Logo Passei Direto
Buscar
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 8, considere o texto abaixo.
A frase cuja REDAÇÃO está inteiramente clara e correta é:
(A) Para quem acredita em destino e que o dia da morte está marcado, nada nem ninguém pode alterá-la ou prolongá-la, e nenhum remédio poderia ser proscrito para salvar aquele que já está condenado.
(B) Não foi absolutamente efêmera há glória de Gonçalves Dias, mas ao contrário duradoura e imperecível, já que ainda hoje o autor da “Canção do exílio” é considerado um dos maiores poetas brasileiros de que conhecemos.
(C) Outra extraordinária coincidência na biografia de Gonçalves Dias é a composição de um poema chamado “O mar”, em cujos versos aquele que viria a morrer num naufrágio alude ao “oceano terrível” e à própria morte.
(D) Senão tivesse morrido no naufrágio do Ville de Boulogne, é possível que Gonçalves Dias não sobreviveria muitos dias à seu desembarque, pois seu estado de saúde era de fato muito grave.
(E) Ser dado por morto e estar bem vivo, numa experiência das mais inquietantes que o ser humano pode vir a conhecer, cuja é talvez ainda mais terrificante quando se depara de repente com a notícia da própria morte.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual frase está com a redação clara e correta: (A) A frase apresenta um erro de concordância no uso de "alterá-la" (deveria ser "alterá-lo") e a construção "nenhum remédio poderia ser proscrito" é confusa, pois "proscrito" significa "proibido", o que não faz sentido no contexto. (B) A frase tem uma construção confusa e o uso de "não foi absolutamente efêmera" é um pouco redundante. Além disso, a expressão "de que conhecemos" não está correta. (C) A frase está clara e correta. A construção é adequada e a ideia é expressa de forma compreensível. (D) A frase apresenta um erro de concordância: "não sobreviveria muitos dias à seu desembarque" deveria ser "não sobreviveria muitos dias ao seu desembarque". (E) A frase tem uma construção confusa e o uso de "cuja é talvez ainda mais terrificante" está incorreto. O correto seria "cuja experiência é talvez ainda mais terrificante". Após essa análise, a alternativa cuja redação está inteiramente clara e correta é: C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina