Logo Passei Direto
Buscar
O pertencimento a um grupo é de grande importância para o pleno viver de um indivíduo surdo.
Selecione a alternativa que apresenta corretamente o conceito de comunidade surda.
a. A busca pelo semelhante, por segurança, conforto e interlocutores possíveis que compartilham formas de comunicação visual, além de expectativas e projetos comuns, fazem das comunidades surdas espaços exclusivamente de surdos, excluindo qualquer pessoa que não seja surda, até mesmo familiares de surdos.
b. É uma comunidade seleta, em que somente surdos podem participar da comunidade, pois é a única forma de se proteger da opressão ouvintista.
c. Grupo de surdos puros unidos por uma série de afinidades e vínculos com Libras, onde ouvintes não são permitidos, apenas pessoas com deficiência auditiva.
d. Um lugar onde convivem surdos e ouvintes conversando, interagindo e discutindo sobre diversos assuntos por intermédio da Libras. Sendo assim, as comunidades surdas são os locais onde ocorre a interação com outros surdos e com ouvintes que ali frequentam, recriando-se as identidades surdas, as narrativas pessoais, os marcadores culturais, as lutas e os discursos que permeiam os grupos surdos.
e. Compartilhar experiências em um grupo homogêneo, isto é, somente surdos, sem a interação com pessoas ouvintes.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para entender o conceito de comunidade surda, é importante considerar a interação e a convivência entre surdos e ouvintes, bem como a valorização da cultura surda e da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Analisando as alternativas: a) Fala sobre a exclusão de ouvintes e familiares, o que não representa a realidade das comunidades surdas, que muitas vezes incluem ouvintes. b) Afirma que somente surdos podem participar, o que é uma visão restritiva e não reflete a diversidade das interações nas comunidades surdas. c) Define a comunidade como um grupo "puro" de surdos, excluindo ouvintes, o que não é uma representação precisa. d) Apresenta uma visão inclusiva, onde surdos e ouvintes interagem e discutem, promovendo a cultura surda e a identidade, o que é mais alinhado com a realidade das comunidades surdas. e) Foca em um grupo homogêneo sem interação com ouvintes, o que não reflete a dinâmica das comunidades surdas. A alternativa que melhor representa o conceito de comunidade surda, considerando a interação e a convivência entre surdos e ouvintes, é: d) Um lugar onde convivem surdos e ouvintes conversando, interagindo e discutindo sobre diversos assuntos por intermédio da Libras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Libras é a língua utilizada para a comunicação surdo com surdo ou entre surdos e os ouvintes que sabem Língua de Sinais.
Analise as sentenças a seguir e marque a alternativa correta sobre a língua natural dos surdos (Libras).
A. A língua natural é dispensável para a constituição da identidade surda.
B. A Libras é uma língua natural criada pela comunidade surda para se comunicar.
C. Na língua natural surda, a construção de sentenças e diálogos são limitados, sendo necessário recorrer à língua adicional (Português) em casos específicos.
D. A língua natural do sujeito surdo nada mais é do que sinais soltos no ar, sem sentido algum, incapaz de expressar ideias, sentimentos ou coisas abstratas.
E. Língua natural para o sujeito surdo é a língua portuguesa, e a ela estão associados as regras gramaticais e os sons (fonemas).

Um dos marcos históricos da educação de surdos no Brasil é o decreto _________________ que regulamenta a inclusão do ensino da Língua Brasileira de Sinais como disciplina curricular de acordo com a Lei 10.436 de 24 de abril de 2002. Esse decreto garante os seguintes itens: formação de professores surdos e bilíngues; formação do profissional intérprete de libras; garante a difusão da LIBRAS e da língua portuguesa como direito de educação para os surdos; e ainda garante o acesso à saúde pelo uso da Língua Brasileira de Sinais tanto de surdos como de pessoas com deficiência auditiva.
Assinale a alternativa que corresponde ao número desse decreto.

Na história educacional dos surdos, há registro de diferentes vertentes de metodologias educacionais aplicadas a pessoas com deficiência auditiva. A trajetória histórica dos surdos foi difícil, sofrida e com muitos percalços. Até chegar à metodologia atual para a educação de surdos, eles foram proibidos de sinalizar e usar suas mãos para se comunicarem.
Marque a alternativa que corresponda à metodologia de ensino para surdos que contempla a prática educacional, que proporciona percepções mentais, cognitivas e visuais e capacidade para analisar os conceitos de modo subjetivo e objetivo em relação às informações recebidas, respeitando as características e regras gramaticais do idioma.
A. Oralismo.
B. Bilinguismo.
C. Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
D. Comunicação Total.
E. Métodos Unissensoriais.

O Decreto n.º 5.626/2005, em seu Art. 13, postula que o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua deve ser incluído na grade curricular dos cursos de formação de professores que atuarão desde a educação infantil até o ensino superior, assim como nos cursos de licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa.
Assinale a alternativa que condiz com o método que é utilizado na educação de surdos para o ensino da Língua de Sinais como primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa como segunda (L2).
A. Bilíngue.
B. Oralista.
C. Bimodalista.
D. Comunicação total.
E. Pedagogia surda.

Mais conteúdos dessa disciplina