Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto: “Do ponto de vista da produção e do trabalho, o final do século XIX e início do XX se caracterizaram pela concentração da produção em grandes fábricas, o que implicou também contingentes de trabalhadores e sua educação”.
Baseado no fragmento e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, sobre o modo de produção capitalista, é correto afirmar que:
A Atividades industriais como principal fonte de negócio e lucros, concentração de renda nas mãos da burguesia industrial.
B A produção de mercadorias com as máquinas começou no século XV.
C A produção artesanal de mercadorias é maioria no capitalismo.
D O trabalhador pode comprar tudo o que produz.
E O processo produtivo não explora o trabalhador.
User badge image
EducaFit

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas com base no fragmento e no contexto do modo de produção capitalista: A) Atividades industriais como principal fonte de negócio e lucros, concentração de renda nas mãos da burguesia industrial. - Esta alternativa está correta, pois reflete a realidade do final do século XIX e início do XX, onde a industrialização levou à concentração de riqueza nas mãos da burguesia. B) A produção de mercadorias com as máquinas começou no século XV. - Esta afirmação é imprecisa, pois a Revolução Industrial, que marca o início da produção em larga escala com máquinas, ocorreu no final do século XVIII e início do XIX. C) A produção artesanal de mercadorias é maioria no capitalismo. - Esta alternativa não é correta, pois o capitalismo, especialmente no período mencionado, é caracterizado pela produção em larga escala nas fábricas, não pela produção artesanal. D) O trabalhador pode comprar tudo o que produz. - Esta afirmação é enganosa, pois, no capitalismo, os trabalhadores muitas vezes não têm acesso a todos os bens que produzem devido à exploração e à desigualdade econômica. E) O processo produtivo não explora o trabalhador. - Esta alternativa é falsa, pois o modo de produção capitalista é frequentemente associado à exploração do trabalhador. Diante da análise, a alternativa correta é: A) Atividades industriais como principal fonte de negócio e lucros, concentração de renda nas mãos da burguesia industrial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a seguinte passagem: “Ainda que se chame atenção para as mudanças, consideramos que, em meados do século XVIII, o mundo era essencialmente rural”.
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Trabalho e educação: uma perspectiva histórica, como foi caracterizado o processo de transição do modo de produção feudal para o capitalista? Assinale a alternativa correta.
A Foi caracterizado como um processo oriundo das sociedades medievais.
B Foi caracterizado pela passagem de trabalho artesanal para a manufatura.
C Foi caracterizado pela passagem do trabalho manufaturado para o artesanal.
D Foi caracterizado pela passagem do modelo capitalista pera o humanista.
E Foi caracterizado pela passagem da Idade Moderna para a Idade Antiga.

Leia o fragmento de texto: “Atenção especial merece o ensino médio no Brasil, considerado, historicamente, como um nível de estudos para a elite”.
Considerando o fragmento e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta características da Pedagogia Escolanovista.
A Representada pelo educador Paulo Freire, tem por finalidade a transformação social, propõe um relacionamento democrático entre professor e aluno, aluno este que transformará o mundo.
B A proposta é de modelar o comportamento humano e atender a necessidade de formação de mão de obra para o sistema de produtividade.
C A Escola deve se adequar às necessidades individuais dos alunos, os conteúdos estabelecidos a partir das experiências vividas e o professor assume o papel de auxiliar a criança no processo de aprendizagem.
D Preparar intelectual e moralmente os alunos, o conhecimento é repassado como verdade absoluta e a relação professor-aluno é caracterizada pelo autoritarismo.
E Os conteúdos são culturais e universais, aqueles incorporados pela humanidade ao longo da história da sua realidade social, e com os determinantes sociais da educação.

Leia o fragmento do artigo a seguir: “Em nossas práticas educativas, saibamos nós explicitá-las ou não, sempre expressamos as visões de ser humano e de educação que temos”.
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Trabalho e educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta a concepção de ser humano numa perspectiva histórico-social:
A O homem, como todas as outras coisas/seres, tem uma essência, uma natureza fixa e imutável.
B O homem é visto como um ser histórico.
C Visão que privilegia o empírico, o conhecimento adquirido pela experiência.
D Concepção que se originou com o Renascimento (séculos XV e XVI).
E Visão também conhecida como concepção metafísica (idealista).

Considere a seguinte passagem: "Na nova teoria de Estado, estruturada para o absolutismo tardio, o soberano tornava-se o primeiro servidor do Estado, que existia para atender às necessidades, aspirações e interesses de todos os súditos".
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Trabalho e educação: uma perspectiva histórica, segundo qual princípio o Marquês de Pombal governou? Assinale a alternativa correta.
A Os princípios religiosos.
B Os princípios do despotismo esclarecido.

Mais conteúdos dessa disciplina