Logo Passei Direto
Buscar
A CF/88 trabalhou para garantir um sistema que fosse possível organizar e descentralizar a administração pública fazendo possível a reorganização do sistema de gestão com foco na qualidade de entrega dos serviços do Estado. Para tanto, ela organizou os deveres do estado em Três Poderes: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. A organização e operação desses três poderes foram subdivididos em dois tipos de função: 1. Função típica 2. Função atípica
Marque as operações abaixo com V para alternativa Verdadeira e F para alternativa Falsa:
( ) A função típica é aquela denominada a partir das ações que dão significado ao objetivo da existência da instituição a qual ela se destina.
( ) Já a função atípica, é representada por ações que não estão dentro daquelas denominadas essenciais para justificativa da existência da instituição, entretanto, é permitida e necessária, para que haja harmonia e concretização entre os objetivos e efetivos dos três poderes.
( ) A função atípica é aquela denominada a partir das ações que dão significado ao objetivo da existência da instituição a qual ela se destina.
( ) Já a função típica, é representada por ações que não estão dentro daquelas denominadas essenciais para justificativa da existência da instituição, entretanto, é permitida e necessária, para que haja harmonia e concretização entre os objetivos e efetivos dos três poderes.
( ) Os Três poderes são soberanos e não existe divisão de funções. Cada um faz a divisão de suas funções de acordo com seu objeto de atuação.
F - V – F – V - F
F – F – F – F – V
V- V – F – F – F
F – V – F – V - V
F – F – V – V - V
User badge image
PublicoGestor

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre as funções típicas e atípicas na administração pública: ( ) A função típica é aquela denominada a partir das ações que dão significado ao objetivo da existência da instituição a qual ela se destina. É verdadeira (V). A função típica refere-se às atividades essenciais que caracterizam a razão de ser da instituição. ( ) Já a função atípica, é representada por ações que não estão dentro daquelas denominadas essenciais para justificativa da existência da instituição, entretanto, é permitida e necessária, para que haja harmonia e concretização entre os objetivos e efetivos dos três poderes. É verdadeira (V). A função atípica envolve ações que, embora não sejam essenciais, são necessárias para o funcionamento harmonioso da administração pública. ( ) A função atípica é aquela denominada a partir das ações que dão significado ao objetivo da existência da instituição a qual ela se destina. É falsa (F). Essa definição se refere à função típica, não à atípica. ( ) Já a função típica, é representada por ações que não estão dentro daquelas denominadas essenciais para justificativa da existência da instituição, entretanto, é permitida e necessária, para que haja harmonia e concretização entre os objetivos e efetivos dos três poderes. É falsa (F). Essa definição se refere à função atípica, não à típica. ( ) Os Três poderes são soberanos e não existe divisão de funções. Cada um faz a divisão de suas funções de acordo com seu objeto de atuação. É falsa (F). Existe uma divisão clara de funções entre os três poderes, que são Executivo, Legislativo e Judiciário. Agora, organizando as respostas, temos: V - V - F - F - F. Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é: V - V - F - F - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Vimos por meio das reflexões dos autores Ribczuk e Nascimento, (2017, p. 223) que o termo governabilidade “refere-se às condições políticas, a capacidade e legitimidade que um governo tem, isto é, está vinculada a ação do governo em si, de “governar”. Na sequência complementamos com SANTOS, 1997, p. 342, comparando à dimensão político-estatal no que concerne a “[...] condições sistêmicas e institucionais sob as quais se dá o exercício do poder, tais como as características do sistema político, a forma de governo, as relações entre os Poderes, o sistema de intermediação de interesses.”
Dessa vez, estamos identificando os pré-requisitos da Governabilidade. São eles:
( ) Acima de qualquer interesse ela deve resgatar os princípios fundamentais da administração pública (Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência).
( ) Deve-se levar em conta que a CF 1988 é o regimento de qualquer plano de governo;
( ) Todas as ações e planejamentos devem ser pensados em prol da duração do tempo de mandato do agente político no Governo ( Federal, Estadual e Municipal).
( ) A máquina pública deve agir em prol da sociedade e não dos interesses pessoais e/ou partidários dos mandatários de poder em exercício de mandato.
( ) Todas as ações e planejamentos devem ser pensados em prol da eficiência, eficácia e continuidade do serviços públicos. A duração das ações deve ser focada no tempo de sua necessidade e não no tempo de mandato do agente político.
V – V – V – F – F
F – F – F – V – V
V – V – F – V – V
V – F – F – V – V
F – V – V – V – F

Mais conteúdos dessa disciplina