Logo Passei Direto
Buscar
Desde o início de seu Curso o jovem gerente tinha aprendido que uma das atividades mais desafiadoras do Administrador era tomar decisões, em especial, em grandes empresas. Ele, todavia, estava agora no comando da pequena empresa pertencente à sua família. Nesta situação, no Brasil, pode-se afirmar que as decisões, na maioria dos casos, tendem a ser
A) condicionadas pela baixa turbulência do ambiente de negócio.
B) tomadas com base na racionalidade plena.
C) concentradas em uma alternativa, pois há limites de tempo.
D) programadas, ocorrendo raras decisões não programadas.
E) arriscadas, apesar de ser difícil mensurar o risco.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a mais adequada ao contexto apresentado: A) Condicionadas pela baixa turbulência do ambiente de negócio. - Embora pequenas empresas possam ter ambientes menos turbulentos, isso não é uma regra geral, especialmente no Brasil, onde a volatilidade pode ser alta. B) Tomadas com base na racionalidade plena. - A racionalidade plena é um conceito ideal que raramente se aplica na prática, especialmente em pequenas empresas, onde as decisões podem ser influenciadas por fatores emocionais e contextuais. C) Concentradas em uma alternativa, pois há limites de tempo. - Em pequenas empresas, é comum que as decisões sejam tomadas rapidamente devido à falta de recursos e à necessidade de agir rapidamente, o que pode levar a uma concentração em uma única alternativa. D) Programadas, ocorrendo raras decisões não programadas. - Pequenas empresas frequentemente enfrentam situações únicas e imprevistas, o que torna as decisões não programadas mais comuns. E) Arriscadas, apesar de ser difícil mensurar o risco. - As pequenas empresas muitas vezes enfrentam incertezas e riscos, mas isso não é uma característica exclusiva delas. Após essa análise, a alternativa que melhor se encaixa na situação de um jovem gerente em uma pequena empresa, onde as decisões tendem a ser tomadas rapidamente e com foco em uma única alternativa devido a limitações de tempo, é: C) concentradas em uma alternativa, pois há limites de tempo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O profissional de vendas é sempre um insatisfeito, buscando sempre metas maiores e mais desafiantes. Ele nunca está satisfeito com o salário que recebe. Acha que poderia produzir mais e ganhar mais. Nessa perspectiva, o aspecto do comportamento mais valorizado pelos profissionais de vendas é o seguinte:
A) Falar de assuntos que não domina só para impressionar o cliente.
B) Assumir a entrevista de vendas não dando oportunidade para o cliente se expressar.
C) Focar somente na venda que está acontecendo.
D) Dar a impressão de ser íntimo do cliente, utilizando expressões como “querido”, “amor”.
E) Oferecer algo único, personalizado de forma a encantar o cliente.

Leia o texto a seguir sobre negociação e precificação. Embora os preços para produtos individuais devam ser elaborados caso a caso, a maioria das empresas desenvolveu uma abordagem geral e consistente - ou estratégia de precificação geral - para ser aplicada na fixação de preços. A relação entre o preço e outros elementos do composto de marketing determina que as decisões de precificação não podem ser tomadas isoladamente. De fato, mudanças no preço podem resultar em pequenas modificações no produto, na distribuição ou nas estratégias de promoção. Não é tanto o preço real cobrado que influencia nas decisões de compra quanto o modo como os membros do mercado-alvo percebem o preço, havendo uma relação entre as estratégias e a psicologia do consumidor.
Analise as afirmativas a seguir sobre as estratégias e técnicas de precificação de produtos.
I. Uma empresa A, que produz e comercializa bolsas femininas, poderá utilizar a penetração como estratégia de preço-base, pois, ao cobrar um preço reduzido pelo produto, alcançará a ampla aceitação no mercado, maximizando as vendas com a sensibilização dos clientes.
II. Uma empresa B, que produz e comercializa estojos de maquiagem, poderá utilizar o prestígio como estratégia de preço-base, pois, ao cobrar um preço elevado pela mercadoria, os clientes tenderão a perceber a sua exclusividade e a sua qualidade superior, sendo difícil julgar o seu valor real.
III. Uma empresa C, que produz e comercializa perfumes, poderá usar estratégias não relacionadas a preços, pois, há um grau de eficácia se os consumidores vêem características diferenciadoras e as consideram importantes, eliminadas as possibilidades de neutralização pela concorrência.
A) I, II e III.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, apenas.

O modelo das cinco forças fornece a percepção dos fatores competitivos que criam pressões sobre preços praticados, custos, taxa de investimentos e sobre outras estratégias imperativas para competir no setor. As forças de Porter podem ser compreendidas como a base de apoio na definição estratégica organizacional e levam em consideração o ambiente competitivo. Para compreender a competitividade e os possíveis lucros de um setor, há necessidade de analisar a estrutura básica, em relação às cinco forças, que são: ameaça de novos entrantes; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores; ameaça de produtos ou serviços substitutos; rivalidade entre os atuais concorrentes.
Considerando o disposto, analise o caso a seguir. Júlio está analisando seu negócio por meio das 5 forças de Porter. Ele busca, dessa forma, compreender melhor seu negócio e traçar estratégias para se tornar mais competitivo. Após algumas análises baseadas no modelo das cinco forças competitivas, Júlio chega a determinadas conclusões. Sobre as análises e conclusões de Júlio, considerando o que dispõe o modelo das cinco forças de Porter, julgue os itens a seguir.
I. Júlio percebe um baixo poder de barganha dos clientes, mas, em razão da expansão das vendas online e do crescimento da concorrência, considera que isso pode mudar e busca sempre aprimorar habilidades de negociação para, assim, diminuir a pressão exercida, a qual pode afetar sua competitividade.
II. Júlio, por ser líder de mercado, tem facilidade de negociação com seus fornecedores, tendo mais poder na negociação do que seus fornecedores, devido ao volume de vendas e compras, alcançando melhores preços no momento da compra, porém ele conclui ser necessário sempre avaliar suas fontes de fornecimento, pois não considera vantagem um poder de negociação elevado dos fornecedores.
III. Júlio considera ser líder de mercado atualmente, pois na sua cidade existem apenas 3 empresas no seu segmento, mas ele avalia a ameaça de novos entrantes no seu negócio, ciente de que, se não adotar estratégias inovadoras, o seu mercado poderá ser tomado pela concorrência existente e por novos concorrentes, sendo, portanto, importante mudar suas estratégias e criar parcerias com seus concorrentes atuais, para, assim, criar barreiras a novos entrantes.
A) I e III, apenas.
B) I, apenas.
C) II, apenas.
D) I, II e III.
E) II e III, apenas.

No esforço de gestão orientada à competitividade, a decisão baseada em informação é sempre uma referência de valor para gestores mais eficientes e visionários. No contexto de grandes volumes de dados e com produção continuada nos meios virtuais, associados ao conceito de Big Data, os gestores têm à disposição dados que permitem melhor conhecimento de concorrentes, consumidores, colaboradores, parceiros e outros agentes de influência e interação. No campo particular de marketing, essa realidade alcança o conceito de inteligência de marketing, com foco nas variáveis de mercado e em dados e informações, por exemplo, sobre consumidores e concorrentes.
Considerando os desenvolvimentos relativos à inteligência de marketing, avalie as afirmacoes a seguir.
I. Diferentemente da inteligência competitiva, voltada a dados externos, a inteligência de marketing se operacionaliza por meio dos sistemas de processamentos de transações de dados internos da organização, de modo que, com o devido consentimento do cliente, são eliminados os problemas éticos no uso de tecnologias para melhorar as decisões de marketing com bases em seus dados pessoais.
II. As redes sociais têm sido objeto de reflexão no debate contemporâneo porque as tecnologias disponíveis permitem extrapolar o interesse gerencial dos prestadores de serviços e gerar ações de marketing que, em algumas situações, não seriam permitidas pelos consumidores caso soubessem do uso de seus dados.
III. As ferramentas convencionais de inteligência competitiva, cuja aplicação abrange a inteligência de marketing, requerem cuidado e clareza no uso dos dados de mercado e dos clientes em potencial, sendo a disseminação de boas práticas, o uso de códigos de ética e a reflexão ética continuada exemplos de práticas que minimizam problemas em um cenário de falta de referência legal.
A) III, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I, apenas.
E) I, II e III.

Os gerentes de marketing das empresas, para conhecer os problemas e as oportunidades específicas no ambiente da competição, demandam estudos formais de mercado. Eles podem solicitar, por exemplo, uma pesquisa de satisfação, um teste de preferência de produto, uma previsão de vendas por região ou uma avaliação de propaganda.
A etapa do processo de pesquisa de marketing em que o pesquisador elabora distribuições de frequência e aplica técnicas estatísticas para chegar às suas conclusões é denominada
A) definição do problema e dos objetivos da pesquisa.
B) coleta de dados.
C) elaboração do plano de pesquisa.
D) apresentação dos resultados.
E) análise de dados.

O gestor de uma empresa em expansão tem percebido o aumento da complexidade na operação do negócio e o consequente surgimento de novos problemas, sobretudo decorrentes de dificuldades de comunicação entre os diferentes setores e níveis da empresa, o que se materializa em desentendimentos e conflitos no ambiente de trabalho. Com o propósito de contribuir para a resolução dessa situação, esse gestor decidiu adotar ações voltadas à comunicação interna e pretende implantar um projeto de endomarketing.
Nesse contexto, para um efetivo processo de implantação do endomarketing é prioritário que esse gestor proponha
A) a criação de um plano de ação em que se leve em consideração a análise de Ishikawa (espinha de peixe).
B) a construção de um site institucional para a divulgação das informações internas da empresa.
C) a análise do orçamento da empresa para ter ideia de quanto poderá ser gasto com o projeto.
D) realização de pesquisa de clima organizacional para identificar a percepção da equipe sobre a empresa.
E) a implementação de ações de motivação e reconhecimento dos trabalhadores de forma a criar o seu engajamento na empresa.

Quanto às características dos elementos desses grupos, está CORRETO afirmar que
A) os serviços têm como características serem inseparáveis, variáveis e não estocáveis.
B) os alimentos consumidos diariamente são bens não duráveis e intangíveis.
C) os bens não duráveis são bens tangíveis que sobrevivem a muitos usos.
D) a tangibilidade é uma das características dos serviços.
E) os bens duráveis têm a peculiaridade de ser consumidos rapidamente.

Mais conteúdos dessa disciplina