Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a Unesco, patrimônio cultural imaterial são:
a ) lendas, canções e narrativas que constituem o patrimônio folclórico de uma sociedade, desde que não tenham sido transcritos e transformados em textos com autoria, o que deslegitima a fonte original e interfere em seus significados para a comunidade.
b ) edificações construídas no passado que estejam ameaçadas de deterioração e que ainda não foram estudadas e tombadas pelo Serviço de Patrimônio Histórico em algum dos seus âmbitos de atuação municipal, estadual ou federal.
c ) habilidades e práticas associadas a conhecimentos e técnicas populares - como a produção de instrumentos, objetos e artefatos - que o Estado chancele como parte da história nacional e que a ONU reconheça como patrimônio intangível da Humanidade.
d ) expressões e movimentos artísticos populares reconhecidos pelo Estado, excluindo as técnicas de artesanato e os conhecimentos transmitidos oralmente, sobre os quais não se pode determinar um lugar e uma época de origem.
e ) práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para identificar a definição correta de patrimônio cultural imaterial segundo a Unesco, vamos analisar cada alternativa: a) Lendas, canções e narrativas que constituem o patrimônio folclórico de uma sociedade, desde que não tenham sido transcritos e transformados em textos com autoria... - Esta opção fala sobre o patrimônio folclórico, mas limita-se a narrativas não transcritas, o que não abrange toda a definição de patrimônio cultural imaterial. b) Edificações construídas no passado que estejam ameaçadas de deterioração... - Esta opção se refere ao patrimônio cultural material, não ao imaterial. c) Habilidades e práticas associadas a conhecimentos e técnicas populares... - Embora mencione práticas e conhecimentos, a definição não abrange completamente o conceito de patrimônio cultural imaterial. d) Expressões e movimentos artísticos populares reconhecidos pelo Estado... - Esta opção exclui técnicas de artesanato e conhecimentos transmitidos oralmente, o que não é adequado para a definição de patrimônio cultural imaterial. e) Práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas... - Esta opção abrange de forma ampla o que é considerado patrimônio cultural imaterial, incluindo a diversidade de práticas e expressões reconhecidas pelas comunidades. A alternativa que melhor representa a definição de patrimônio cultural imaterial segundo a Unesco é: e) práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A porção do lugar que podemos ver é chamado(a) de:


a) região.
b) territorialidade.
c) cotidiano.
d) território.
e) paisagem.

Analise as afirmativas a seguir. I. O ensino de História e Geografia é relevante nas primeiras fases da vida, pois objetiva o desenvolvimento pleno e a compreensão das formas mútuas de relacionamento entre humanos, suas ações e o ambiente. II. A aprendizagem histórica e geográfica se dará, efetivamente, nos primeiros anos de escolarização, quando as relações espaciais e temporais devem ser trabalhadas considerando o corpo da criança. III. O ensino de História e Geografia no decorrer da educação infantil deve proporcionar aos alunos a elaboração de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à temporalidade, ao território, ao espaço, à paisagem, à infância, ao brincar, ao ambiente e à sociedade. Estão corretas:
I. O ensino de História e Geografia é relevante nas primeiras fases da vida, pois objetiva o desenvolvimento pleno e a compreensão das formas mútuas de relacionamento entre humanos, suas ações e o ambiente.
II. A aprendizagem histórica e geográfica se dará, efetivamente, nos primeiros anos de escolarização, quando as relações espaciais e temporais devem ser trabalhadas considerando o corpo da criança.
III. O ensino de História e Geografia no decorrer da educação infantil deve proporcionar aos alunos a elaboração de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à temporalidade, ao território, ao espaço, à paisagem, à infância, ao brincar, ao ambiente e à sociedade.
a ) II apenas.
b ) I e III apenas.
c ) I e II apenas.
d ) I, II e III.
e ) II e III apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina