Logo Passei Direto
Buscar
Leia o extrato de texto: "O MEC prevê para a escola níveis de autonomia setoriais com interligação entre si [...] além de seguir as legislações pertinentes a todas as normas padronizadas na Constituição; por isso, claramente evidencia-se que a autonomia é relativa, pois está ligada ao sistema escolar".
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto da Rota de Aprendizagem, Aula 5, relacione os níveis de autonomia setoriais da escola listados abaixo às suas respectivas características:
( ) Refere-se ao gerenciamento e criação de planos, projetos e programas dentro do ambiente escolar.
( ) Refere-se a elaboração e reorganização curricular.
( ) Refere-se ao gerenciamento dos recursos financeiros que a escola dispõe.
A 3 - 1 - 2
B 1 - 3 - 2
C 3 - 2 - 1
D 1 - 2 - 3
E 2 - 3 - 1
User badge image
Didaticamente

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as características e relacioná-las aos níveis de autonomia setoriais da escola: 1. Refere-se ao gerenciamento e criação de planos, projetos e programas dentro do ambiente escolar. 2. Refere-se à elaboração e reorganização curricular. 3. Refere-se ao gerenciamento dos recursos financeiros que a escola dispõe. Agora, vamos correlacionar as características com os números: - A primeira característica (gerenciamento e criação de planos, projetos e programas) pode ser associada ao nível de autonomia que envolve a gestão escolar, que é a 1. - A segunda característica (elaboração e reorganização curricular) se refere à autonomia curricular, que é a 2. - A terceira característica (gerenciamento dos recursos financeiros) se relaciona à autonomia financeira, que é a 3. Portanto, a sequência correta é: 1 - 2 - 3. Assim, a alternativa correta é: D 1 - 2 - 3.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia a passagem de texto: “[...] técnicas são instâncias intermediárias, os componentes operacionais de cada proposta que viabilizarão a implementação do método em questões práticas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, P. L. O. Didática. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 33.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Didática sobre as técnicas da transmissão-assimilação, assinale a alternativa que as elenca corretamente:
A Preparação do aluno; assimilação; resolução de problemas; verbais.
B Apresentação do conteúdo; problema; coleta de dados; plenárias.
C Instrução programada; hipótese; experimentação; problema.
D Aulas expositivas; exercícios; demonstração didática.
E Apresentação do conteúdo; sequência lógica; continuidade; integração.

Leia o texto: Aprender é um processo permanente de busca por parte do estudante, pesquisa e interatividade com a realidade em que vive. Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
Considerando o texto e conteúdos do livro-base Didática sobre o pressuposto da aprendizagem com ênfase no aprender a aprender, difundido nos anos 2000, assinale a alternativa correta:
A Os alunos devem ser produtivos, ativos, criativos, com aprendizagem centrada no fazer e nas práticas de interação.
B Os educandos devem ser críticos e autônomos, capazes de aprender sozinhos e, gradativamente, vai sendo retirado o papel do professor no processo da aprendizagem.
C Os estudantes devem ser passivos e disciplinados, sendo o professor a figura central do processo de aprendizagem.
D Os professores têm papel fundamental na transmissão do conhecimento teórico, sendo os alunos coadjuvantes nesse processo.
E Aprender a aprender significa dizer que os alunos do século XXI são mais capazes de aprender sozinhos do que os alunos do século XX.

Leia o fragmento de texto: “Para compreender a razão de ser das formas e das práticas de interação entre professores e alunos assumidas em uma determinada teoria pedagógica, é preciso entender que esta é produzida socialmente [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, P. L. O. Didática. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 32.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Didática sobre os conceitos de métodos e técnicas na didática, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características: 1. Método 2. Técnica ( ) Determina o tipo de interação que será estabelecida entre o professor e o aluno. ( ) É o componente operacional de uma proposta metodológica. ( ) Viabiliza a implementação do método nas práticas. ( ) É o que sistematiza e unifica o processo de ensino. Agora, assinale a alternativa apresenta a sequência correta:
A 1 – 2 – 1 – 2
B 2 – 2 – 2 – 1
C 1 – 2 – 2 – 1
D 2 – 1 – 1 – 2
E 2 – 2 – 1 – 1

Mais conteúdos dessa disciplina