural.
B) ampliação de áreas de plantio.
C) incentivo à produção orgânica.
D) manutenção da estrutura fundiária.
E) formalização do trabalhador do campo.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos entender o que significa "medida de segurança alimentar que contesta o modelo descrito". Isso geralmente se refere a práticas que buscam promover a sustentabilidade e a saúde alimentar, em oposição a métodos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente ou à saúde das pessoas. Analisando as alternativas: A) Estímulo à mecanização rural - Isso geralmente está associado a um modelo mais industrializado de agricultura, que pode não ser sustentável. B) Ampliação de áreas de plantio - Isso pode levar à expansão de monoculturas, o que não é necessariamente uma medida de segurança alimentar sustentável. C) Incentivo à produção orgânica - Essa alternativa promove práticas agrícolas sustentáveis e saudáveis, contestando modelos que priorizam a produção em larga escala e o uso de agrotóxicos. D) Manutenção da estrutura fundiária - Isso pode não contestar diretamente o modelo, dependendo de como a estrutura fundiária é mantida. E) Formalização do trabalhador do campo - Embora importante, isso não necessariamente contesta um modelo de segurança alimentar. Diante dessa análise, a alternativa que melhor representa uma medida de segurança alimentar que contesta o modelo descrito é: C) incentivo à produção orgânica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A integração do espaço amazônico ao espaço nacional se deu no contexto das questões de fronteiras de políticas, no sentido do dinamismo pioneiro da integração. Essas fronteiras foram elementos fundamentais para a compreensão da geopolítica dos militares, que não apenas objetivavam a posse do vazio demográfico, mas representavam os interesses do governo brasileiro em manter sob sua influência uma grande área no interior do continente.
No texto, são apresentados fundamentos da política de colonização de uma importante região brasileira, ao longo do período dos governos militares. Uma estratégia estatal para a ocupação desse espaço foi:
a) Demarcação de reservas para preservação da floresta.
b) Criação de restrições para exploração de recursos minerais.
c) Adoção de estímulos para expansão de grupos econômicos privados.
d) Concessão de incentivos fiscais para instalação da indústria automobilística.
e) Construção de uma densa rede de transporte para escoamento da produção agrícola.

Com base no mapa e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
a) O rio São Francisco foi caminho natural para a expansão da cana-de-açúcar e do algodão da Zona da Mata, na Bahia, até a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro.
b) A ocupação territorial de parte significativa dessa região foi marcada por duas características geomorfológicas: a serra do Espinhaço e o vale do rio São Francisco.
c) Essa região caracterizava-se, nesse período, por paisagens onde predominavam as minas e os currais, mas no século XIX a mineração sobrepujou as outras atividades econômicas dessas capitanias.
d) O caminho pelo rio São Francisco foi estabelecido pelas bandeiras paulistas para penetração na região aurífera da Chapada dos Parecis e posterior pagamento do “quinto” na sede da capitania, em Salvador.
e) As bandeiras que partiam da Capitania da Bahia de Todos os Santos para a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro propiciaram o surgimento de localidades com economia baseada na agricultura monocultora de exportação.

Para a Geografia, regionalizar um território significa delimitar áreas, seja de um município, de um estado, de um país, de um continente ou até mesmo do mundo. Essas áreas devem reunir características semelhantes. Sobre as diferentes propostas e estágios da regionalização do território brasileiro, assinale a alternativa incorreta:
a) A primeira regionalização oficial do Brasil ocorreu no início da década de 1940 e dividia o Brasil nas regiões Norte, Nordeste, Este, Centro e Sul.
b) A atual e oficial divisão regional do Brasil dada pelo IBGE (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) não sofreu alterações desde 1988.
c) A regionalização do território brasileiro nas cinco macrorregiões sempre foi única e incontestável pela Geografia do Brasil.
d) Outras propostas de regionalização do território brasileiro é a dos 'quatro brasis', propostas pelo geógrafo Milton Santos e dos 'complexos regionais', proposta pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger.

A respeito da formação histórica do território brasileiro, constata-se que a (s)
a) integração territorial ocorrida efetivamente a partir da segunda metade do século XX, não afetou a região nordestina, ainda hoje marcada pelos altos índices de pobreza.
b) política de “integrar para não entregar”, corresponde ao processo mais recente de gestão territorial para o espaço amazônico, pautado no desenvolvimento regional sustentável.
c) construção de Brasília, no Centro-Oeste, definiu um novo arquipélago no território brasileiro, o do Brasil Central, até então considerado um vazio demográfico.
d) redes técnicas, como a de transporte, a de energia e a de telecomunicação, foram decisivas para o processo de urbanização do território para além da faixa litorânea.

A maior parte da linha da fronteira terrestre do território brasileiro foi delimitada durante o período
Assinale a única alternativa que completa corretamente a lacuna acima.
a) Imperial
b) Pré-colonial
c) Colonial
d) do Estado Novo
e) Pós Segunda Guerra Mundial

O Brasil é hoje um país de vasto território. A ocupação pelos portugueses, iniciada no século XVI, modificou muito nossa terra, antes restrita ao espaço indígena. Podemos dizer que tudo começou pelo Nordeste porque
a) as condições naturais da zona da mata do Nordeste, bastante propícias ao desenvolvimento da cultura cacaueira, possibilitaram o surgimento dos primeiros núcleos de povoamento, como Olinda e São Vicente.
b) a zona da mata nordestina foi a primeira área de fixação dos colonizadores, que implantaram grandes canaviais, organizando o espaço geográfico em função dessa atividade, cuja produção destinava-se basicamente ao mercado externo.
c) foi nessa região que se iniciou a ocupação do território pelos colonizadores por meio das entradas e bandeiras, tendo aí surgido a vila de Piratininga, que mais tarde passou a ser um centro de venda de escravos para a lavoura canavieira.
d) foi nessa região que surgiram as primeiras vilas, originadas dos locais de pouso de tropeiros, uma vez que a atividade pastoril foi a grande força motriz da economia nordestina no período colonial, fato que trouxe como consequência a injusta estrutura fundiária que persiste até hoje na região.

Mais conteúdos dessa disciplina