Logo Passei Direto
Buscar

Ergonomia

Outros
Com a expansão capitalista, a busca por mais produtividade e mais lucratividade se acentuou, favorecendo assim, o avanço tecnológico e a concentração de capitais. Essas mudanças tiveram grande impacto sobre o mundo do trabalho, pois, resultou na diminuição de postos de trabalho. Assim este trabalho teve como objetivo verificar, através do discurso do trabalhador, como essas mudanças são percebidas por ele.
Observando o descrito acima atualmente as industrias estão em busca de:
a. Qualificação de quadros e sem trabalho manual automatizar todos os processos industriais.
b. Evoluir tecnologicamente e cientificamente para reduzir o trabalho manual exigindo um mínimo de qualificação.
c. Excluir completamente o trabalho manual e a qualificação reduzida.
d. Excluir completamente o trabalho manual e a qualificação geral.
e. Qualificação de quadros e redução de trabalho manual nos processos de produção indireta.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas com base no contexto apresentado sobre a expansão capitalista e suas consequências no mundo do trabalho. a) Qualificação de quadros e sem trabalho manual automatizar todos os processos industriais. - Essa opção sugere uma automação total, mas a qualificação de quadros é importante, então não é totalmente precisa. b) Evoluir tecnologicamente e cientificamente para reduzir o trabalho manual exigindo um mínimo de qualificação. - Essa opção reflete a busca por tecnologia e a redução do trabalho manual, mas ainda requer alguma qualificação. c) Excluir completamente o trabalho manual e a qualificação reduzida. - Essa opção é extrema, pois a exclusão total do trabalho manual não é uma realidade em muitas indústrias. d) Excluir completamente o trabalho manual e a qualificação geral. - Assim como a anterior, essa opção é muito radical e não condiz com a realidade do mercado de trabalho. e) Qualificação de quadros e redução de trabalho manual nos processos de produção indireta. - Essa opção sugere que há uma busca por qualificação, mas com uma redução do trabalho manual, o que é uma tendência nas indústrias. A alternativa que melhor reflete a busca atual das indústrias, considerando a necessidade de qualificação e a redução do trabalho manual, é a e) Qualificação de quadros e redução de trabalho manual nos processos de produção indireta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A análise ergonômica do trabalho tem como principais objetivos observar, avaliar e também analisar as relações existentes entre demandas relacionadas a doenças ocupacionais, acidentes de trabalho, produtividade com as condições de trabalho existentes e por fim os sistemas e a organização do trabalho.
De acordo com o texto acima e os estudos realizados sobre a definição, coleta e análise ergonômica do trabalho analise.
I. O objetivo principal de uma análise ergonômica é descrever o que o se faz, o que deve ser feito, para assim localizá-lo mais precisamente em seu contexto.
II. As analises ergonômicas permitirão melhor descrever as tarefas e atividades para poder direcionar intervenções de diferentes tipos, como treinamento, o estabelecimento de novos sistemas de organização ou o design de ferramentas, ambientes e sistemas de trabalho.
III. Existem muitos tipos de análise, dependendo dos contextos teóricos e culturais em que foram desenvolvidos, os objetivos específicos que perseguem, a evidência que eles coletam ou o interesse de seus autores pelo específico ou geral.
IV. A ergonomia com finalidade de melhores condições de trabalho para o homem sofreu grande avanço na revolução industrial.
V. As análises ergonômicas devem ser abordadas e descritas de forma concisa e detalhada explicando a metodologia utilizada, todos os resultados obtidos (ausência de risco, risco baixo, risco médio ou risco alto) e também apresentar possíveis sugestões de melhoria.
a. I, II, III, IV, V apenas.
b. II, III, IV, V apenas.
c. I, II, III, V apenas.
d. III, IV, V apenas.
e. I, II, III, IV apenas.

As Normas Regulamentadoras – NR tratam-se do conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho, de observância obrigatória às empresas privadas, públicas e órgãos do governo que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. A análise ergonômica para fins trabalhista, é determinada pela norma regulamentadora 17 (NR-17), da portaria 3214/78, onde em seu item – 17.1.2.
a. Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
b. Todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, que não as leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar, com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes.
c. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.
d. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.
e. Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança.

Sistema homem-máquina-ambiente é um sistema no qual as funções de um operador humano (ou um grupo de operadores) e uma máquina são integrados. Este termo pode também ser usado para enfatizar a vista de tal sistema, como uma única entidade que interage com o ambiente externo.
De acordo com os sistemas existentes assinale a alternativa correta:
I) A categoria "homem-máquina" é um sistema, cujos elementos são homem, carro e meio ambiente. Eles apresentam subsistemas organizados de uma certa maneira e estão sujeitos aos requisitos gerais do sistema.
II) Os sistemas homem-máquina-ambiente interagem, influenciando-se e todo o sistema.
III) Como uma formação natural, o sistema é programado para atingir certos resultados concretos com base em informações de entrada conhecidas como os requisitos gerais do sistema condicionam a atividade dos subsistemas e determinam as características das entradas; A operação do sistema é ativada e gerenciada pela necessidade de atender a esses requisitos; O sistema funciona apenas se todos os seus requisitos forem cumpridos; A falha no cumprimento do sistema não altera a operação.
IV) Como outros sistemas "vivos", o sistema "máquina-máquina" e seus subsistemas operam em tempo e espaço e, portanto, dependem das mudanças feitas nessas dimensões.
V) Todos os parâmetros de saída dos subsistemas devem assegurar que a saída do sistema incompleto de saída seja obtida; caso contrário, o funcionamento dos subsistemas torna-se eficaz.
a. I, II, IV e V apenas.
b. I, II e IV apenas.
c. III, IV e V apenas.
d. II, IV e V apenas.
e. I, II, IV e V apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina