Logo Passei Direto
Buscar
Maria, professora do 3º ano do Ensino Fundamental, recebeu, em sua sala, um aluno com Transtorno Específico de Aprendizagem. A professora, apressada para iniciar o processo de inclusão desse aluno e ciente da necessidade de ter conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem, buscou informações sobre o diagnóstico no laudo médico fornecido pela família à escola. No laudo, o médico descreve: “incapacidade específica de aprendizagem, de ordem neurobiológica, sendo caracterizada por dificuldades na fluência da leitura de palavras. Essa dificuldade resulta de uma perturbação fonológica e pode progredir desde a compreensão leitora até o impedimento do desenvolvimento do vocabulário e dos conhecimentos gerais”.
O Transtorno Específico de Aprendizagem descrito pelo médico é denominado:
A Disgrafia.
B Dislexia.
C Dislalia.
D Discalculia.
User badge image
Tópicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as opções com base na descrição do laudo médico: - A descrição fala sobre "incapacidade específica de aprendizagem, de ordem neurobiológica, sendo caracterizada por dificuldades na fluência da leitura de palavras" e menciona "perturbação fonológica". Agora, vamos às alternativas: A) Disgrafia - Refere-se a dificuldades na escrita, não na leitura. B) Dislexia - É caracterizada por dificuldades na leitura, incluindo a fluência e a compreensão, e está relacionada a problemas fonológicos. C) Dislalia - Refere-se a dificuldades na articulação da fala, não na leitura. D) Discalculia - Relaciona-se a dificuldades com números e matemática, não com leitura. Com base na descrição do laudo, o Transtorno Específico de Aprendizagem mencionado é a B) Dislexia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O DSM-5 tornou-se um dos principais sistemas de classificação, resultando das pesquisas de profissionais de diferentes áreas que trabalharam intensamente revisando evidências sobre a validade dos critérios diagnósticos. Assim, o DSM-5 pode ser considerado “uma fonte segura e cientificamente embasada para a aplicação em pesquisas e na prática clínica” (ARAÚJO, 2014, p. 68). Mediante as pesquisas realizadas, cabe destacarmos que os “Transtornos Geralmente Diagnosticados pela Primeira Vez na Infância ou na Adolescência”, que fazem parte do DSM-4, foram substituídos na DSM-5 por “Transtornos do Neurodesenvolvimento”.
Sobre os transtornos do neurodesenvolvimento, classifique V para verdadeira e F para falsa:
( ) Os transtornos do neurodesenvolvimento, segundo a DSM-5, são um conjunto de condições que se iniciam no período de desenvolvimento do sujeito, geralmente antes do ingresso na escola.
( ) Os déficits característicos do transtorno do neurodesenvolvimento vão de limitações específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas a prejuízos em habilidades sociais, ou até mesmo deficiência intelectual, transtornos da comunicação, transtorno do espectro autista, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno específico da aprendizagem, transtornos motores e outros transtornos do neurodesenvolvimento.
( ) Os déficits característicos dos transtornos do neurodesenvolvimento envolvem somente a deficiência intelectual.
A) V – F - V.
B) V – V - F.
C) F – V - V.
D) F – F - V.

Segundo Gomes et al. (2010), o acompanhamento do professor do AEE na sala de aula do ensino comum se caracteriza por uma interlocução em que o professor do AEE deve procurar ouvir as dificuldades encontradas por esse professor para ensinar o aluno com deficiência no contexto da sala de aula. Quando as dificuldades forem do âmbito da gestão da classe ou do ensino formal, essas dificuldades devem ser discutidas pela equipe pedagógica da escola da qual os professores em questão devem participar. A participação do aluno na sala de aula regular não deve ser negligenciada.
Mediante o anunciado por Gomes et al. (2010), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A troca de experiências entre o professor da classe comum e professor do AEE torna-se essencial, pois cada professor compreende o aluno de maneira diferente e essas percepções são fundamentais para enriquecer a prática pedagógica de ambos, permitindo-lhes qualificar as ações que envolvem o processo de ensino e de aprendizagem.
( ) O professor do AEE e o professor da classe comum não necessitam trabalhar colaborativamente, pois cada profissional apresenta função específica, não havendo a necessidade de trocas de experiências.
( ) Para que ocorra o desenvolvimento do aluno com deficiência, não há necessidade de articulação do AEE com a sala de aula comum. Tais atendimentos devem ocorrer de forma concomitante, pois um beneficia o desenvolvimento do outro.
( ) O Atendimento Educacional Especializado possibilita que, em consonância com o professor do AEE, o professor da classe comum busque conhecimentos específicos e recursos que auxiliem a sua prática pedagógica com o aluno com deficiência.
A) V - F - V - F.
B) F - V - F - V.
C) F - V - V - V.
D) V - F – F - V.

Segundo a perspectiva histórico-cultural, a vivência em sociedade torna-se essencial para a transformação do homem biológico em ser humano, ou seja, o ser humano só adquire as características humanas quando convive em sociedade (VYGOTSKY, 2008). Nesse contexto, o autor destaca que o processo de desenvolvimento do pensamento humano resulta do movimento entre as funções psicológicas elementares e as funções psicológicas superiores.
Com base nessa afirmação de Vygotsky (2008), associe.
( ) A memória involuntária, o pensamento não verbal e os aspectos mais primitivos da atenção e do desejo estão relacionados às características inatas da espécie humana.
( ) Desenvolvem-se por meio das mediações.
( ) Referem-se a mecanismos de ação, como a capacidade de planejamento, a criatividade, a memória voluntária, a imaginação e a deliberação sobre si e sobre os outros.
( ) É composta pelos reflexos, a atenção involuntária e as associações simples.
A I – II – I - II.
B II – II – I - I.
C I – I – II - I.
D II – I – I - II.

A programação neurolinguística (PNL) faz com que todos tenham uma predominância sensorial, ou seja, interpreta-se o mundo de forma mais visual, auditiva ou sinestésica. Embora todos tenham os sistemas visual, auditivo e sinestésico, é comum que um deles seja mais desenvolvido que os outros e que isso influencie na forma de aprender sobre os mais diversos temas.
Diante disso, analise e associe os itens que seguem:
A I – III – II.
B III – I – II.
C II – III – I.
D I – II – III.

Mais conteúdos dessa disciplina