Logo Passei Direto
Buscar
A ideia de insignificância penal centra-se no conceito
(A) formal de crime.
(B) material de crime.
(C) analítico de crime.
(D) subsidiário de crime.
(E) aparente de crime.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A ideia de insignificância penal, também conhecida como princípio da bagatela, refere-se à noção de que certas condutas, embora tipificadas como crime, são tão irrelevantes que não justificam a intervenção do Direito Penal. Essa ideia está mais relacionada ao conceito material de crime, que considera a lesão ou o perigo de lesão a bens jurídicos. Analisando as alternativas: (A) formal de crime - Refere-se à tipificação legal, mas não aborda a relevância da conduta. (B) material de crime - Relaciona-se à proteção de bens jurídicos e é a mais adequada para a ideia de insignificância penal. (C) analítico de crime - Não é um conceito comum na discussão sobre insignificância penal. (D) subsidiário de crime - Refere-se à aplicação do Direito Penal apenas quando não há outras formas de resolver a questão, mas não é o foco da insignificância. (E) aparente de crime - Também não é um conceito que se relaciona diretamente com a ideia de insignificância penal. Portanto, a alternativa correta é: (B) material de crime.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sendo o concurso de pessoas operado no território brasileiro, mas o crime sendo integralmente executado no exterior, aplica-se ao partícipe e ao coautor:
A) Quanto ao coautor o princípio da Ubiquidade, sendo punido pela Lei Brasileira ou pela Lei Estrangeira.
B) A Lei Brasileira
C) A Lei estrangeira.
D) Irá depender de onde ambos estejam no momento da instrução penal.

Estão corretas as afirmativas
I. A lei excepcional ou temporária aplica-se exclusivamente ao fato praticado e julgado durante sua vigência.
II. Considera-se praticado o crime no momento do resultado.
III. Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
IV. Segundo entendimento sumulado do Supremo Tribunal Federal, a lei penal mais leve aplica-se ao crime continuado ou ao permanente, se a sua vigência for anterior à cessação da continuidade ou da permanência, haja vista que tal interpretação mais benéfica ao acusado privilegia o princípio constitucional de presunção de inocência.
A) II e IV, apenas.
B) I, II e III, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) III e IV, apenas.

Acerca das regras de territorialidade e de extraterritorialidade da lei penal, assinale a opção correta. Crime de genocídio praticado fora do território brasileiro poderá ser julgado A no Brasil quando cometido contra povo alienígena por estrangeiro domiciliado no Brasil. Crime contra a administração pública nacional, praticado no exterior, ficará B sujeito à lei brasileira quando o agente criminoso que estava a serviço da administração regressar ao Brasil. O brasileiro que praticar crime em território estrangeiro poderá ser punido, C devendo ser aplicada ao fato a lei penal brasileira, ainda que o agente não mais ingresse no Brasil. Crime praticado em embarcação de propriedade de governo estrangeiro, D quando se encontrar em mar territorial brasileiro, ficará sujeito à lei penal brasileira. Crime praticado em aeronave brasileira de propriedade privada, em E território estrangeiro, não se sujeita à lei penal brasileira, mesmo que não seja julgado no exterior.

A aeronave Tropicália é de propriedade da União e está sobrevoando país estrangeiro quando Joecy, passageiro da aeronave, é acusado de cometer crime culposo durante o voo. Nesse caso, de acordo com a parte geral do Código Penal, é correto afirmar:
A Aplica-se a lei estrangeira do local de sobrevoo.
B A aeronave é considerada extensão do território nacional brasileiro.
C A tipificação de crimes culposos não se aplica a sobrevoos.
D Caberá ao Estado brasileiro decidir qual lei será aplicada.
E A aplicação da lei cabível dependerá de tratados internacionais.

Segundo dispõe o artigo 7º, inciso I, do Código Penal, fica sujeito à lei brasileira, embora cometido no estrangeiro, o crime
(A) de genocídio, ainda que o agente seja estrangeiro e não resida no Brasil.
(B) contra o patrimônio do Presidente da República.
(C) contra a liberdade de Ministro das Relações Exteriores.
(D) contra o patrimônio de fundação instituída pelo Poder Público.
(E) contra a vida de empregado de Sociedade de Economia Mista.

A extraterritorialidade presente no art. 7º do Código Penal se divide em condicionada e incondicionada. Na extraterritorialidade incondicionada, aplica-se a lei nacional a determinados crimes cometidos fora do território, independentemente de qualquer condição, ainda que o acusado seja absolvido ou condenado no estrangeiro, EXCETO
a) quando o crime for contra a vida ou a liberdade do Presidente da República.
b) quando o crime for contra o patrimônio ou a fé pública da União, do Distrito Federal, de Estado, de Território, de Município, de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público.
c) no caso de genocídio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil.
d) quando, por tratado ou convenção, o Brasil se obrigou a reprimir o crime praticado.
e) quando o crime for contra a administração pública, por quem está a seu serviço.

Sílvio foi condenado pela prática de crime de roubo, ocorrido em 10/01/2017, por decisão transitada em julgado, em 05/03/2018, à pena base de 4 anos de reclusão, majorada em 1/3 em razão do emprego de arma branca, totalizando 5 anos e 4 meses de pena privativa de liberdade, além de multa. Após ter sido iniciado o cumprimento definitivo da pena por Sílvio, foi editada, em 23/04/2018, a Lei nº 13.654/18, que excluiu a causa de aumento pelo emprego de arma branca no crime de roubo. Ao tomar conhecimento da edição da nova lei, a família de Sílvio procura um(a) advogado(a). Considerando as informações expostas, o(a) advogado(a) de Sílvio
a) não poderá buscar alteração da sentença, tendo em vista que houve trânsito em julgado da sentença penal condenatória.
b) poderá requerer ao juízo da execução penal o afastamento da causa de aumento e, consequentemente, a redução da sanção penal imposta.
c) deverá buscar a redução da pena aplicada, com afastamento da causa de aumento do emprego da arma branca, por meio de revisão criminal.
d) deverá buscar a anulação da sentença condenatória, pugnando pela realização de novo julgamento com base na inovação legislativa.

Marque a alternativa correta que representa o princípio da territorialidade:
A Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território internacional.
B Aplica-se a lei estrangeira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.
C Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.
D Aplica-se a lei brasileira, com prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.
E Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito nacional, ao crime cometido no território nacional.

Mais conteúdos dessa disciplina