Logo Passei Direto
Buscar
Os vetores possuem aplicações interessantes nas navegações, pois considera-se sempre a influência de rios, mares e oceanos na trajetória resultante. Se os navegadores não estiverem atentos às contribuições do leito de navegação, é possível haver um distanciamento significativo do destino final, atrasando a viagem.
Uma balsa faz a travessia entre dois lados de um canal, como mostra a figura. O navegador se distraiu e percebeu que, em vez de chegar no porto I, acabou atracando no porto II, devido à contribuição da maré na trajetória da embarcação. De acordo com o texto e a figura apresentados, e considerando os conteúdos estudados sobre estática abstrata, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A distância entre os portos I e II é de 3km.
II. ( ) Para se chegar ao porto I, a direção da trajetória da embarcação deveria ter sido 180° rotacionada em relação à direção que ela seguiu.
III. ( ) Se desejar voltar ao porto de origem, o navio deverá manter a direção do caminho de ida, mas com o sentido oposto.
IV. ( ) Para sair do porto II e chegar ao porto I, basta vencer a influência da corrente gerada pela maré e ir no sentido oposto a ela.
1. V, F, F, V.
2. F, V, V, V.
3. V, F, V, F.
4. V, F, V, V.
5. F, V, F, V.
User badge image
Desvendando com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: I. ( ) A distância entre os portos I e II é de 3km. Não temos informações suficientes no texto para confirmar essa afirmação, então consideramos como falsa (F). II. ( ) Para se chegar ao porto I, a direção da trajetória da embarcação deveria ter sido 180° rotacionada em relação à direção que ela seguiu. Essa afirmação é verdadeira (V), pois se a embarcação se desviou do caminho, uma rotação de 180° indicaria que ela deveria ter seguido na direção oposta para chegar ao destino correto. III. ( ) Se desejar voltar ao porto de origem, o navio deverá manter a direção do caminho de ida, mas com o sentido oposto. Essa afirmação é verdadeira (V), pois para retornar ao ponto de origem, o navio deve seguir a mesma trajetória, mas no sentido inverso. IV. ( ) Para sair do porto II e chegar ao porto I, basta vencer a influência da corrente gerada pela maré e ir no sentido oposto a ela. Essa afirmação é verdadeira (V), pois para chegar ao porto I, o navio deve contrabalançar a correnteza e seguir na direção correta. Agora, organizando as respostas: I - F II - V III - V IV - V Portanto, a sequência correta é: 5. F, V, F, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Corpos suspensos são exemplos bem práticos para a aplicação da estática dos corpos rígidos. Para se manterem no estado atual, é preciso que as componentes vertical e horizontal das forças de tração dos fios que o suspendem estejam em equilíbrio.
Um corpo de massa M= 50kg está suspenso assimetricamente por dois fios A e B, cujos ângulos com a horizontal estão apresentados na figura. Sabendo que a aceleração da gravidade local é de 10 m/s², que sen 30º=cos 60º=0,5e sen 60º=cos 30º=0,866, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A força de tração no fio A é de 433 N.
II. ( ) A força de tração no fio B é de 250 N.
III. ( ) As magnitudes das componentes horizontais das forças de tração dos fios A e B valem 200 N cada.
IV. ( ) A componente vertical da força de tração do fio A vale aproximadamente o triplo da componente vertical da força de tração do fio B.
1. F, F, V, V.
2. V, V, V, F.
3. V, V, F, F.
4. F, F, V, F.
5. V, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: “Quando um corpo A exerce uma força sobre um corpo B (uma ‘ação’), então o corpo B exerce uma força sobre o corpo A (uma ‘reação’). Essas duas forças têm o mesmo módulo e a mesma direção, mas possuem sentidos contrários. Essas duas forças atuam em corpos diferentes.”
Considerando essas informações, o enunciado da terceira lei de Newton e lembrando que as forças sempre surgem em pares de mesma natureza, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Em um corpo em repouso no plano horizontal, a força peso desse corpo é uma força de ação, enquanto a força Normal do plano é a reação a esta força.
II. ( ) Quando estamos empurrando um móvel para a direita, recebemos uma força deste móvel para a esquerda.
III. ( ) O movimento de andar de uma pessoa ocorre devido a uma força de atrito que empurra a pessoa para trás quando empurramos o chão para frente.
IV. ( ) Um foguete se movimenta devido à reação da força de impulsão dada aos gases de escape de seu bocal.
1. V, F, F, V.
2. V, F, V, F.
3. F, V, V, V.
4. F, V, F, V.

O conceito de equilíbrio está relacionado com a estabilidade, ou seja, com a manutenção do estado atual de um ponto material ou corpo rígido. Essa hipótese é fundamental para se estudar a subdivisão da mecânica chamada estática, pois os corpos estão em repouso e assim permanecerão.
Um corpo está suspenso através de dois fios, como mostra a figura. Sabendo que a força de tração nos fios A e B e de 100 N em cada fio, sen 60º=0,866, cos 60º=0,5 que a aceleração da gravidade local é aproximadamente de 10 m/s², analise as afirmativas a seguir:
I. A massa do corpo é de 10 kg.
II. As componentes verticais das forças de tração dos fios valem 86,6 N cada.
III. A componente horizontal da tração no fio A tem sentido oposto ao do fio B e valor de 50 N.
IV. Se dobrarmos a massa M do corpo, as componentes horizontais das forças de tração manterão sua magnitude inalterada.
1. I e III.
2. III e IV.
3. I e IV.
4. II e IV.
5. II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina