Logo Passei Direto
Buscar
A reportagem, a seguir, foi publicada no G1.globo.com, no dia 03/02/2016: "A aluna especial Nicole, de 6 anos, não conseguiu vaga em um colégio de Palmas e agora passa o dia em casa."
Após leitura e análise da reportagem, e de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, analise as afirmativas a seguir.
I. Do ponto de vista da educação, a Lei Brasileira de Inclusão diz, de forma clara, que as instituições de ensino não podem negar vaga a alunos com necessidades especiais e que as escolas particulares não podem cobrar a mais pelos serviços.
II. A legislação brasileira garante o acesso a todos os níveis e modalidades do sistema educacional e estabelece o uso de um projeto pedagógico que organize o atendimento especializado, fornecendo profissionais de apoio.
III. A Lei estimula as crianças a irem para a escola, diz que elas serão inseridas e que vai haver profissionais a disposição delas.
IV. Conforme relatado na reportagem, a Escola Municipal Paulo Freire atendeu o disposto na Lei Brasileira de Inclusão.
a) I e IV, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas. Alternativa assinalada
e) I, II, III e IV.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Do ponto de vista da educação, a Lei Brasileira de Inclusão diz, de forma clara, que as instituições de ensino não podem negar vaga a alunos com necessidades especiais e que as escolas particulares não podem cobrar a mais pelos serviços. Verdadeiro, essa afirmativa está correta e reflete o que a Lei Brasileira de Inclusão estabelece. II. A legislação brasileira garante o acesso a todos os níveis e modalidades do sistema educacional e estabelece o uso de um projeto pedagógico que organize o atendimento especializado, fornecendo profissionais de apoio. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a lei realmente garante o acesso e prevê a necessidade de um projeto pedagógico adequado. III. A Lei estimula as crianças a irem para a escola, diz que elas serão inseridas e que vai haver profissionais à disposição delas. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois a Lei Brasileira de Inclusão visa a inclusão e a disponibilização de profissionais para apoiar as crianças. IV. Conforme relatado na reportagem, a Escola Municipal Paulo Freire atendeu o disposto na Lei Brasileira de Inclusão. Falso, a reportagem menciona que a aluna não conseguiu vaga, o que indica que a escola não atendeu ao que a lei determina. Com base nessa análise, as afirmativas I, II e III são verdadeiras, enquanto a IV é falsa. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: d) I, II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: "Pesquisadores de cinco universidades americanas acreditam que chegaram à resposta final para uma pergunta que há anos é debatida no meio acadêmico: educação infantil realmente funciona?"
É correto o que se afirma em
I. Uma educação infantil de qualidade permite que as crianças desenvolvam habilidades sociais, emocionais e cognitivas que as ajudam a ter mais sucesso na vida escolar.
II. A educação básica deve estar centrada exclusivamente na matrícula em consonância com a frequência aos programas estabelecidos.
III. Melhorias e a promoção da expansão da educação infantil são questões estabelecidas na declaração de Incheon.
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I, apenas. Alternativa assinalada
e) III, apenas.

Conforme citado no documento - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva, “[...] cabe aos sistemas de ensino, ao organizar a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, disponibilizar as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras e guia intérprete, bem como de monitor ou cuidador aos alunos com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras que exijam auxílio constante no cotidiano escolar”.
No contexto da Educação Inclusiva, com base no texto e na charge aqui demonstrados, pode-se afirmar que
a) a escola e o professor, demonstrados na charge, atendem ao disposto no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva”.
b) a escola, demonstrada na charge, atende aos requisitos citados no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva”, mas o professor, demonstrado na charge, não atende aos requisitos.
c) a escola e o professor, demonstrados na charge, não atendem às exigências citadas no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva”.
d) os alunos deficientes, demonstrados na charge, deveriam estar frequentando uma sala especial, para atender às exigências citadas no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva”, ao invés de estarem em uma classe regular de ensino.
e) os colegas do aluno surdo deveriam estar lendo o que o professor está escrevendo no quadro, para o aluno cego, e interpretando em libras para o aluno surdo.

Mais conteúdos dessa disciplina