Logo Passei Direto
Buscar

História da Filosofia

Colégio Objetivo
Leia o fragmento de texto a seguir: "Indagando os vários movimentos de que é suscetível a realidade material, Aristóteles constata quatro espécies: o movimento local, o movimento quantitativo, o movimento qualitativo e a transformação substancial." Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIMÕES, Mauro. Cardoso. Os Caminhos da reflexão Metafísica: fundamentação e crítica. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 98.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Os caminhos da reflexão metafísica: fundamentação e crítica, sobre o porquê do movimento, segundo Aristóteles, é correto afirmar que:
A Aristóteles chama de causa indevida.
B Aristóteles chama de causa eficiente.
C Aristóteles chama de causa geral.
D Aristóteles chama de causa matemática.
E Aristóteles chama de causa deficiente.
User badge image
Estudando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos entender o conceito de causas em Aristóteles. Ele identifica quatro causas: causa material, causa formal, causa eficiente e causa final. A causa eficiente é aquela que provoca o movimento ou a mudança. Analisando as alternativas: A) Aristóteles chama de causa indevida - Não é um termo utilizado por Aristóteles. B) Aristóteles chama de causa eficiente - Esta é a causa que se refere ao agente que provoca a mudança ou o movimento, sendo a opção correta. C) Aristóteles chama de causa geral - Não é uma classificação que Aristóteles utiliza. D) Aristóteles chama de causa matemática - Também não é um termo que se aplica às suas causas. E) Aristóteles chama de causa deficiente - Este termo não é utilizado por Aristóteles. Portanto, a alternativa correta é: B) Aristóteles chama de causa eficiente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto a seguir: “Segundo Aristóteles [...], natureza é 'o princípio de movimento e de repouso naquele a que tal convém não por mera concomitância, mas primariamente, e per se'. Dessa natureza, Aristóteles faz o objeto de seus estudos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIMÕES, Mauro. Cardoso. Os Caminhos da reflexão Metafísica: fundamentação e crítica. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 97.
Considerando o fragmento acima e os demais conteúdos do livro-base Os caminhos da reflexão metafísica: fundamentação e crítica, assinale a alternativa que apresenta como chamaríamos a filosofia natural de Aristóteles, nos dias de hoje:
A Ciências exatas.
B Ciências humanas.
C Ciências sociais.
D Ciências religiosas.
E Ciências naturais.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Segundo Étienne Gilson (1995), a ética de Agostinho forma uma só com a sua metafísica e a sua religião”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SIMÕES, Mauro. Cardoso. Os Caminhos da reflexão Metafísica: fundamentação e crítica. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 140.
A partir do fragmento acima e dos demais conteúdos do livro-base Os caminhos da reflexão metafísica: fundamentação e crítica, assinale a alternativa que apresenta o nome da obra mais significativa de Agostinho:
A Ética a Nicômaco.
B As Confissões.
C Assim falou Zaratustra.
D Suma Teológica.
E Elogio da loucura.