Logo Passei Direto
Buscar
Durante o período de exploração do ouro, vários impostos e cargas tributárias foram criadas pela coroa portuguesa na tentativa de garantir a manutenção dos privilégios da vida na corte.
Dos impostos criados aquele que não corresponde ao período do ciclo do ouro é
o quinto era o repasse de 20% de tudo que fosse extraído de ouro.
a finta era uma cobrança por cidade mineradora que conforme a época variava de 30 a 100 arrobas de ouro por ano
a derrama que constituía na cobrança de impostos atrasados, cuja lógica era o recolhimento de tudo que as pessoas tinham de valor como forma de receber os impostos atrasados.
o lastro que era o valor em depósito em ouro com a função de servir como garantia ao dinheiro para a emissão de novas notas.
a capitação (17 gramas por escravo) era calculada conforme a quantidade de escravos que os mineradores possuíam em idade superior a 12 anos.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

O imposto que não corresponde ao período do ciclo do ouro é o "lastro". O lastro, que se referia ao valor em depósito em ouro para garantir a emissão de novas notas, não era um imposto criado especificamente durante o ciclo do ouro, ao contrário dos outros mencionados, que eram diretamente relacionados à exploração e à tributação do ouro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(Fuvest) No Brasil colonial, a escravidão caracterizou-se essencialmente por destinar os trabalhos mais penosos aos negros e mais leves aos índios. pelo incentivo da igreja e da coroa à escravidão de índios e negros. por sua vinculação exclusiva ao sistema agrário exportador. por impedir a emigração em massa de trabalhadores livres para o brasil. X por estar amplamente distribuída entre a população livre, constituindo a base econômica da sociedade.


Mais conteúdos dessa disciplina