Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o papel da linguística na argumentação, analise as asser––ções a seguir:
Escolha a alternativa correta:
I- Sandig (2009, p. 57) salienta que “os textos, sendo geralmente unidades complexas, são usados em situações (situacionalidade) para resolver problemas na sociedade (intencionalidade/função textual)”.
II- Seja através de textos falados ou escritos, a arte de argumentar consiste na aspiração do autor em convencer o interlocutor a crença ou a ação daquilo que é dito através das palavras.
a. A asserção I não tem relação com a asserção II.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. Ambas as asserções são falsas.
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada asserção: I- Sandig (2009, p. 57) salienta que “os textos, sendo geralmente unidades complexas, são usados em situações (situacionalidade) para resolver problemas na sociedade (intencionalidade/função textual)”. Essa asserção parece verdadeira, pois reflete a ideia de que os textos têm uma função social e são utilizados em contextos específicos para atender a necessidades ou resolver problemas. II- Seja através de textos falados ou escritos, a arte de argumentar consiste na aspiração do autor em convencer o interlocutor a crença ou a ação daquilo que é dito através das palavras. Essa asserção também é verdadeira, pois descreve corretamente o objetivo da argumentação, que é persuadir o interlocutor. Agora, vamos analisar as alternativas: a. A asserção I não tem relação com a asserção II. Falsa, pois ambas tratam do papel dos textos e da argumentação. b. As asserções I e II são proposições verdadeiras. Verdadeira, ambas as asserções são corretas. c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Falsa, pois ambas são verdadeiras. d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Falsa, pois ambas são verdadeiras e a II pode ser vista como uma extensão da I. e. Ambas as asserções são falsas. Falsa, pois ambas são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: b) As asserções I e II são proposições verdadeiras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material