Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
A ideia de cidade educadora é baseada na premissa de que toda ação de educar não é tarefa somente da escola e da família, é uma responsabilidade de toda a sociedade, em que a cidade, além de desempenhar suas atividades tradicionais, promove um papel educador na vida dos cidadãos. Assim sendo, a educação não acontece apenas em espaços formais, ela também é resultado das experiências vivenciadas na cidade. Portanto, uma cidade educadora deve ser democrática e participativa.
Considerando a citação acima e de acordo com a videoaula 2, tema 2 - O estatuto da cidade, assinale a alternativa que indica corretamente o objetivo do Estatuto da Cidade:
A Estabelece normas de ordem privada e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.
B Estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do desequilíbrio ambiental.
User badge image
psicopedagogia360

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao objetivo do Estatuto da Cidade. A) Estabelece normas de ordem privada e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. B) Estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do desequilíbrio ambiental. A alternativa A menciona "ordem privada", o que não é o foco do Estatuto da Cidade, que se preocupa mais com a ordem pública. Além disso, a parte que fala sobre "desequilíbrio ambiental" na alternativa B é incorreta, pois o objetivo é promover o equilíbrio ambiental, não o desequilíbrio. Portanto, a alternativa correta é a) A Estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que indica corretamente a importância de se considerar o IDHM para a análise de regiões, municípios e regiões metropolitanas:
A Por ser uma alternativa à leitura de desenvolvimento realizada pela análise do PIB, entendendo-se que desenvolvimento humano é sinônimo de desenvolvimento econômico e deve ser centrado nas pessoas e na ampliação de seu bem-estar e da capacidade e liberdade de escolha.
B Por ser uma alternativa à leitura de desenvolvimento realizada pela análise do PIB, entendendo-se que desenvolvimento humano não é sinônimo de desenvolvimento econômico e deve ser centrado nas empresas e na ampliação de seu bem-estar e da capacidade e liberdade de escolha.
C Por ser uma alternativa à leitura de desenvolvimento realizada pela análise do PIB, entendendo-se que desenvolvimento humano não é sinônimo de desenvolvimento econômico e deve ser centrado no capital e na incapacidade e liberdade das pessoas fazerem escolha.
D Por ser uma alternativa à leitura de desenvolvimento realizada pela análise do PIB, entendendo-se que desenvolvimento humano não é sinônimo de desenvolvimento econômico e deve ser centrado nas pessoas e na ampliação de seu bem-estar e da capacidade e liberdade de escolha.
E Por ser uma alternativa à leitura de desenvolvimento realizada pela análise do PIB, entendendo-se que desenvolvimento humano não é sinônimo de desenvolvimento econômico e deve ser centrado no trabalhador e na reestruturação de seu bem-estar sem liberdade de escolha.

Leia o extrato de texto: "O Estatuto da Cidade regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece as diretrizes gerais da política urbana, as quais são princípios básicos que orientam a ação urbanística municipal com base no instrumento básico – o plano diretor".
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta corretamente qual a relação entre o ideal da cidade educadora com o princípio da Gestão Democrática:
A O princípio da gestão democrática garante a participação da população nas decisões que interessam a todos e contribuem para o processo de planejamento urbano participativo. Conforme o livro-base “o ideal da cidade educadora ratifica o princípio da gestão democrática pontuado pelo Estatuto da Cidade, o qual garante a participação popular nas decisões de interesse público e, portanto, contribui para o processo de planejamento urbano participativo” (livro-base, p. 75).
B O princípio da gestão democrática possibilita que a população expresse seus anseios e obriga a participação daqueles que muito reclamam e pouco fazem.
C O princípio da gestão democrática oferece garantias a população de que suas necessidades serão atendidas pois há o envolvimento da maioria das pessoas.
D Esse princípio foi adotado devido a necessidade de se criar evidências perante o governo federal de que a população está envolvida com as políticas públicas.
E Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da Sociedade com a escola é a relação que existe entre o ideal da cidade educadora e o princípio da gestão democrática.

Leia o seguinte texto: "Carbonell [...] recupera ideias apresentadas por Rousseau para explicar parte do debate sobre o ensino nas escolas no final do século XX. Segundo o autor, existe uma relação inerente entre a natureza e a essência da criança. Nesse sentido, a natureza seria o educador, que garante o crescimento e o desenvolvimento das crianças sem necessitar de qualquer interferência de instituições ou de pessoas adultas ‘que lhes impõem modelos artificiais e alteram a sua ordem natural’".
Considerando a citação e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que representa a relação da escola com a vida do final do século XX:
A A educação é ausente em todos os aspectos do cotidiano da criança.
B A educação escolar tornou-se meio de a criança promover-se na vida.
C A relação da criança com o meio em que vive torna-se um aspecto importante. Comentário: Esta é a alternativa correta pois, de acordo com o livro-base, “ a relação da escola com a vida tornou-se uma das premissas de todos projetos inovadores e a educação passou a ser vista de maneira ampla, como permanente, presente em todos os aspectos cotidianos. Resgatou-se a conexão da criança, do aluno com o meio em que vive” (livro-base, p. 28).
D Percebeu-se que o meio em que a criança vive não contribui com a aprendizagem escolar.
E Somente a educação escolar é considerada para a aprendizagem da criança.

Mais conteúdos dessa disciplina