Logo Passei Direto
Buscar
Por que podemos afirmar que a Lei 10.639/2003 é um importante instrumento na promoção da igualdade racial no Brasil?
a. Porque a herança cultural e histórica dos africanos no Brasil foi completamente apagada ao longo dos séculos. b. Porque devemos resgatar as africanidades, afirmando o valor e as contribuições dos negros para a formação do Brasil. c. Porque é necessário desfazermos os estereótipos raciais que colocam o negro apenas como escravo na história do Brasil. d. Porque a valorização da cultura afrodescendente contribui para a representação positiva dos negros. e. Todas as alternativas anteriores estão corretas.
User badge image
Questões sobre Pedagogia da Educação Infantil

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para entender a importância da Lei 10.639/2003 na promoção da igualdade racial no Brasil, é fundamental analisar cada uma das alternativas apresentadas. a) A afirmação de que a herança cultural e histórica dos africanos no Brasil foi completamente apagada é exagerada, pois, embora tenha havido tentativas de apagamento, a cultura africana ainda é presente e influente. b) A afirmação de que devemos resgatar as africanidades, afirmando o valor e as contribuições dos negros para a formação do Brasil, é verdadeira e reflete um dos objetivos da lei. c) A afirmação de que é necessário desfazermos os estereótipos raciais que colocam o negro apenas como escravo na história do Brasil também é válida e é um dos pontos que a lei busca combater. d) A valorização da cultura afrodescendente e sua contribuição para a representação positiva dos negros é um aspecto importante da lei. e) A opção "Todas as alternativas anteriores estão corretas" sugere que todas as afirmações têm validade. Analisando as alternativas, a opção e) "Todas as alternativas anteriores estão corretas" é a mais adequada, pois abrange os diversos aspectos que a Lei 10.639/2003 busca promover em relação à igualdade racial no Brasil. Portanto, a resposta correta é: e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Cada um dos argumentos abaixo nos mostram a perspectiva daqueles que são a favor das cotas para negros nas universidades brasileiras. Assinale a única alternativa que é discordante desta opinião:
a. Na luta por ações afirmativas e pelo Estatuto da Igualdade Racial, defende-se muito mais do que o aumento de vagas para o trabalho e o ensino; defende-se um projeto político contra a opressão e a favor do respeito às diferenças.
b. O acesso à universidade deve basear-se em um único critério: o de mérito. Não sendo assim, a qualidade acadêmica pode ficar ameaçada por alunos despreparados. Nesse sentido, a principal luta é a de reivindicar propostas que incluam maiores investimentos na Educação Básica.
c. A cota não tira direitos, mas rediscute a distribuição dos bens escassos da nação até que a distribuição igualitária dos serviços públicos seja alcançada.
d. A utilização das expressões “raça” e “racismo” pelos que defendem o sistema de cotas está relacionada ao entendimento informal, e nunca ao purismo biológico; trata-se de um conceito político aplicado ao processo social construído sobre diferenças humanas e, portanto, um construto em que grupos sociais se identificam e são identificados.
e. As universidades públicas no Brasil sempre operaram num velado sistema de cotas para brancos afortunados, visto que a metodologia dos vestibulares acaba por beneficiar os alunos egressos das escolas particulares e dos cursinhos caros.

Ao ter uma consciência crítica das relações étnico-raciais no Brasil e suas implicações no contexto escolar.
O professor conseguirá:
a. Interpretar e compreender as formas de discriminação no cotidiano escolar
b. Todas as alternativas estão corretas
c. Avaliar as situações de conflitos interétnicos
d. Elaborar uma prática pedagógica para a promoção da igualdade racial na comunidade
e. Construir uma prática pedagógica para a promoção da igualdade racial na escola

Com relação à abordagem do termo raça sob uma perspectiva política, podemos dizer que:
a. Se trata do uso que a comunidade afrodescendente faz desse termo na luta por seus direitos e contra toda forma de discriminação e racismo.
b. Diz respeito aos aspectos físicos, à aparência exterior herdada e transmitida hereditariamente pelos grupos sociais.
c. Diz respeito às cotas separadas para os afrodescendentes a partir da aprovação do Estatuto da Igualdade Racial no Brasil.
d. Segundo o que estudamos em nossa disciplina, não podemos utilizar o termo raça em hipótese alguma, pois raças humanas não existem.
e. Quando utilizamos o termo raça, estamos sendo racistas.

Entre as bases legais para o estudo das relações étnico-raciais na formação de professores, assim como no contexto curricular das escolas da educação básica, estão:
I. Lei 10.639/03 que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira”.
II. Lei 11.645/08 que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “historia e cultura afro-brasileira e indígena”.
III. Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8069/90 que determina a exemplo da LDB 9394/96: gestão democrática nos estabelecimentos de ensino oficial.
IV. Declaração de Salamanca que orienta para um trabalho efetivo de inclusão no processo educacional.
a. afirmativa I e II.
b. afirmativa III.
c. somente a afirmativa II, tendo em vista que a cultura indígena também é contemplada nos estudos interétnicos.
d. somente a afirmativa IV, tendo em vista que os negros e índios compreendem um grupo étnico minorizado.
e. as afirmativas I, II, III e IV.

O ano de 2011 foi definido como Ano Internacional dos Afrodescendentes pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Qual foi considerada uma das principais intenções para esse lançamento, segundo o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, em opinião amplamente divulgada pela grande mídia?
a. Fazer um levantamento estatístico em âmbito mundial sobre a condição social e econômica dos afrodescendentes
b. Combater toda forma de apartheid nos países africanos
c. Desconstruir o mito da democracia racial no Brasil
d. Promover um debate entre os países desenvolvidos sobre as diversas formas de racismo presentes nas relações sociais
e. Despertar, na comunidade internacional, o interesse em ampliar os direitos fundamentais aos afrodescendentes

O livro “Casa Grande e Senzala”, de Gilberto Freire, proporcionou um novo entendimento do processo de miscigenação no Brasil, desenvolvendo o conceito do mito da democracia racial.
Em que:
a. A miscigenação toma contornos positivos, com ênfase nas qualidades do povo brasileiro
b. A segregação seria uma política pública adequada para um país miscigenado
c. Negros e brancos teriam os mesmo direitos sociais, sendo excluídos os índios, pela especificidade de articulação desta população
d. A democracia política e social garantiria a promoção da igualdade racial
e. É confirmado o pensamento eugenista de que a miscigenação tornou o Brasil um país sem possibilidade de progresso

O racismo científico defendia a existência de diferentes raças e a supremacia de uma raça sobre a outra. Esta corrente teve suas bases teóricas no:
a. Positivismo – que justificava a organização social, a partir das diferenças de “raças”.
b. Grupo Eugenista – contrários à miscigenação, alegavam ser a união das “raças” um mal social que impedia o progresso da sociedade.
c. Capitalismo – investimento no livre comércio e na competitividade de mercado.
d. Estão corretas as alternativas “a” e “b”.
e. Somente a alternativa “c” está correta, pois a competitividade burguesa criou a exploração da mão de obra dos menos favorecidos.

A respeito do racismo no Brasil, podemos afirmar que:
a. as concepções científicas europeias a respeito de raça não influenciaram as relações étnico-raciais no Brasil.
b. no Brasil, não há racismo, aqui todos são tratados igualmente, independente de cor, raça, origem, sexo, classe social etc.
c. foi a cordialidade do nosso povo que fez diminuir o racismo entre nós, brasileiros, até a abolição da escravidão, em 1888.
d. o racismo no Brasil é velado e se mostra nas relações cotidianas e interpessoais.

Mais conteúdos dessa disciplina