Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com Lepienski (2015): “A supervisão em psicologia clínica surgiu na relação de Sigmund Freud e Josef Breuer, na qual discutiram fenômenos clínicos observados em pacientes histéricas e desenvolveram juntos formulações conceituais para o entendimento de fenômenos psicológicos de suas clientes (Hess, 2008). Desde então, a supervisão é um dos processos centrais na formação continuada do terapeuta, pois é o meio primário pelo qual se perpetuam as tradições, práticas e cultura da psicoterapia (Watkins, 2012), independentemente da linha teórica ou da proposta curricular adotada (Watkins & Scaturo, 2013).
Assinale a alternativa que indica benefícios da supervisão clínica para a formação do psicoterapeuta.
a. Amplia os contatos do psicoterapeuta, portanto, aumenta o número de pacientes.
b. Incentiva a permanência na área clínica, pois os erros são a maior causa de desistência.
c. Estimula o desenvolvimento, a iniciativa e a autoconfiança no exercício da prática clínica.
d. Reduz o índice de mudança de uma abordagem teórica para outra.
e. Estimula o debate entre as teorias, pois a supervisão apoia-se na comparação entre teorias distintas.
User badge image
PsiCaSaude

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação aos benefícios da supervisão clínica para a formação do psicoterapeuta: a) Amplia os contatos do psicoterapeuta, portanto, aumenta o número de pacientes. - Embora a supervisão possa ajudar na construção de uma rede de contatos, esse não é um benefício central da supervisão clínica. b) Incentiva a permanência na área clínica, pois os erros são a maior causa de desistência. - A supervisão pode ajudar a lidar com erros, mas o foco principal é no desenvolvimento profissional e não apenas na permanência. c) Estimula o desenvolvimento, a iniciativa e a autoconfiança no exercício da prática clínica. - Esta alternativa reflete bem um dos principais objetivos da supervisão, que é promover o crescimento e a confiança do psicoterapeuta em sua prática. d) Reduz o índice de mudança de uma abordagem teórica para outra. - A supervisão não necessariamente reduz mudanças de abordagem, mas pode ajudar a integrar diferentes perspectivas. e) Estimula o debate entre as teorias, pois a supervisão apoia-se na comparação entre teorias distintas. - Embora a supervisão possa envolver discussões teóricas, o foco principal é no desenvolvimento do terapeuta. Após essa análise, a alternativa que melhor indica um benefício da supervisão clínica para a formação do psicoterapeuta é: c) Estimula o desenvolvimento, a iniciativa e a autoconfiança no exercício da prática clínica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Prestar serviços psicológicos na sociedade exige, por parte dos psicólogos, agir com atenção, diligência e cuidado na sua relação com os usuários, ou seja, prestar serviços legítimos e relevantes, tendo em vista as circunstâncias e os limites ético-profissionais, e de acordo com: 1) o seu título, especialidade ou expertise, resultado do processo de formação profissional básica e continuada; 2) os pressupostos oriundos do estado da arte da ciência psicológica acerca de fatos e fenômenos cuja interpretação exige o ponto de vista psicológico; 3) as regras consagradas pela prática profissional, orientadas pelas relações de compromisso dos psicólogos com o favorecimento ou melhorias das condições de vida, saúde e funcionamento psicológico dos usuários; 4) os recursos disponíveis para o exercício adequado da atividade profissional. Condutas profissionais são construídas e aperfeiçoadas ao longo do processo de formação do psicólogo, organizado em torno de demandas curriculares, práticas supervisionadas, disseminação de conhecimentos técnico-científicos, desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem, confronto de interesses de grupos específicos e de diferenças culturais, assim como processos de cooperação e colaboração entre pares.
Indique a alternativa que aponta os principais instrumentos ou recursos que garantem o fazer psicológico responsável.
a. A Constituição Federal e o Código de Ética Profissional.
b. A colaboração entre pares e título de psicólogo.
c. A consciência ética dos profissionais da psicologia, somada a legislação vigente – o Código de Ética Profissional.
d. O modelo médico que influencia a prática psicológica.
e. As orientações em grupo e a troca com professores experientes.

As psicoterapias são consideradas práticas de atenção psicológica que visam a auxiliar o indivíduo a lidar com seu sofrimento emocional. [...]. As psicoterapias têm sido reconhecidas como uma das formas prioritárias para a resolução de problemas de saúde mental, ao lado de técnicas e procedimentos empregados pela psicofarmacoterapia, reabilitação psicossocial e profissional, dentre outras (Organização Mundial da Saúde - OMS, 2002; Santeiro, 2008). Embora essa reflexão da OMS acerca do emprego da psicoterapia pareça nova, deve-se destacar que as psicoterapias são procedimentos sistemáticos e cientificamente fundamentados, cuja inscrição histórica é relativamente recente, já que remonta a pouco mais de um século. Trata-se de campo fragmentado e multifacetado, atravessado por uma pluralidade de sistemas teóricos e abordagens, embora apenas cerca de duas dezenas delas sejam dominantes (Hanns, 2004; Santos, 2007; Weissmann, Markowitz & Klerman, 2009).
Assinale a alternativa que indica de que modo a existência de diversas teorias psicoterápicas apresentam uma limitação do processo de validação das psicoterapias.
a. Apesar das teorias se diferenciarem, o conjunto de técnicas se assemelha profundamente e isso enfraquece invalida as teorias.
b. As teorias e técnicas psicoterápicas perdem a validade com o passar o tempo em função das mudanças sociais de cada época.
c. A psicologia não defende suas teorias na linguagem que as demais ciências compreendem.
d. As diferentes teorias psicoterápicas adotam o referencial teórico e isso confunde cientistas de outras áreas.
e. Vários modelos teóricos, cada um à sua maneira, podem acessar a mesma vida psíquica e adotar técnicas diferentes para trata-la.

Mais conteúdos dessa disciplina