Logo Passei Direto
Buscar
Das afirmacoes abaixo qual não é um requisito previsto para formalização da pesquisa de preço.
a. série de preços coletados
b. solicitar prova de capacidade técnica da empresa
c. Nenhuma das respostas anteriores.
d. identificação do agente responsável pela cotação
e. método matemático aplicado para a definição do valor estimado
User badge image
Questões para o Sucesso

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação aos requisitos previstos para a formalização da pesquisa de preço. a) série de preços coletados - Este é um requisito importante para a pesquisa de preços, pois é necessário ter uma base de comparação. b) solicitar prova de capacidade técnica da empresa - Embora a capacidade técnica seja relevante em processos de contratação, não é um requisito específico para a pesquisa de preços. c) Nenhuma das respostas anteriores - Esta opção sugere que todas as alternativas anteriores são requisitos, o que não é verdade. d) identificação do agente responsável pela cotação - Este é um requisito importante, pois é necessário saber quem está realizando a pesquisa. e) método matemático aplicado para a definição do valor estimado - Este também é um requisito relevante, pois a pesquisa de preços deve ter um método claro para a definição do valor. Diante da análise, a alternativa que não é um requisito previsto para a formalização da pesquisa de preço é: b) solicitar prova de capacidade técnica da empresa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma das características mais marcantes do contrato administrativo é a presença de cláusulas exorbitantes, em que o princípio da supremacia do interesse público sobre o privado é explicitado em disposições contratuais como possibilidade de rescisão unilateral, imposição de sanções e modificação unilateral. No entanto, há também disposições que protegem o particular contratado na relação com o Poder Público.
Uma empresa que tenha firmado contrato com a administração pública possuirá nesse contrato quais das prerrogativas listadas abaixo?
a. Paralisação dos trabalhos e rescisão do contrato quando houver atrasos de pagamento superiores ao prazo estipulado em contrato.
b. Fiscalização da execução do contrato.
c. Extinção unilateral do contrato por descumprimento de cláusulas contratuais.
d. Manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do contrato.
e. Modificação unilateral do contrato com acréscimo ou redução de quantitativos nos limites permitidos.

Há uma diferença conceitual entre Contrato e Termo de Contrato. Os ajustes firmados entre duas ou mais pessoas como objetivo de regular interesses e obrigações entre as partes são Contratos. Já o Termo de Contrato é o documento que atende às formalidades legais para a o registro escrito dos termos do contrato. Para Marçal Justen Filho, "... a existência de um contrato administrativo não depende da forma adotada para sua formalização". Os contratos administrativos adotam a forma escrita como regra, e o art. 62 da Lei 8.666/1993 regula as hipóteses de obrigatoriedade ou não do Termo de Contrato nas contratações públicas.
Acerca do tema, escolha a alternativa correta.
a. O que determina a obrigatoriedade de um Termo de Contrato é o valor da contratação, independente do objeto ou do tipo de prestação do serviço contratado.
b. A modalidade de escolha do contratado é o fator determinante para a formalização do Termo de Contrato.
c. Para verificar a obrigatoriedade ou não de um Termo de Contrato, há que se analisar somente os aspectos qualitativos do objeto do contrato.
d. O art. 62 da Lei 8.666/1993 determina que o Termo de Contrato é obrigatório apenas nos casos de contratação que tenha sido precedida de licitação nas modalidades Concorrência ou Tomada de Preços.
e. Para se verificar se o Termo de Contrato é obrigatório ou não, há que se verificar os aspectos qualitativos e quantitativos da licitação.

Oito meses após efetuar a assinatura de um contrato com o 171º BIMTz para a realização de uma obra de reforma do pavilhão de comando da OM, ocorreu a dissolução da referida sociedade empresarial.
Escolha dentre as alternativas a que melhor descreve como deverá a Administração Pública proceder diante do ocorrido?
a. O contrato deve ser rescindido, por meio de ato escrito e unilateral da Administração Pública.
b. O contrato deve ser rescindido judicialmente, nos termos da legislação.
c. Não há necessidade de ser tomada nenhuma providência, bastando que a empresa comunique a Administração Pública do fato ocorrido.
d. O contrato poderá ser alterado mediante acordo entre as partes.
e. Basta efetuar a alteração unilateral do contrato administrativo pela Administração Publica.

Após a realização do processo licitatório, foi firmado um contrato para a execução de obras de construção de uma quadra de esportes dentro de uma organização militar. Contudo, antes do início da execução da obra ocorreu um enorme deslizamento de pedras no local ocasionado por fortes chuvas, fato esse que tornou inviável a execução contratual. Uma vez que a empresa contratada não teve culpa no fato ocorrido, qual procedimento você recomendaria que fosse adotado pelo gestor:
a. Efetuar a rescisão unilateral do contrato, sendo que não haverá a possibilidade de ampla defesa e/ou contraditório por parte da contratada e nem a necessidade de uma motivação formal por parte da administração, visto ser um fato público e notório.
b. Rescindir unilateralmente o contrato e efetuar o ressarcimento dos prejuízos comprovados, incluindo danos emergentes, assim como providenciar a devolução da garantia e o pagamento do que tiver sido executado até a data da rescisão e do custo da desmobilização.
c. Tentar efetuar a rescisão do contrato na esfera judicial, de modo a não precisar pagar qualquer tipo de indenização, visto não ter sido a Administração a responsável pelo evento gerador da inviabilidade de execução do contrato.
d. Tentar um acordo amigável com a empresa contratada para a dissolução do contrato, por meio da oferta de uma indenização a contento.
e. Efetuar a rescisão unilateral do contrato, caso em que a empresa contratada deverá ser indenizada apenas pelas despesas de desmobilização.

Acerca da apresentação de garantias aos contratos administrativos, assinale a opção correta:
a. Incumbe à administração, ainda que não haja previsão no contrato, o direito de escolher a modalidade de garantia a ser prestada pelo contratado.
b. Incumbe à administração, desde que haja previsão expressa no contrato, o direito de escolher a modalidade de garantia a ser prestada pelo contratado.
c. A administração pode exigir a apresentação de garantia ainda que o contrato não contenha qualquer cláusula nesse sentido.
d. Todas as opções estão incorretas.
e. A administração somente pode exigir a prestação de garantia se o instrumento convocatório e o contrato expressamente preverem essa possibilidade.

NÃO é uma modalidade de garantia passível de ser exigida nos contratos administrativos:
a. Caução em dinheiro.
b. Seguro garantia.
c. Títulos da dívida pública.
d. Cheque endossado à Administração Pública.
e. Fiança bancária.

A manutenção do equilíbrio econômico‐financeiro do contrato é uma das condições previstas na legislação quanto aos contratos administrativos. Acerca do assunto, assinale a alternativa correta:
a. A manutenção do equilíbrio econômico‐financeiro do contrato é uma prerrogativa exclusiva do contratado, que pode pedir sempre que os preços dos insumos tiverem aumento.
b. A manutenção do equilíbrio econômico‐financeiro significa compatibilizar a capacidade financeira do órgão contratante com as condições da economia do país.
c. A alteração de alíquotas de tributos incidentes sobre o contrato ou sua extinção, quando ocorrida após a data da apresentação das propostas, é motivo para a revisão dos valores contratados.
d. Somente após um ano de vigência do contrato, o contratado pode pedir a manutenção do equilíbrio econômico‐financeiro do contrato, aplicando‐se, exclusivamente, os índices de reajustamento previsto no edital e no contrato.
e. A alteração de legislação ocorrida em data posterior à apresentação da proposta, e com impacto financeiro no contrato, não implica na revisão dos seus preços, considerando a supremacia do interesse público sobre o particular.

No que diz respeito à duração e formalização dos contratos administrativos, assinale a alternativa correta:
a. Como condição de validade dos contratos administrativos federais, exige‐se o registro destes junto ao TCU.
b. A bem do melhor cumprimento do interesse público, contratos administrativos decorrentes da Lei de Licitações podem ter prazo de vigência indeterminado.
c. Em determinadas hipóteses, admitem‐se contratos verbais.
d. Os contratos com projetos contidos no Plano Pluri Anual podem ter duração de até 80 meses, desde que previsto expressamente no instrumento convocatório que levou a sua firmatura.
e. Em contratos relacionados à área de informática, permite‐se sua prorrogação por iguais e sucessivos períodos, por até 60 meses.

Em regra, os contratos administrativos previstos na Lei 8.666/1993 terão duração:
a. Definida em cada edital de licitação, a critério da Administração.
b. De até 60 meses.
c. De até um ano.
d. Adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários.
e. De até 24 meses.

São cláusulas nos contratos administrativos, todas aquelas que estabeleçam, exceto:
a. As hipóteses de aplicação da teoria da imprevisão.
b. A vinculação ao edital de licitação ou ao termo que a dispensou ou a inexigiu, ao convite e à proposta do licitante vencedor.
c. O objeto e seus elementos característicos.
d. As garantias oferecidas para assegurar sua plena execução, quando exigidas.
e. Preço e condições de reajustamento.

Mais conteúdos dessa disciplina