Logo Passei Direto
Buscar
Jean Piaget foi um dos grandes teóricos da Psicologia do desenvolvimento humano. Segundo Souza (2006), embora ele concebesse afetividade ('aspectos emocionais') e cognição (aspectos relacionados a operações mentais) como de naturezas diferentes, entendia que ambos são absolutamente importantes no desenvolvimento psicológico humano, e que existe certa correspondência temporal entre as sequências de estágios em que cognição e afeto de desenvolvem.
Alternativa que indica corretamente a interpretação de Souza a respeito das ideias de Piaget é:
A Os sentimentos são mais importantes do que a razão para o desenvolvimento psicológico.
B O desenvolvimento psicológico depende de aspectos cognitivos e afetivos, e ambos, possivelmente, apresentam semelhanças em relação à época que vão progredindo no desenvolvimento infantil e dos adolescentes.
C Os aspectos cognitivos e afetivos do desenvolvimento humano são mais importantes do que os físicos e motores.
D Piaget não estava preocupado com o desenvolvimento escolar e nem com o desenvolvimento afetivo porque considerava que as pessoas com o aspecto cognitivo bem desenvolvido não precisavam frequentar a escola, podendo aprender sozinhas.
E Para Piaget, as sequências de estágio referem-se ao desenvolvimento cognitivo e não apresentam nenhuma relação com a sequência do desenvolvimento afetivo.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas com base no que foi apresentado sobre as ideias de Piaget e a interpretação de Souza. A) Os sentimentos são mais importantes do que a razão para o desenvolvimento psicológico. - Esta afirmação não reflete a ideia de Piaget, que considerava tanto a cognição quanto a afetividade importantes. B) O desenvolvimento psicológico depende de aspectos cognitivos e afetivos, e ambos, possivelmente, apresentam semelhanças em relação à época que vão progredindo no desenvolvimento infantil e dos adolescentes. - Esta alternativa está alinhada com a ideia de que Piaget reconhecia a importância de ambos os aspectos e a correspondência temporal entre eles. C) Os aspectos cognitivos e afetivos do desenvolvimento humano são mais importantes do que os físicos e motores. - Embora Piaget reconhecesse a importância da cognição e da afetividade, essa afirmação não é uma interpretação direta do que foi mencionado. D) Piaget não estava preocupado com o desenvolvimento escolar e nem com o desenvolvimento afetivo porque considerava que as pessoas com o aspecto cognitivo bem desenvolvido não precisavam frequentar a escola, podendo aprender sozinhas. - Esta afirmação é incorreta, pois Piaget se preocupava com o desenvolvimento escolar e afetivo. E) Para Piaget, as sequências de estágio referem-se ao desenvolvimento cognitivo e não apresentam nenhuma relação com a sequência do desenvolvimento afetivo. - Esta afirmação contradiz a ideia de que há uma correspondência temporal entre os estágios de cognição e afeto. Diante da análise, a alternativa correta é: B) O desenvolvimento psicológico depende de aspectos cognitivos e afetivos, e ambos, possivelmente, apresentam semelhanças em relação à época que vão progredindo no desenvolvimento infantil e dos adolescentes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Texto: "[...] tanto os indicadores ontogenéticos quanto os filogenéticos mostram que a cultura humana tornou-se possível através de um viver sócio-afetivo intensificado, de vínculos grupais fortalecidos e, entre muitas outras coisas, do estabelecimento, no jovem, de uma tendência para a educabilidade, busca de referência no adulto significativo, compartilhamento e brincadeira."
O trecho acima trata da Pré-História e considera que as características culturais e biológicas do ser humano foram se combinando, contribuindo para o desenvolvimento do homem atual. De acordo com o que foi exposto acima, é correto afirmar que:
a) O desenvolvimento do indivíduo é mais importante que o desenvolvimento da espécie porque cada membro do grupo é importante para a sobrevivência de todos.
b) A intensificação das relações afetivo-sociais foi mais importante para a evolução do ser humano do que o desenvolvimento do cérebro, mesmo porque, a estrutura e o tamanho do cérebro pouco influenciaram nessa evolução.
c) O ser humano só começa a ser educado quando se torna jovem, pois como os primeiros hominídeos eram pouco desenvolvidos intelectualmente, as crianças não tinham condições de aprender.
d) No desenvolvimento do ser humano, as relações sociais e afetivas parecem ter desempenhado um papel muito importante para o bom convívio e o aprendizado.
e) Essa tendência para viver em grupo com trocas afetivas, apesar de muito presente na Pré-História, já não se verifica mais neste século (XXI), pois o ser humano atual vive sempre buscando isolamento.

Para esse exercício, manteve-se o texto apresentado na questão 9, qual seja: Texto: "[...] tanto os indicadores ontogenéticos quanto os filogenéticos mostram que a cultura humana tornou-se possível através de um viver sócio-afetivo intensificado, de vínculos grupais fortalecidos e, entre muitas outras coisas, do estabelecimento, no jovem, de uma tendência para a educabilidade, busca de referência no adulto significativo, compartilhamento e brincadeira."
Pode-se deduzir corretamente:
a) A importância do brincar e de outras relações sociais amistosas para o desenvolvimento da espécie.
b) Que brincadeira, educação e relações de afetividade objetivando cooperação entre membros de um grupo são aspectos socioculturais que se restringiram à Pré-História, uma vez que da Idade Antiga até os dias atuais sempre houve guerras e outras disputas entre os povos.
c) Que o brincar se reduzia à juventude, uma vez que a necessidade intensa de buscar alimentos e se defender dos predadores impedia os adultos de arranjar tempo disponível para brincar.
d) Que os mais jovens, embora tomassem como referência um adulto significativo, não conseguiam estabelecer cooperação entre si.
e) Que a educação estava baseada em relações isoladas de afetividade entre alguns adultos e determinados jovens.

Mais conteúdos dessa disciplina