Logo Passei Direto
Buscar
Considere o caso a seguir. "Edinéa Albini sentiu com mais clareza essa discriminação. Mãe de gêmeos de cinco anos, ela tentou matricular João Victor, que possui necessidades especiais, e Ana Júlia, na mesma escola, uma instituição de ponta, que ela chamou como "sonho de consumo" para a educação de seus filhos."
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência dispõe que
a) as escolas regulares que se negarem a matricular alunos com deficiência serão penalizadas com multa e detenção, configurando uma ação criminosa. Alternativa assinalada
b) as escolas regulares não podem negar matrícula às pessoas com deficiência e que os pais devem disponibilizar recursos financeiros e providenciar as adequações.
c) nas escolas regulares do setor público as adequações para as pessoas com deficiência fica a cargo do Estado enquanto que no setor privado os responsáveis são os pais.
d) na escola regular pública, assim como na escola privada, a recusa da matrícula de pessoas com deficiência é crime, no entanto, na escola privada as adequações são atribuições dos pais.
e) a recusa de alunos com deficiência pela escola, seja privada ou pública, não é considerada crime, no entanto, a ocorrência gera multa à escola que se negar.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas com base na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015): a) As escolas regulares que se negarem a matricular alunos com deficiência serão penalizadas com multa e detenção, configurando uma ação criminosa. - Essa afirmação não é totalmente precisa, pois a lei não menciona detenção, mas sim penalidades. b) As escolas regulares não podem negar matrícula às pessoas com deficiência e que os pais devem disponibilizar recursos financeiros e providenciar as adequações. - Essa opção não está correta, pois a responsabilidade pelas adequações não é apenas dos pais. c) Nas escolas regulares do setor público as adequações para as pessoas com deficiência ficam a cargo do Estado, enquanto que no setor privado os responsáveis são os pais. - Essa afirmação não é correta, pois as adequações devem ser feitas por ambas as instituições, não apenas pelos pais no setor privado. d) Na escola regular pública, assim como na escola privada, a recusa da matrícula de pessoas com deficiência é crime, no entanto, na escola privada as adequações são atribuições dos pais. - Essa opção é parcialmente correta, mas a responsabilidade pelas adequações não é apenas dos pais. e) A recusa de alunos com deficiência pela escola, seja privada ou pública, não é considerada crime, no entanto, a ocorrência gera multa à escola que se negar. - Essa afirmação não é correta, pois a recusa é considerada uma violação da lei. A alternativa que melhor reflete a Lei Brasileira de Inclusão é a d), pois menciona que a recusa da matrícula é crime, embora a parte sobre as adequações não esteja totalmente correta. Portanto, a resposta correta é d).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: "Pesquisadores de cinco universidades americanas acreditam que chegaram à resposta final para uma pergunta que há anos é debatida no meio acadêmico: educação infantil realmente funciona?"
É correto o que se afirma em
I. Uma educação infantil de qualidade permite que as crianças desenvolvam habilidades sociais, emocionais e cognitivas que as ajudam a ter mais sucesso na vida escolar.
II. A educação básica deve estar centrada exclusivamente na matrícula em consonância com a frequência aos programas estabelecidos.
III. Melhorias e a promoção da expansão da educação infantil são questões estabelecidas na declaração de Incheon.
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I, apenas. Alternativa assinalada
e) III, apenas.

Conforme citado no documento - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva, “[...] cabe aos sistemas de ensino, ao organizar a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, disponibilizar as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras e guia intérprete, bem como de monitor ou cuidador aos alunos com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras que exijam auxílio constante no cotidiano escolar”.
No contexto da Educação Inclusiva, com base no texto e na charge aqui demonstrados, pode-se afirmar que
a) a escola e o professor, demonstrados na charge, atendem ao disposto no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva”.
b) a escola, demonstrada na charge, atende aos requisitos citados no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva”, mas o professor, demonstrado na charge, não atende aos requisitos.
c) a escola e o professor, demonstrados na charge, não atendem às exigências citadas no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva”.
d) os alunos deficientes, demonstrados na charge, deveriam estar frequentando uma sala especial, para atender às exigências citadas no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva”, ao invés de estarem em uma classe regular de ensino.
e) os colegas do aluno surdo deveriam estar lendo o que o professor está escrevendo no quadro, para o aluno cego, e interpretando em libras para o aluno surdo.

Mais conteúdos dessa disciplina