Logo Passei Direto
Buscar
A LIBRAS vai ser adquirida por crianças surdas a partir da experiência e interação com surdos adultos, usuários da LIBRAS. Por volta dos dois anos de idade, as crianças surdas estarão produzindo sinais usando um número restrito, simples combinações de sinais para expressar fatos relacionados ao interesse imediato, como ocorre com as crianças ouvintes.
Discuta sobre a importância de as crianças surdas apreenderem a LIBRAS dentro do mesmo período que as crianças ouvintes apreendem suas respectivas línguas orais:
User badge image
Testando o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A aquisição da LIBRAS por crianças surdas no mesmo período em que crianças ouvintes aprendem suas línguas orais é fundamental para o desenvolvimento linguístico e cognitivo. Isso garante que as crianças surdas tenham acesso a uma língua que é natural e rica, permitindo que expressem suas emoções, pensamentos e interajam socialmente. Além disso, a aprendizagem precoce da LIBRAS contribui para a inclusão social, favorecendo a comunicação e a construção de identidade cultural. Essa interação com surdos adultos também serve como modelo, proporcionando um ambiente de aprendizado mais autêntico e significativo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Explique a seguinte frase: "A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada, a partir do sistema a que pertence (Laraia, Roque de Barros. Cultura: Um conceito antropológico . Rio de Janeiro: Zahar, 2008)".

Durkheim explica a coesão social a partir do conceito de solidariedade social. No entanto, para ele as sociedades diferem umas das outras, podendo ser sociedade mecânicas (sociedades pré-capitalistas, com divisão de trabalho baseada no sexo e idade) e orgânicas (sociedades complexas, que possuem estruturas econômicas avançadas, onde a divisão de trabalho se dá pela especialização das funções).
Segundo Durkheim, o que gera a coesão social em cada tipo de sociedade? Quais os tipos de solidariedade social se relacionam com cada tipo de sociedade? Explique.

O conceito antropológico de cultura define o termo como:
um traço distintivo do homem, mas que não é homogêneo
um elemento que aproxima os homens dos animais
uma função orgânica do homem
as capacidades e os hábitos esquecidos pelo homem
um elemento que garante a homogeneidade entre os povos

A definição de "etnocentrismo" se relaciona a uma atitude na qual:
as etnias são consideradas dentro de sua crença onde todos são aceitos independentemente da sua religião.
é baseada nos valores adotados pelos grupos sociais sem que haja preconceito ou discriminação.
a visão ou avaliação de um grupo sempre é baseada nos valores adotados pelo próprio grupo. Trata-se de uma atitude discriminatória e preconceituosa.
é baseada nos valores adotados pelas famílias sem que haja preconceito ou discriminação, mas contendo controle social e cultural.

Recentemente têm provocado reações algumas declarações do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Marco Feliciano (PSC-SP). Pastor evangélico, ele escreveu no Twitter que africanos são descendentes de um "ancestral amaldiçoado por Noé" e que sobre a África repousam maldições como paganismo, misérias, doenças e fome. A presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), se manifestou a respeito.
As declarações do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) expressam uma clara manifestação de repúdio a grupos sociais e a práticas culturais que diferem da sua própria. A partir da abordagem antropológica da cultura, esta conduta pode ser definida como:
paranoica.
etnocêntrica.
preconceituosa.
relativista.
xenófoba.

Segundo alguns filósofos e antropólogos, toda sociedade desenvolve um conjunto de mitos que procuram explicar e ajudam a organizar as 'coisas da vida' através de narrativas sagradas. O pensamento científico se diferencia do pensamento mítico porque vai buscar explicar as causas das coisas através da observação sistemática e do desenvolvimento de conceitos e teorias. Marilena Chauí defende, no entanto, que o pensamento conceitual e o pensamento mítico podem coexistir na mesma sociedade.
Identifique que tipo de pensamento está na origem das proposições a seguir:
1. As constelações são crianças que morreram na floresta e foram levadas ao céu por uma deusa que as transformou em estrelas.
2. As mulheres devem servir aos homens porque cometeram o pecado original.
3. A pobreza é fruto da desigualdade econômica entre pessoas e grupos.
pensamento mítico- pensamento mítico - pensamento mítico
pensamento mítico - pensamento conceitual - pensamento mítico
pensamento conceitual - pensamento conceitual - pensamento conceitual
pensamento conceitual - pensamento mítico - pensamento conceitual
pensamento mítico- pensamento mítico - pensamento conceitual

Um professor de Antropologia, interessado em promover algumas reflexões sobre o conceito de cultura, organizou um debate no qual ficaram registradas algumas definições sobre o tema.
Assinale aquela opção em que a cultura é CORRETAMENTE definida, segundo os princípios antropológicos.
Cultura significa ter acesso ao teatro, cinema, shows, gastronomia etc...
Cultura significa boa educação, tratar bem as pessoas, escrever e falar corretamente.
Quem só cursou as primeiras séries do ensino fundamental, por exemplo, tem pouca cultura.
Cultura representa muita leitura, seja de livros ou revistas, em suma para ter cultura é preciso estudar bastante.
A cultura compreende a tudo que fazemos e sabemos, ou seja, ao nosso modo de vida, logo todas as pessoas têm cultura.

O termo cultura está ligado:
à maturação orgânica.
à personalidade.
à estrutura física.
às emoções.
aos costumes.

A reflexão sobre as origens e a natureza da vida social é quase tão antiga como a própria humanidade, mas a Sociologia como campo de saber específico, só emerge em meados do século XIX na Europa. Durkheim foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência. Ele propõe vários conceitos para responder à questão chave da coesão social.
Leia as proposições e marque a resposta correta:
A - O que garante a coesão social é a solidariedade social.
B - Impõem-se sobre os indivíduos um conjunto de valores, ideias, representações, uma consciência coletiva que exerce um poder coercitivo sobre o seu comportamento.
C - A causa dos problemas sociais é um certo estado de crise moral.
as alternativas B e C estão corretas
nenhuma alternativa está correta
todas as alternativas estão corretas
as alternativas A e B estão corretas
as alternativas A e C estão corretas

"Tudo que o homem faz, pensa e sente dotado de coerção social, consciência externa e generalidades", segundo Durkheim, é o objeto de estudo da Sociologia. Como foi denominado o objeto de estudo da Sociologia?
ação social fato social consciência cultural controle social

Mais conteúdos dessa disciplina