Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: “Não é bastante a condenação criminal (para a indignidade) ou a lavratura do testamento (para a deserdação). Por igual, não é possível discutir a exclusão da herança incidentalmente em uma outra ação, mesmo de natureza civil, com objeto distinto. Sequer nos autos do inventário será possível discutir a matéria, em face de sua estreita delimitação, não comportando discussões de alta indagação (CPC, art. 612). Exige-se uma ação própria, com objeto específico, na qual se discutirá a exclusão da herança” (FARIAS; ROSENVALD, 2020, P. 172-173).
À luz deste excerto e considerando a redação do Código Civil vigente, é correto afirmar que o prazo decadencial para propor a ação de exclusão por indignidade é de:
a. 2 anos.
b. 10 anos.
c. 4 anos.
d. 5 anos.
e. 3 anos.
User badge image
Desvendando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar a questão sobre o prazo decadencial para propor a ação de exclusão por indignidade, conforme o Código Civil vigente. De acordo com o Código Civil brasileiro, o prazo para a ação de exclusão por indignidade é de 2 anos, contados a partir da data em que a parte interessada tiver conhecimento do fato que enseja a indignidade. Portanto, a alternativa correta é: a) 2 anos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina