Logo Passei Direto
Buscar
Considere a seguinte citação: “[Na historiografia sobre a pólis grega] observa-se o apagamento da história dos não-cidadãos que habitavam a pólis (mulheres, estrangeiros residentes e escravos): se nos manuais os não-cidadãos ocupam apenas os parágrafos finais dos capítulos referentes à sociedade ou população ateniense, na historiografia especializada os não-cidadãos são ‘excluídos’ da História da pólis de acordo com a variação das teorias e modelos que informam as pesquisas”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORALES, F. A. A democracia ateniense pelo avesso: os metecos e a política nos discursos de Lísias. 2009. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2009. p. 31.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a participação das mulheres na democracia ateniense, analise as afirmativas que seguem e marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
( ) As mulheres atenienses sempre tiveram direito à participação política plena.
( ) As mulheres atenienses eram consideradas cidadãs, ainda que não tivessem direitos de participar plenamente na política.
( ) As mães atenienses, junto dos pais, eram responsáveis pela transmissão do direito de cidadania aos filhos.
A F – V – F
B F – F – V
C F – V – V
D V – F – F
E V – V – F
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a participação das mulheres na democracia ateniense: ( ) As mulheres atenienses sempre tiveram direito à participação política plena. É falsa (F). As mulheres atenienses não tinham direito de participar plenamente da política; elas eram excluídas dos processos políticos e não podiam votar ou ocupar cargos públicos. ( ) As mulheres atenienses eram consideradas cidadãs, ainda que não tivessem direitos de participar plenamente na política. É verdadeira (V). As mulheres atenienses eram consideradas cidadãs, mas sua cidadania não incluía direitos políticos, como o voto ou a participação em assembleias. ( ) As mães atenienses, junto dos pais, eram responsáveis pela transmissão do direito de cidadania aos filhos. É verdadeira (V). Na Atenas clássica, a cidadania era transmitida pela linhagem do pai, mas as mães também desempenhavam um papel importante na educação e na formação da identidade dos filhos, embora a cidadania formal fosse mais diretamente ligada ao pai. Portanto, a sequência correta é: F – V – V. A alternativa que apresenta essa sequência é a C) F – V – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Atente para a citação:


“[O mundo romano] começou a mudar no final do século II d.C. por razões que são extremamente debatidas. Uma linha de pensamento vê a transformação das sociedades bárbaras como a causa principal do colapso das fronteiras. [...] Existem ainda os que veem a origem da crise em uma obscura movimentação na estepe distante, onde povos verdadeiramente nômades, em particular os que os romanos passariam mais tarde a conhecer como hunos, faziam forte pressão sobre os assentamentos bárbaros da Europa temperada, empurrando algumas populações, como os godos, para o sul e oeste, contra as fronteiras romanas”.


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WOOLF, G. Roma: a história de um império. Trad. Mário Molina. São Paulo: Cultrix, 2017, p. 276-7.


Tendo em vista a citação acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a crise do século III d.C., analise as seguintes asserções:

I. A partir do século III, o império romano passou por diversas crises, que resultaram em grandes perdas territoriais.

PORQUE

II. Guerras civis pela sucessão do poder e revoltas de povos dominados minaram a estabilidade do império romano.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.

B
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.

C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Atente para a citação: “A ênfase no treinamento comum para a guerra não implicou na igualdade de riqueza de todos os espartanos, apenas em sua igualdade perante os explorados: uma vida comum, hábitos de consumo comuns, um forte sentimento de comunidade. Todos os espartanos se tornaram, por assim dizer, aristocratas, mas sob a condição de se fecharem para o exterior, de proibirem o uso da moeda, de manterem hábitos simples, de ocultarem suas diferenças de riqueza, participando de uma educação militar comum e de um banquete ritual: a syssitia. Todo o Peloponeso era sua área de influência”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. 2014 (Tese) Livre-Docência. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 244.
A partir das informações da citação e dos conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre Esparta, é correto afirmar que:
A Esparta desenvolveu-se como uma comunidade de guerreiros por causa da falta de terras férteis em seu território rural.
B A estrutura política espartana era extremamente aberta para os não-cidadãos, como periecos e hilotas.
C O critério fundamental para a obtenção de direitos políticos em Esparta era o trabalho agrícola, base da vida econômica na região.
D Os espartanos fundaram seu poder militar na contratação de mercenários, disponíveis em todo o Mediterrâneo.
E Esparta era uma comunidade de guerreiros que controlava um amplo território agrícola, cultivado por populações sem direitos políticos plenos, os periecos e hilotas.

Considere a citação: “Atenas é considerada o berço da democracia [...] com sua pioneira experiência das assembleias atenienses, um dos raros exemplos de sociedade a se utilizar da democracia direta”. , o Império conheceu uma sucessão de imperadores frágeis e chegou mesmo a ser dividido em três reinados: na Itália, nas Gálias e no oriente. O Senado perdeu gradativamente seu poder, assim como a cidade de Roma. Até o século IV d.C., sem dúvida, Roma permaneceu como a capital do Império: sua plebe teve seus benefícios aumentados e foi cercada pela muralha de Aureliano, uma das maiores construções da do mundo antigo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. 2014 Tese (Livre-Docência). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 315.
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre o fim do Império Romano, assinale a alternativa correta:
A O Império Romano caiu exclusivamente por causas internas, tais como as crises monetária e fiscal.
B O Império Romano caiu exclusivamente por causas externas, tais como as invasões bárbaras.
C A queda do império romano foi causada pelas crises ambientais geradas pela superexploração das terras férteis.
D As revoltas escravas destruíram a unidade do Império Romano, levando ao seu colapso.
E O fim do Império Romano foi causado tanto pelas crises internas quanto pelas diversas invasões de povos germânicos entre os séculos IV e V d.C.

Leia a passagem de texto a seguir: “Era difícil ter uma carreira política bem-sucedida sem deter um ou mais postos militares de comando. Durante o período de qualquer campanha, entre 10 por cento e 25 por cento da população masculina servia no exército”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WOOLF, G. Roma: a história de um império. Trad. Mário Molina. São Paulo: Cultrix, 2017, p. 107.
Conforme a passagem acima e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a política romana após as conquistas mediterrânicas, leia as afirmativas a seguir: I. A conquista do Mediterrâneo levou a uma intensa democratização da política romana, com a possibilidade de acesso ao Senado pelos cidadãos mais pobres. II. A República manteve-se elitista, pois apenas os mais ricos poderiam financiar campanhas para os cargos mais importantes, como o de cônsul. III. O avanço do domínio romano significou alguma abertura do sistema político, especialmente para membros das elites das regiões dominadas. IV. Base do exército, os camponeses submetiam os patrícios às suas ordens em períodos de guerra. Estão corretas apenas as afirmativas:
A II e III.
B I, II e IV
C I, III e IV
D I, II e III
E I e III

Considere a seguinte passagem:


“O primeiro centro [do Mediterrâneo Oriental] foi a ilha de Creta, onde se ergueram grandes palácios-cidades, como Cnossos, e se desenvolveu um artesanato próprio, cuja tecnologia parece ter sido importada, em parte, do Egito e do Levante. Os arqueólogos a chamam de civilização minoica, numa referência ao lendário rei cretense Minos, que teria construído, com a ajuda de Dédalo, um labirinto para prender o Minotauro”.


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. 2014. Tese (Livre-Docência). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 213.


Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a relação entre a civilização minoica e a civilização grega, assinale a alternativa correta:

A
as sociedades que se estabeleceram na Península Balcânica no neolítico permaneceram isoladas do resto do mundo até a conquista romana.

B
as primeiras comunidades gregas foram fortemente influenciadas pela civilização minoica, que se desenvolveu em Creta entre 3000 e 1800 a.C.

C
as primeiras comunidades gregas foram fortemente influenciadas pela civilização egípcia, de onde derivam histórias como a do Minotauro e do nascimento de Zeus.

D
já nos primeiros séculos de ocupação da Península Balcânica, as primeiras comunidades gregas estabeleceram seu domínio sobre ilhas como Creta e Chipre.

E
apesar de terem dominado politicamente a Grécia continental, os palácios cretenses não deixaram marcas na cultura grega posterior.

Considere a citação: “A história antiga clássica é a história das cidades, porém de cidades baseadas na propriedade da terra e da agricultura”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARX, K. Formações econômicas pré-capitalistas. Trad. de João Maia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. p. 74. Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a geografia e a economia da Grécia Antiga, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta.
A as extensas e férteis planícies da Grécia Antiga foram a base para a economia de abundância na Antiguidade.
B a economia grega antiga estava baseada na exploração das áreas inundadas anualmente pelas cheias dos grandes rios.
C a pouca fertilidade do solo obrigou os gregos antigos a se dedicarem exclusivamente ao comércio e à pirataria.
D apesar da pouca fertilidade do solo, a agricultura foi a base da economia na Grécia Antiga.

Considere a seguinte citação: “Na Grécia continental surgiram alguns grandes santuários, como o de Zeus, em Olímpia, que se tornaria famoso por seus jogos, ou os de Apolo, em Delfos e Delos, que atuavam como oráculos. Tornaram-se pontos de convergência na rede que se criava: polos de peregrinação onde oferendas votivas eram depositadas, lugares onde diferentes populações se encontravam e trocavam informações”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. 2014. Tese (Livre-Docência). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 227. Considerando o trecho citado acima e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a religião grega, analise as afirmativas que seguem e marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A religião grega era baseada no culto a um deus único, Zeus, criador do universo e da humanidade.
( ) Os cultos gregos eram dirigidos tanto a a personagens concretos, como deuses e heróis.
( ) A religião grega era politeísta, com cultos a diversos deuses.
( ) De acordo com a mitologia, os deuses gregos viviam em um regime democrático, sem hierarquia entre suas funções e poderes.
A V – F – F – V
B F – V – V – F
C V – F – F – F
D V – F – V – V
E V – V – V – F

Tendo em vista a citação acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a crise do século III d.C., analise as seguintes asserções:
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
I. A partir do século III, o império romano passou por diversas crises, que resultaram em grandes perdas territoriais.
II. Guerras civis pela sucessão do poder e revoltas de povos dominados minaram a estabilidade do império romano.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina