Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Durante o percurso de construção das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Pedagogia, diversas discussões e problematizações foram propostas com o intuito de formular a identidade dos cursos de Pedagogia e, consequentemente, delimitar os campos de atuação e as funcionalidades dos pedagogos.
Nessa perspectiva, até a consolidação e implementação do documento, inúmeras modificações estruturais ocorreram no processo de formulação dos princípios e normas deliberados. Seguindo a afirmação acima, conclui-se que as Diretrizes Curriculares Nacionais têm como premissa:
Instituir os princípios e normas a serem seguidas pelos pedagogos em campos específicos que não estejam além do espaço escolar.
Apresentar diferentes concepções de educação, que envolvem exclusivamente a atuação dos pedagogos em sala de aula e em ambientes formais de ensino.
Estabelecer os princípios, as condições de ensino e de aprendizagem e os procedimentos relativos ao planejamento e avaliação, a serem seguidos pelos órgãos dos sistemas de ensino e pelas instituições de Educação Superior no Brasil.
Definir as competências e habilidades de profissionais da Pedagogia que deverão atuar apenas em ala de aula.
Delimitar quais são os limites e os princípios que norteiam o trabalho dos professores em sala de aula, excluindo-se outros campos de atuação referentes ao campo pedagógico.
User badge image
Pedagogiando

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Pedagogia têm como premissa principal estabelecer os princípios, as condições de ensino e de aprendizagem, e os procedimentos relativos ao planejamento e avaliação, a serem seguidos pelos órgãos dos sistemas de ensino e pelas instituições de Educação Superior no Brasil. Isso significa que elas buscam orientar a formação dos pedagogos de maneira ampla, considerando não apenas a atuação em sala de aula, mas também em outros contextos educacionais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A médica Maria Montessori, a partir de suas pesquisas desenvolvidas, considerava a criança como o pilar dos processos que conduzem à aprendizagem. Tendo isso em vista, grande parte dos pedagogos, especialmente aqueles que atuam na Educação Infantil, provavelmente, já leram suas teorias ou pelo menos ouviu falar sobre elas.
Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa que indica qual é o papel do pedagogo no método Montessoriano:
O ambiente no qual o professor atua não precisa estar equipado e devidamente organizado para que a aprendizagem ocorra por parte dos educandos.
O professor tem um papel secundário, não interferindo no processo de construção dos saberes, dando à criança total liberdade para agir e atuar nos espaços dispostos.
Cabe ao professor conhecer e dominar os recursos e técnicas de apresentação propostos no método Montessoriano, com o objetivo de orientar, da melhor maneira possível, a criança que realiza as atividades.
O professor deve permitir que os alunos tenham plena liberdade para agirem de forma espontânea durante as aulas, independentemente do comportamento apresentado durante a realização das atividades.
É papel do professor conhecer e gerir com destreza os recursos dispostos no método Montessoriano, intervindo, sempre de maneira mais rígida, quando há erros casuais por parte do aluno, durante a execução das atividades.

A estrutura dos cursos de Pedagogia deve invariavelmente contemplar a diversidade nacional e a autonomia pedagógica das instituições de ensino, sempre abarcando um núcleo de estudos básicos que compreendam a diversidade e a multiculturalidade existente no Brasil. Em acordo com as informações acima expostas, assinale a alternativa que aponta para o conjunto de conhecimentos que um curso de Pedagogia deve oferecer:
Deve dispor de atividades práticas que sejam desassociadas das bases teóricas.
Deve apresentar um núcleo de estudos integradores que proporcionem aos alunos um enriquecimento curricular.
Deve oferecer um núcleo de aprofundamento em estudos específicos não diversificados.
Deve apresentar um núcleo de estudos que enfoque apenas práticas educativas, sem salientar ou citar demandas sociais e culturais.
Deve promover investigações sobre processos educativos e gestoriais restritos ao ambiente escolar.

Mais conteúdos dessa disciplina