Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto: “Estamos vivendo, portanto, em relações de produção e divisão social do trabalho, em que convivem trabalhos simples e trabalhos complexos que contam com bases técnicas da informática, da robótica e, em grande parte, da mecânica, com extração da mais valia absoluta e relativa”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. 1ª edição, Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 159.
Considerando o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta uma proposta da Pedagogia Tecnicista.
A Os conteúdos são culturais e universais, aqueles incorporados pela humanidade ao longo da história da sua realidade social, e com os determinantes sociais da educação.
B Representada pelo educador Paulo Freire, tem por finalidade a transformação social, propõe um relacionamento democrático entre professor e aluno, aluno este que transformará o mundo.
C Preparar intelectual e moralmente os alunos, o conhecimento é repassado como verdade absoluta e a relação professor-aluno é caracterizada pelo autoritarismo.
D A proposta é de modelar o comportamento humano e atender a necessidade de formação de mão de obra para o sistema de produtividade.
E A Escola deve se adequar às necessidades individuais dos alunos, os conteúdos estabelecidos a partir das experiências vividas e o professor assume o papel de auxiliar a criança no processo de aprendizagem.
User badge image
EducaFit

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para identificar a proposta da Pedagogia Tecnicista, precisamos entender suas características principais. A Pedagogia Tecnicista é marcada por uma abordagem que prioriza a formação técnica e a preparação dos alunos para o mercado de trabalho, muitas vezes com uma visão mecanicista e autoritária da educação. Vamos analisar as alternativas: A) Os conteúdos são culturais e universais, aqueles incorporados pela humanidade ao longo da história da sua realidade social, e com os determinantes sociais da educação. - Esta opção não se alinha com a Pedagogia Tecnicista, que não foca em conteúdos culturais universais. B) Representada pelo educador Paulo Freire, tem por finalidade a transformação social, propõe um relacionamento democrático entre professor e aluno, aluno este que transformará o mundo. - Esta opção refere-se à Pedagogia Crítica, não à Tecnicista. C) Preparar intelectual e moralmente os alunos, o conhecimento é repassado como verdade absoluta e a relação professor-aluno é caracterizada pelo autoritarismo. - Esta opção reflete características da Pedagogia Tecnicista, que muitas vezes é autoritária e apresenta o conhecimento como algo absoluto. D) A proposta é de modelar o comportamento humano e atender a necessidade de formação de mão de obra para o sistema de produtividade. - Embora esta opção também se relacione com a Pedagogia Tecnicista, ela é mais focada na formação de mão de obra. E) A Escola deve se adequar às necessidades individuais dos alunos, os conteúdos estabelecidos a partir das experiências vividas e o professor assume o papel de auxiliar a criança no processo de aprendizagem. - Esta opção se alinha mais com abordagens construtivistas e não com a Pedagogia Tecnicista. Diante da análise, a alternativa que melhor representa uma proposta da Pedagogia Tecnicista é: C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere a seguinte passagem: "Ao escrever a respeito do trabalho artesanal visto do século XX, Antonio Rugiu [...], em sua obra Nostalgia do mestre artesão, quis assinalar a nostalgia vivida por esse mestre atrás do qual seguiam discípulos, caracterizando uma relação de trabalho e educação [...]". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de. Fátima. Rodrigues, Trabalho e educação: uma perspectiva histórica, Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 84.
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Trabalho e educação: uma perspectiva histórica sobre o trabalho do mestre artesão no século XX, é correto afirmar que:
A O mestre não era a escola, por isso ele não se instalava em lugar algum.
B O mestre era a escola, onde ele se situava virava uma escola.
C O mestre da escola era um crítico.
D O mestre era o formalismo, onde ele estava ele obedecia às regras.
E O mestre da escola era subjetivo.

Leia o fragmento de texto: “Entretanto, os países que se encontravam mais avançados no processo de urbanização e industrialização implantavam seus sistemas de educação e os expandiam, afinal, a escola tendia à sua universalização”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de. Fátima. Rodrigues, Trabalho e educação: uma perspectiva histórica, Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 117.
Considerando a citação e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta os três educadores que ganharam centralidade na expansão da escola:
A Sócrates, Platão e Aristóteles.
B Galileu Galilei, Isaac Newton, Copérnico.
C Rousseau, Pestalozzi, Froebel.
D Martinho Lutero, John Wyclif e João Calvino.
E Maria Monessori, Ovide Decroly e John Dewey.

Mais conteúdos dessa disciplina