Logo Passei Direto
Buscar
As substâncias orgânicas de que uma planta necessita para formar os componentes de suas células são
a) sintetizadas a partir de substâncias orgânicas retiradas do solo.
b) sintetizadas a partir de substâncias orgânicas retiradas do solo e de substâncias inorgânicas retiradas do ar.
c) sintetizadas a partir de substâncias inorgânicas retiradas do solo e do ar.
d) extraídas de bactérias e de fungos que vivem em associação com suas raízes.
e) extraídas do solo juntamente com a água e os sais minerais.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos entender como as plantas obtêm as substâncias orgânicas necessárias para formar seus componentes celulares. As plantas realizam a fotossíntese, um processo que utiliza substâncias inorgânicas, como água e dióxido de carbono, para produzir substâncias orgânicas, como glicose. Analisando as alternativas: a) sintetizadas a partir de substâncias orgânicas retiradas do solo. - Incorreto, pois as plantas não retiram substâncias orgânicas do solo para sintetizar seus componentes. b) sintetizadas a partir de substâncias orgânicas retiradas do solo e de substâncias inorgânicas retiradas do ar. - Incorreto, pois as plantas não utilizam substâncias orgânicas do solo. c) sintetizadas a partir de substâncias inorgânicas retiradas do solo e do ar. - Correto, pois as plantas utilizam água (do solo) e dióxido de carbono (do ar) para sintetizar substâncias orgânicas. d) extraídas de bactérias e de fungos que vivem em associação com suas raízes. - Incorreto, pois as plantas não dependem diretamente de bactérias e fungos para sintetizar suas substâncias orgânicas. e) extraídas do solo juntamente com a água e os sais minerais. - Incorreto, pois as substâncias orgânicas não são extraídas do solo, mas sim sintetizadas. Portanto, a alternativa correta é: c) sintetizadas a partir de substâncias inorgânicas retiradas do solo e do ar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Alimentos como a mandioca, a batata e o arroz armazenam grande quantidade de amido no parênquima amilífero. Já o parênquima clorofiliano é responsável pela síntese de glicose. Tendo em vista que as porções amilíferas e clorofilianas dos vegetais estão situadas em órgãos diferentes nos vegetais, o acúmulo do amido depende
Qual das alternativas abaixo descreve corretamente o processo de acúmulo do amido nos vegetais?
a) do transporte de minerais pelo xilema, seguido da síntese de monossacarídeos e polimerização nos próprios órgãos armazenadores.
b) da polimerização de monossacarídeos nos órgãos produtores, seguida do transporte pelo floema até os órgãos armazenadores.
c) da síntese e polimerização de monossacarídeos nos órgãos produtores, seguidas do transporte pelo xilema até os órgãos armazenadores.
d) da síntese de monossacarídeos pelos órgãos produtores, seguida do transporte pelo floema para polimerização nos órgãos armazenadores.
e) do transporte de monossacarídeos pelo floema, seguido do transporte de minerais pelo xilema, para polimerização nos tecidos produtores.

Duas vizinhas, A e B, tinham, cada uma delas, um vaso de barro com uma mesma espécie de planta, de mesmo porte e idade. Quando saíram em férias, a vizinha A colocou seu vaso dentro de um balde com água, tomando cuidado para que o nível de água chegasse à borda do vaso, e envolveu o balde com um saco plástico, fechando o saco na base do caule da planta, para evitar a evaporação da água pela superfície do balde. A parte aérea da planta não foi envolta pelo saco plástico. A vizinha B colocou seu vaso debaixo de uma torneira pingando, tomando o cuidado para que o gotejamento mantivesse a terra apenas úmida, mas não encharcada.
Qual das plantas morreu? Justifique sua resposta.

O cultivo de hortaliças hidropônicas é uma alternativa para a produção de alimentos em locais cujos solos estão contaminados. Nesta técnica agrícola, os vegetais são geralmente cultivados apoiados em instalações de tubos plásticos, não entrando em contato direto com o solo.
Para que ocorra o desenvolvimento ideal da hortaliça, a raiz do vegetal deve estar em contato direto com uma solução constituída de
a) moléculas orgânicas absorvidas pelos tecidos floemáticos.
b) íons inorgânicos absorvidos pelos tecidos xilemáticos.
c) macro e micronutrientes minerais absorvidos pelo tecido epidérmico.
d) íons orgânicos carbônicos absorvidos pelos tecidos condutores de seiva.
e) nutrientes orgânicos absorvidos pelos tecidos parenquimáticos.

A zona pilífera da raiz apresenta células epidérmicas com projeções citoplasmáticas denominadas de pelos absorventes, cuja principal função é absorver água e sais minerais indispensáveis à sobrevivência das plantas. A absorção de água pelas raízes dos vegetais acontece normalmente quando
a) os níveis de sais no interior das células são menores do que a quantidade de sais do solo.
b) a concentração de sais no interior da raiz é superior à concentração de sais do solo.
c) células epidérmicas e solo apresentam a mesma concentração de sais.
d) existe maior quantidade de água nas células do que no solo.

As árvores absorvem a água extraindo-a do solo pelas raízes. Mas como elas fazem para vencer a força da gravidade e transportar a água até suas partes mais altas?
Qual é o mecanismo que permite que a água suba pelas árvores?
a) O floema das árvores cria vácuo interno, o que permite que a água suba por ele.
b) As raízes das árvores contêm pequenos órgãos que funcionam como estufa, aquecendo e evaporando a água, que sobe.
c) As moléculas de água sobem devido à formação de pontes de hidrogênio entre elas e as paredes dos tubos capilares, à pressão positiva da raiz e à transpiração.
d) As árvores possuem células móveis, especialistas em recolher a água no solo e em distribuí-la pelo caule e pelas folhas.
e) Na verdade, não é a água que sobe pelo caule; apenas a energia da água é transferida para as folhas por reações químicas.

O processo de gutação consiste na eliminação de gotículas de água por estruturas bem definidas, os hidatódios, localizados nas bordas das folhas.
Indique a melhor combinação de fatores (temperatura, umidade do ar e água no solo), para que a gutação possa ser observada pela manhã em algumas plantas.
a) BAIXA ALTA SATURADO
b) ALTA ALTA SATURADO
c) BAIXA ALTA NÃO SATURADO
d) ALTA BAIXA NÃO SATURADO
e) BAIXA BAIXA NÃO SATURADO

A teoria de Dixon é uma das hipóteses que tenta explicar o transporte de água da raiz até as folhas de árvores com mais de 30 metros de altura, como a castanheira-do-pará.
Assinale a alternativa que contém aspectos nos quais se baseia essa teoria.
a) Coesão entre as moléculas de água, adesão entre essas moléculas e as paredes do xilema, tensão gerada no interior dos vasos pela transpiração foliar.
b) Aumento da concentração osmótica no interior dos vasos xilemáticos da raiz, entrada de água por osmose, impulsão da seiva para cima.
c) Semelhança dos vasos do xilema a tubos de diâmetro microscópico, propriedades de adesão e coesão das moléculas de água, ocorrência do fenômeno da capilaridade.
d) Permeabilidade seletiva das células do córtex da raiz, presença da endoderme com as estrias de Caspary, transporte ascendente da seiva bruta.
e) Produção de carboidratos nas folhas, aumento da concentração osmótica nesses órgãos, ascensão da seiva bruta, por osmose e capilaridade, nos vasos do xilema.

Um pequeno agricultor construiu em sua propriedade uma estufa para cultivar alfaces pelo sistema de hidroponia, no qual as raízes são banhadas por uma solução aerada e com os nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas.
É correto afirmar que o equipamento para controle da
(A) umidade relativa do ar é bastante útil, pois, em ambiente mais úmido, os estômatos permanecerão fechados por mais tempo, aumentando a eficiência fotossintética.
(B) temperatura é dispensável, pois, independentemente da temperatura ambiente, quanto maior a intensidade luminosa maior a eficiência fotossintética.
(C) concentração de CO2 é bastante útil, pois um aumento na concentração desse gás pode, até certo limite, aumentar a eficiência fotossintética.
(D) luminosidade é dispensável, pois, independentemente da intensidade luminosa, quanto maior a temperatura ambiente maior a eficiência fotossintética.
(E) concentração de O2 é bastante útil, pois quanto maior a concentração desse gás na atmosfera ambiente maior a eficiência fotossintética.

As raízes primárias dos vegetais vasculares são o principal sítio de absorção de água e de sais minerais. A entrada desses compostos é feita por difusão, por meio dos pelos absorventes, na epiderme das raízes. Para chegar até o cilindro central das raízes, devem percorrer o córtex, pelas vias simplasto e apoplasto. No cilindro central, apenas uma dessas vias permanece.
Qual é essa via?

No início da manhã, a dona de casa lavou algumas folhas de alface e as manteve em uma bacia, imersas em água comum de torneira, até a hora do almoço.
Com esse procedimento, a dona de casa assegurou que as células das folhas se mantivessem
a) túrgidas, uma vez que foram colocadas em meio isotônico.
b) túrgidas, uma vez que foram colocadas em meio hipotônico.
c) túrgidas, uma vez que foram colocadas em meio hipertônico.
d) plasmolizadas, uma vez que foram colocadas em meio isotônico.
e) plasmolizadas, uma vez que foram colocadas em meio hipertônico.

Mais conteúdos dessa disciplina