Logo Passei Direto
Buscar
A liberdade se construía efetivamente com a emancipação plena dos sujeitos, o que incluía projetos de educação, em sentido amplo. A inserção do escravizado no universo da cultura letrada e da educação representou a possibilidade de "fazer comunicável sua memória e experiência" como ressalta Martin-Barbero (2001, p. 179).
É correto afirmar que:
A. Que o conhecimento deixa os ainda mais escravizados, não mostrando seus valores sociais.
B. A educação possibilita visibilidade ao processo de luta dos escravizados concebendo os como sujeitos humano, mas não seres históricos.
C. A educação não possibilita visibilidade aos processos de lutas dos escravizados concebendo os como sujeitos humano, mas seres históricos.
D. Os escravizados não eram tábula rasa: eram seres humanos complexos, dotados de experiências, culturas, memórias, saberes.
E. Que somos seres imóveis diante das transformações sociais.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o contexto da emancipação e da educação dos escravizados. A. Que o conhecimento deixa os ainda mais escravizados, não mostrando seus valores sociais. - Esta afirmação é negativa e não reflete a ideia de emancipação. B. A educação possibilita visibilidade ao processo de luta dos escravizados concebendo os como sujeitos humanos, mas não seres históricos. - Esta opção limita a visão histórica dos escravizados, o que não é correto. C. A educação não possibilita visibilidade aos processos de lutas dos escravizados concebendo os como sujeitos humanos, mas seres históricos. - Esta afirmação é contraditória e não se alinha com a ideia de que a educação é um meio de emancipação. D. Os escravizados não eram tábula rasa: eram seres humanos complexos, dotados de experiências, culturas, memórias, saberes. - Esta opção reconhece a complexidade e a humanidade dos escravizados, alinhando-se com a ideia de que a educação e a cultura letrada são fundamentais para a emancipação. E. Que somos seres imóveis diante das transformações sociais. - Esta afirmação é pessimista e não reflete a capacidade de transformação que a educação pode proporcionar. A alternativa correta, que melhor representa a ideia de que a educação é um meio de emancipação e reconhecimento da humanidade dos escravizados, é: D. Os escravizados não eram tábula rasa: eram seres humanos complexos, dotados de experiências, culturas, memórias, saberes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A globalização e´ um fato que tem ocorrido em todo o mundo contemporâneo, de forma mais acentuada nos últimos cem anos, com o barateamento dos meios de transporte e, mais recentemente, com o advento da popularização da informática. Esse fenômeno tem provocado uma série de transformações, atingindo a ordem política, social e cultural das sociedades.
Entre elas: I-As mudanças tem como ponto de partida os avanços tecnológicos; II- A reestruturação dos sistemas de produção; III- A compreensão do papel que o Estado exerce e as inúmeras modificações que esse mesmo Estado vem sofrendo, com modificações no sistema financeiro global, na organização do trabalho; IV- Os hábitos de consumo da população em todo o mundo (LIBA^NEO; OLIVEIRA; TOSCHI, 2006, p. 51). É correto o que se afirma em:
A. I, II e III
B. II e III
C. I e II
D. I, II, III e IV
E. I e IV

A e´tica faz parte da discussa~o necessa´ria sobre o comportamento nas escolas. O objetivo dessa discussa~o e´ a maneira de agir de cada um, para que todos sejam respeitados em sua condic¸a~o individual, exercida, no entanto, em ambiente coletivo. Nesse contexto, os PCNs definem como eixos de trabalho os conteu´dos relacionados ao:
I- Respeito mu´tuo; II- A` justiça; III- Ao diálogo; IV- A` solidariedade, considerados como valores promotores do princi´pio da dignidade do ser humano. Está correto o que se afirma em:
A. Todas as alternativas.
B. I
C. I e II
D. II
E. III

As reunio~es de pais configuram-se como um dos meios de comunicac¸a~o do projeto pedago´gico para as fami´lias. Segundo Freire (2016) como são organizadas essas reuniões.
I-Sa~o coletivas, de cunho geral, com o objetivo de compartilhar o trabalho desenvolvido nas diferentes séries; II- São importantes para informar aos pais sobre os diversos aspectos que abrangem o desenvolvimento integral de seus filhos, bem como as possibilidades cognitivas, afetivas e sociais da faixa eta´ria das crianc¸as ou jovens em questa~o; III- É possivel destacar a proposta dida´tica das diferentes a´reas, por exemplo, qual e´ o posicionamento pedago´gico da instituic¸a~o, qual e´ a abordagem educacional praticada pela escola ou que me´todos podem ser explorados; V-As reuniões de pais baseiam-se no que se quer expor sobre a proposta pedago´gica que a escola desenvolve e nos assuntos que causam maior ansiedade, dependendo da faixa eta´ria na qual os discentes esta~o inseridos. Marque a questão correspondente.
A. Todas as alternativas estão corretas.
B. II e III
C. I e III
D. III e II
E. I e II

A educação está vinculada em cada época a uma visão de homem e de sociedade. O movimento Escola Nova teve suas ideias representadas no Manifesto dos pioneiros da educação nova lançado em 1932, propondo que:
Escolha uma opção:
A. Para uma educação de qualidade social os empresários deveriam investir mais nas escolas públicas.
B. O centro do processo educativo seria o docente, uma vez que este era detentor do conhecimento.
C. O indivíduo é o centro do processo educativo, partindo-se de uma doutrina de individualismo libertário. O ensino fundamental deveria ser técnico e profissionalizante.
D. A educação é um direito social de cada indivíduo e por isso essencialmente pública.

A escola e´ o espaço onde os discentes podem experimentar diferentes regras: aprender a conviver, respeitar o outro, aprender a ouvir e outras, segundo Freire (2016):
Escolha uma opção:
A. Não necessita de regras para harmonia escolar.
B. Os alunos aprendem a partir dos discursos dos seus professores.
C. O comportamento não influencia nesse processo de aprendizagem.
D. Os docentes, nesse processo, sa?o refere?ncias importantes para os seus alunos.
E. A maneira de pensar se faz mais importante que as atitudes docentes.

Delors (2001) menciona que a educac¸a~o deve estar centrada no desenvolvimento integral do ser humano, que pode ser acompanhada ao longo da vida. Algumas caracteri´sticas dos pilares podem ser observadas em:
I- Aprender a conhecer, que cultua e preconiza a cultura geral, o espi´rito investigativo, a visa~o cri´tica e o aprender a aprender. II- Aprender a fazer e´ uma compete^ncia produtiva e favorece a aprendiza- gem colaborativa na escola e na vida, nas quais o foco e´ relacionar-se em grupo, resolver problemas e qualificar-se profissionalmente. III- Aprender a viver com os outros e´ uma compete^ncia relacional que favorece a colaborac¸a~o dos estudantes na escola e na vida, realc¸a o sa- ber compreender o outro, saber resolver conflitos e respeitar o outro. IV - Aprender a ser e´ uma compete^ncia pessoal, favorece a autonomia dos estudantes na escola e na vida, estimulando-os a expressar opinio~es e assumir responsabilidades pessoais. Está correto o que se afirma em:
A. I e III apenas.
B. I e II apenas.
C. II e IV apenas
D. II e IV apenas
E. Todas as alternativas estão corretas.

Na perspectiva mais ampla do currículo, tem sido destacada a necessidade de se lidar com a diversidade cultural de forma positiva. Diversidade esta que incide sobre as variáveis:
Está correto o que se afirma em:
I- Gênero;
II- Orientação Sexual;
III- Raça, etnia,
IV- Padrões Religiosos,
V- Deficiências e outros.
A. I, II
B. I, II, III, IV e V
C. II, III
D. I, IV, V
E. III, IV

A autora destaca de forma resumida o que defendia o escolanovismo. Destaque a afirmativa correspondente.
A. Defendia que a educação escolarizada deveria ser sustentada no individuo integrado a? democracia, como um cidadão atuante na sociedade e de pensamento democrático.
B. Defendia apenas a união dos professores.
C. Era apenas uma utopia.
D. Defendia um pensamento segregador dos indivíduos.
E. Defendia uma escola individualizada.

Marx (e, por conseguinte, as teorizações críticas) não se utilizou da palavra 'diversidade' e/ ou 'diferença' e tampouco reconheceu que outras dimensões humanas pudessem ser tão importantes para as pessoas como a classe social. Ele não considerou que as pessoas também podiam ser marcadas socialmente por aspectos como seu sexo (ser menino, menina, homem, mulher), seu gênero (masculino, feminino, travesti), sua raça (ser branca, negra, parda), sua origem étnica (ocidental, oriental), seu estado físico (cego, surdo, cadeirante), sua sexualidade (heterossexual, homossexual, bissexual), sua geração (criança, adolescente, adulto, idoso/a), sua religião ou crença (cristão, muçulmano, espírita, umbandista), etc. Contudo, vale ressaltar que:
Escolha uma opção:
A. A escola não teve influência alguma nesse entendimento entre diversidade e diferença.
B. Todas as alternativas estão corretas.
C. Marx trouxe esse conceito no início de século XXI.
D. O entendimento de diversidade humana e social, no contexto marxista, não tinha cabimento como o entendemos hoje.
E. A inclusão era tema recorrente na época.

Mais conteúdos dessa disciplina