Logo Passei Direto
Buscar
Para Alexandre de Moraes, “controlar a constitucionalidade significa verificar a adequação (compatibilidade) de uma lei ou de um ato normativo com a Constituição, verificando seus requisitos formais e materiais” (MORAES, 2005, p. 627).
Avalie as afirmativas a seguir em relação ao controle de constitucionalidade:
I- Controle pode ser preventivo quando realizado durante o processo legislativo de formação do ato normativo e antes do projeto de lei ingressar no ordenamento jurídico.
II- Controle pode ser repressivo, que será realizado sobre a lei e não mais sobre o projeto de lei, após o término de seu processo legislativo e seu ingresso no ordenamento jurídico.
III- Controle concentrado ou abstrato de constitucionalidade que é exercido por qualquer juiz ou tribunal, todas as esferas normativas (leis ou atos normativos federais, estaduais, distritais e municipais).
IV- Controle difuso ou concreto, onde se procura obter a declaração de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo em tese.
a. II e III
b. I, II e III
c. I e II
d. II, III e IV
e. I, II, III e IV
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- Controle pode ser preventivo quando realizado durante o processo legislativo de formação do ato normativo e antes do projeto de lei ingressar no ordenamento jurídico. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o controle preventivo ocorre antes da promulgação da norma. II- Controle pode ser repressivo, que será realizado sobre a lei e não mais sobre o projeto de lei, após o término de seu processo legislativo e seu ingresso no ordenamento jurídico. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois o controle repressivo é feito após a norma já estar em vigor. III- Controle concentrado ou abstrato de constitucionalidade que é exercido por qualquer juiz ou tribunal, todas as esferas normativas (leis ou atos normativos federais, estaduais, distritais e municipais). Falso, o controle concentrado é exercido por órgãos específicos, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e não por qualquer juiz ou tribunal. IV- Controle difuso ou concreto, onde se procura obter a declaração de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo em tese. Falso, o controle difuso é realizado em casos concretos, ou seja, quando um juiz analisa a constitucionalidade de uma norma em um caso específico, e não em tese. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I e II. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: c) I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A Constituição brasileira deve ser vista como um filtro que influencia todas as normas jurídicas do ordenamento e estabelece seus valores. Assinale a alternativa que traz o movimento que estabeleceu essa modificação:
a. direito alternativo.
b. positivismo-normativista.
c. jusnaturalismo.
d. neoconstitucionalismo.
e. neopositivismo.

Para que a norma seja declarada inconstitucional, é preciso que exista alguma violação ao texto constitucional, situação que poderá ocorrer de diferentes formas. Podemos citar como exemplos de inconstitucionalidade, exceto:
a. inconstitucionalidade por omissão.
b. inconstitucionalidade por ação.
c. inconstitucionalidade figurada.
d. inconstitucionalidade formal.
e. inconstitucionalidade total.

Segundo o professor Foucault, (2012, p. 264), “os termos, moral e ética correspondem, em Aristóteles, ao “costumeiro”, “adquirido” – o que significa que as pessoas não nascem morais ou éticas, mas tornam-se através do hábito e da educação (paidéia).
Avalie as afirmativas em relação aos conceitos de moral e ética indicando a correta:
a. A moral refere-se às normas que regem nossa conduta, e a ética é uma disciplina que trata de estabelecer sobre como que se fundamentam as normas morais.
b. A ética refere-se às normas que regem nossa conduta, e a moral é uma disciplina que trata de estabelecer sobre como que se fundamentam as normas morais.
c. Para Aristóteles, a política era a arte do bem-estar social contemporâneo.
d. Para Aristóteles, a Ciência política era a ética em busca da reflexão da dor.
e. A ética pode ser considerada como essência do ethos.

No estudo sobre a história do Direito, tem-se que o direito romano era baseado na razão e no dever. Além disso, influenciou o nascimento de um sistema que é adotado pelo Brasil.
Qual sistema é esse?
a. Sistema romano-germânico, baseado na codificação das leis, utilizado no Brasil, em demais países da América Latina e na maior parte dos países europeus.
b. Sistema anglo-saxônico, baseado nos costumes sociais, utilizado no Brasil e em demais países da América Latina.
c. Sistemas romano-germânico e anglo-saxônico, ambos baseados nos costumes sociais e aplicados em todos os países do mundo.
d. Sistema romano-germânico, baseado nos costumes sociais, utilizado no Brasil, em demais países da América Latina e na maior parte dos países europeus.
e. Sistema anglo-saxônico, baseado na codificação das leis, utilizado no Brasil e em demais países da América Latina.

A fonte do direito, _____, é conceituada como produto da opinião dos juristas sobre determinada lei ou determinado costume.
Qual é a resposta correta?
a. incidência de demanda repetitiva.
b. doutrina.
c. repercussão geral.
d. equidade.
e. analogia.

Um Estado possui autonomia para se organizar em uma estrutura.
Com relação a forma unitarista, é correto afirmar que:
a. É uma unidade é indivisível, mas carece de soberania.
b. É composto por microunidades independentes.
c. É formado uma unidade indivisível e soberana.
d. Existe composição de unidades independentes.
e. A soberania e unidade assume a forma divisível.

Mais conteúdos dessa disciplina