Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

Cultura

Colégio Objetivo
De acordo com Gramsci (1999, p. 93-94) É preciso destruir o preconceito, muito difundido, de que a filosofia é algo muito difícil pelo fato de ser a atividade intelectual própria de uma determinada categoria de cientistas especializados ou de filósofos profissionais e sistemáticos. É preciso, portanto, demonstrar preliminarmente que todos os homens são “filósofos”, definindo os limites e as características desta “filosofia espontânea”,(...). Após demonstrar que todos são filósofos, ainda que a seu modo, inconscientemente — já que, até mesmo na mais simples manifestação de uma atividade intelectual qualquer, na “linguagem”, está contida uma determinada concepção do mundo — , passa-se ao segundo momento, ao momento da crítica e da consciência, ou seja, ao seguinte problema: é preferível “pensar” sem disto ter consciência crítica, de uma maneira desagregada e ocasional, isto é, “participar” de uma concepção do mundo “imposta” mecanicamente pelo ambiente exterior, ou seja, por um dos muitos grupos sociais nos quais todos estão automaticamente envolvidos desde sua entrada no mundo consciente (...) ou é preferível elaborar a própria concepção do mundo de uma maneira consciente e crítica e, portanto, em ligação com este trabalho do próprio cérebro, escolher a própria esfera de atividade, participar ativamente na produção da história do mundo, ser o guia de si mesmo e não mais aceitar do exterior, passiva e servilmente, a marca da própria personalidade.
Mediante ao contexto exposto acima e conforme os conteúdos apreendidos na terceira unidade e nas aulas, analise as afirmações a seguir em relação às quatro notas apresentadas por Gramsci.
I. Terceira nota: se cada linguagem contiver elementos quanto ao conceito de mundo e de cultura, o maior ou menor também pode ser julgado de acordo com a língua de cada um, mas não se reduzindo a visão do mundo.
II Quarta nota: criar uma nova cultura não é apenas fazer descobertas primitivas, também significa que, o mais importante é divulgar criticamente a verdade que foi descoberta, através da socialização.
III. Segunda nota: não se pode separar a filosofia da história, mas pode separar a cultura da história sem compreender a sua história.
IV. Primeira nota: do ponto de vista da concepção de mundo, pertencemos sempre a um determinado grupo.
a. Apenas I, II e III estão corretas.
b. Apenas II e IV estão corretas.
c. Apenas I, III e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.
User badge image
Estudando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. Terceira nota: se cada linguagem contiver elementos quanto ao conceito de mundo e de cultura, o maior ou menor também pode ser julgado de acordo com a língua de cada um, mas não se reduzindo a visão do mundo. Essa afirmação parece correta, pois reconhece a relação entre linguagem, cultura e visão de mundo. II. Quarta nota: criar uma nova cultura não é apenas fazer descobertas primitivas, também significa que, o mais importante é divulgar criticamente a verdade que foi descoberta, através da socialização. Essa afirmação também está correta, pois enfatiza a importância da divulgação crítica das descobertas. III. Segunda nota: não se pode separar a filosofia da história, mas pode separar a cultura da história sem compreender a sua história. Essa afirmação é problemática, pois a cultura está intrinsecamente ligada à história, e separá-las pode levar a uma compreensão distorcida. IV. Primeira nota: do ponto de vista da concepção de mundo, pertencemos sempre a um determinado grupo. Essa afirmação é verdadeira, pois reflete a ideia de que a nossa concepção de mundo é influenciada pelos grupos sociais aos quais pertencemos. Com base nessa análise, as afirmações I, II e IV estão corretas, enquanto a III não está. Portanto, a alternativa correta é: a) Apenas I, II e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com Netto (2005, p.152) O processo de renovação configura um movimento cumulativo, com estágios de dominância teórico-cultural e ideológica distintos, porém entrecruzando-se, donde a dificuldade de qualquer esquema para representá-lo. (...) no que toca à distribuição diacrônica da elaboração profissional, nosso exame sugere um cenário em que se registram três momentos privilegiados de condensação da reflexão: o primeiro cobre a segunda metade dos anos sessenta, o segundo é constatável um decênio depois e o terceiro se localiza na abertura dos anos oitenta.
Mediante aos três momentos marcantes apresentados por Netto, analise as afirmacoes a seguir.
I. A intenção de ruptura com o Serviço Social tradicional, diferente das anteriores, esta apresenta uma crítica sistemática ao desempenho tradicional e os estudos teóricos, metodológicos e ideológicos que envolviam a profissão com o desejo de romper com qualquer herança do pensamento conservador.
II. A perspectiva modernizadora tinha como propósito adequar o Serviço Social em relação ao instrumento de intervenção e as discussões acerca da perspectiva modernizadora deu-se por meio dos textos dos seminários de Araxá e Teresópolis.
III. A reatualização do conservadorismo, a qual se aprofunda na herança histórica e conservadora da profissão substituindo as bases teórico-metodológicas tendo como referência o crítico-dialético tendo a inspiração na fenomenologia.
IV. A intenção de ruptura: não deveria construir sobre bases quase que inteiramente novas, esta era uma decorrência do seu projeto em não romper substantivamente com o tradicionalismo e suas implicações teórico-metodológico e prático-profissionais.
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas I, II e III estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas II e IV estão corretas.
e. Apenas III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina