Logo Passei Direto
Buscar
Considere o extrato de texto: “Uma das ferramentas para aumentar o nível de atividade física e minimizar o comportamento sedentário é o estímulo por parte dos profissionais de saúde para que os idosos sejam mais ativos de forma geral. Entre as estratégias preconizadas está a orientação para que os idosos adicionem pequenas quantidades de atividade física no dia a dia e aumentem o tempo em atividades de baixa intensidade, como caminhada leve. [...]. A caminhada é reconhecida como uma atividade física básica porque é acessível, barata e mais segura do que outras formas extenuantes de exercício, e pode ser monitorada e quantificada. [...]. Os benefícios para saúde física e mental da caminhada como exercício físico de intensidade moderada são amplamente reconhecidos. As atividades físicas de leve intensidade, como a caminhada utilitária, têm demonstrado efeitos positivos sobre os parâmetros de composição corporal (menor índice de massa corporal e circunferência da cintura), sobre a redução dos níveis de proteína C-reativa e de resistência à insulina, além de diminuir o risco de mortalidade”.
Com base no trecho do artigo e os conteúdos do texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 3 – Atividades Aeróbicas, de Exercício Físico e Envelhecimento, analise as seguintes afirmativas:
I. Atividades físicas aeróbicas apresentam uma resposta negativa sobre a condição cardiovascular dos idosos, levando a um aumento da pressão arterial sistêmica.
II. Ao prescrever atividades aeróbicas para os idosos deve-se levar em consideração as características e condições físicas de cada um.
III. Como resposta à prática regular de exercícios aeróbicos, o coração se torna mais eficiente, suprindo as demandas de sangue do corpo em repouso com menor frequência cardíaca.
IV. Os esportes coletivos e individuais são desencorajados para os idosos, até mesmo para aqueles que já praticavam quando mais jovens.
V. O planejamento de atividade aeróbica para a população idosa deve ter atenção e cuidada quanto às alterações que ocorrem no organismo durante o envelhecimento.
A I, II e III
B I, IV e V
C II, III e IV
D II, IV e V
E II, III e V
User badge image
EducaFit

ano passado

User badge image
EducaFit

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. Atividades físicas aeróbicas apresentam uma resposta negativa sobre a condição cardiovascular dos idosos, levando a um aumento da pressão arterial sistêmica. FALSO. Atividades físicas aeróbicas geralmente têm um efeito positivo na condição cardiovascular, ajudando a reduzir a pressão arterial. II. Ao prescrever atividades aeróbicas para os idosos deve-se levar em consideração as características e condições físicas de cada um. VERDADEIRO. É fundamental considerar as condições individuais dos idosos ao prescrever atividades físicas. III. Como resposta à prática regular de exercícios aeróbicos, o coração se torna mais eficiente, suprindo as demandas de sangue do corpo em repouso com menor frequência cardíaca. VERDADEIRO. A prática regular de exercícios aeróbicos melhora a eficiência cardíaca. IV. Os esportes coletivos e individuais são desencorajados para os idosos, até mesmo para aqueles que já praticavam quando mais jovens. FALSO. Embora haja precauções, muitos idosos podem continuar a praticar esportes, desde que sejam adaptados às suas condições. V. O planejamento de atividade aeróbica para a população idosa deve ter atenção e cuidado quanto às alterações que ocorrem no organismo durante o envelhecimento. VERDADEIRO. É importante considerar as mudanças que ocorrem com o envelhecimento ao planejar atividades físicas. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são II, III e V. Portanto, a alternativa correta é: E) II, III e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Atente para a seguinte citação: "[...] um dos grandes desafios desse século é a criação de estratégias para o cuidado da população idosa que apresenta diversas particularidades e ainda uma elevada prevalência de doenças crônicas degenerativas e incapacitantes. As doenças crônicas degenerativas são caracterizadas pela ausência de regeneração dos sistemas acometidos e, por desenvolverem um efeito progressivo e severo, provocam sofrimento e desgaste ao idoso. A segunda doença neurodegenerativa mais prevalente em idosos é a Doença de Parkinson [...]. Os déficits funcionais decorrentes dos sintomas da Doença de Parkinson alteram a vida cotidiana da pessoa com a doença, já que passam a ser realizadas cada vez mais de forma lenta e a demandar maior esforço. Com isso, esses idosos podem perder um senso de autocontrole, de autoeficácia e muitas vezes apresentar sintomas de depressão [...]. Além do tratamento farmacológico, torna-se necessário um atendimento multidisciplinar visando atender todas as questões que o idoso com a Doença de Parkinson esteja vivenciando e para que este possa manter melhores condições de vida".
Considerando o trecho do artigo e os conteúdos do texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 5 – Fatores Neurológicos, de Exercício Físico e Envelhecimento sobre os fatores neurológicos que interferem na prescrição de um programa de treinamento de exercício físico pelos idosos, avalie as seguintes proposições:
I. As alterações neurológicas, como a perda de memória e a diminuição do desempenho motor, são comuns em idosos e interferem na prescrição de exercícios físicos.
II. Os fatores neurológicos, que sofrem alteração em decorrência do envelhecimento, facilitam a autonomia e a realização de atividades físicas.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o excerto de texto: "Os resultados da presente pesquisa demonstraram que o acesso a localidades propícias à prática de AF, a percepção de segurança no bairro e o suporte social estiveram associados à prática de caminhada no lazer. Já para AFMV, encontrou-se associação com o suporte social. Em geral, as associações foram mais fortes para os indivíduos do sexo feminino [...]. A associação do suporte social com a caminhada no lazer e com a atividade física moderada e vigorosa no lazer é um importante resultado, uma vez que intervenções para promoção da AF devem considerar as redes de apoio social em suas propostas. O suporte social pode tornar a prática de AF mais agradável, atuando na formação de parcerias entre amigos, vizinhos e parentes, e como agente motivador para que outras pessoas do bairro se exercitem".
Considerando o trecho do texto e os conteúdos do livro-base Educação física e envelhecimento sobre os fatores ambientais intervenientes na prática do exercício, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) As condições climáticas são um dos fatores ambientais que interferem na prática de atividade física pelos idosos, por conta da dificuldade de manter a homeostase da temperatura corporal.
II. ( ) A segurança do ambiente deve ter uma atenção especial ao se planejar a prática de atividade física para idosos.
III. ( ) Quanto mais frágil for o idoso, menor será o impacto fisiológico dos fatores ambientais.
IV. ( ) Os cuidados com a manutenção e segurança do ambiente são indispensáveis, pois a redução da percepção sensorial aumenta o risco de acidentes dos idosos, durante a prática de exercícios físicos.
V. ( ) A prevenção de acidentes se limita às modificações estruturais do ambiente.
A V – V – F – V – F.
B V – V – F – F – F.
C V – F – F – V – V.
D F – V – F – V – F.
E F – F – V – F – V.

Leia o excerto de texto: "Com o processo de envelhecimento da população surgem propostas de intervenções por meio de práticas regulares de atividades físicas voltadas para a promoção do envelhecimento ativo [...], como forma de minimizar as perdas biopsicossociais desse processo [...]. Dentre as diversas possibilidades de exercícios físicos disponíveis para os idosos, a hidroginástica e a natação vêm se destacando pela conquista cada vez maior de adeptos [...]. Vários estudiosos apontam que a prática regular de hidroginástica e natação é adequada à população idosa, em função do ambiente aquático ser particularmente apropriado para essa faixa etária por facilitar a locomoção, oferecendo menos impacto aos ossos e às articulações destes indivíduos que, naturalmente, estão mais frágeis em virtude do avanço da idade".
Considerando o trecho do artigo e os conteúdos do texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 1 – Ginástica, Hidroginástica e Treinamento Funcional, avalie as seguintes proposições:
I. A hidroginástica é uma atividade física recomendada para os idosos devido às suas vantagens para a saúde.
II. É uma atividade que minimiza o impacto nas articulações e as protege contra lesões, além de ajudar a melhorar a força muscular, a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação dos idosos.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o seguinte excerto de texto: "[...] o sedentarismo está associado a vários fatores e a investigação dos fatores que influenciam e determinam a realização de atividades físicas (AF) vem sendo uma preocupação de alguns pesquisadores [...] à medida que sua compreensão pode fornecer informações que levem a uma intervenção mais efetiva. Neste sentido, sabe-se que existem muitos influenciadores que diferem de pessoa para pessoa e que contribuem para a prática ou não de AF, e que estes fatores podem ser influenciados pela idade. Com isso, a realização de estudos que auxiliem na compreensão dos fatores influenciadores e suas consequências, pode favorecer a promoção de um envelhecimento ativo e de qualidade".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, este está disponível em: AMORIM, Marize et al. Fatores influenciadores para adoção de prática de atividades físicas percebidos por pessoas longevas. Revista da Educação Física/UEM, v. 25, p. 273-283, 2014. p. 273. Disponível em: https://www.scielo.br/j/refuem/a/FBX5N4KypWJ5QQk7dRcWBbL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 jan. 2023. Com base no trecho do artigo e nos conteúdos do texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 1 – Fatores Ambientais, de Exercício Físico e Envelhecimento, analise as seguintes afirmativas:
I. A prática de atividades físicas em um ambiente quente é benéfico e não apresenta riscos para os idosos.
II. A falta de espaço com acessibilidade adequada para realizar atividades físicas é um fator que afeta negativamente a aplicação de exercícios para idosos.
III. A falta de segurança é um fator que pode impedir a realização de atividades físicas por idosos.
IV. O inverno é um fator positivo e que exige um controle menor na aplicação de exercícios para os idosos.
V. Os equipamentos e tipo de exercícios são exemplos de fatores que interferem na prática regular de exercícios físicos pelos idosos.
A I, II e III
B I, IV e V
C II, III e IV
D II, IV e V
E II, III e V

Leia o trecho de texto: "[...] as atividades de educação em saúde, principalmente, as realizadas em grupo, podem contribuir na saúde do idoso com comorbidades, promover a sua saúde e prevenir os agravos. Percebe-se a necessidade de focar em programas educativos para idosos com morbidades e não pensar que o número das comorbidades poderá afetar o desempenho e os resultados, mas entender que essas práticas poderão beneficiar a saúde desses indivíduos. Os programas educacionais são meios para promoção da qualidade de vida, tanto em curto ou longo prazo, [...] em que o programa incluiu parâmetros de atividade física, estado nutricional e apoio social [...] Ênfase merece ser dada ao entendimento de que quando as ações de educação em saúde são realizadas, levando em consideração todos os aspectos supracitados, e ao adotar a disciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, elas promovem o desenvolvimento do conhecimento e a saúde dos idosos envolvidos".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, este está disponível em: MALLMANN, Danielli Gavião et al. Educação em saúde como principal alternativa para promover a saúde do idoso. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, p. 1763-1772, 2015. http://scielo.br/pdf/csc/v20n6/1413-8123-csc-20-06-1763.pdf. Acesso em: 31 jan. 2023. Considerando o trecho do artigo e os conteúdos do texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 4 – Interdisciplinaridade na Atuação, de Exercício Físico e Envelhecimento, avalie as seguintes proposições:
I. O atendimento interdisciplinar envolve diversas áreas de conhecimento que tratam a patologia sem uma interação entre si, e é fundamental para a atuação com idosos.
II. As discussões interdisciplinares buscam chegar a um protocolo comum para todos os profissionais envolvidos no atendimento do indivíduo idoso e na obtenção de um tratamento mais efetivo.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Considere o trecho de texto: “A baixa tolerância aos estressores físicos e psicológicos pode repercutir na prática das atividades físicas, e sua redução representa um efeito importante na síndrome da fragilidade. Para alguns autores, a atividade física está associada à qualidade de vida e a melhores indicadores de saúde, sendo considerada fator determinante no envelhecimento. Desse modo, pode contribuir para a preservação da função motora e do bem-estar psicológico do idoso, auxiliar na prevenção e no tratamento de algumas doenças e, ainda, potencializar o desenvolvimento das atividades de vida diária. A necessidade da prática de atividades físicas realizadas por idosos tem sido tema de interesse para pesquisas, devido à importância da mobilidade na manutenção da independência e da autonomia.
Considerando o trecho do artigo e os conteúdos do texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 1 – Fatores Ambientais, de Exercício Físico e Envelhecimento sobre os fatores intervenientes na prescrição e aplicação de um programa de treinamento de exercício físico pelos idosos, avalie as seguintes proposições:
I. Controle da intensidade, volume e amplitude do movimento podem ser feitas de maneira geral, considerando as características comuns a todos os idosos
II. A adaptação aguda ao exercício físico é mais rápida no organismo dos idosos.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho de texto: “Os exercícios de força são indispensáveis em qualquer programa de condicionamento físico. Por meio do treinamento de força, [...] constatou que indivíduos com idade acima de 90 anos obtiveram ganhos de força e melhorias tanto na capacidade funcional quanto no aumento da mobilidade geral. Idosos submetidos ao treinamento de força apresentam aumento significativo na ativação, potência e aumento da massa e força muscular. [...] relataram ganho na capacidade funcional de idosos após a participação no programa de treinamento de força. [...] os exercícios físicos que visam o aumento da força muscular exercem efeitos benéficos sobre a qualidade de vida. O aumento na expectativa de vida e a vulnerabilidade a doenças crônico-degenerativas e comorbidades remetem à busca de intervenções que minimizem os efeitos deletérios do envelhecimento, com consequente melhoria da qualidade de vida”.
Com base no trecho do artigo e nos conteúdos do texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 4 – Treinamento Resistido, de Exercício Físico e Envelhecimento, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Na prescrição de treinamento com pesos para idosos deve-se dar preferência a exercícios com contração isométrica e levar em consideração o volume, intensidade e frequência de treinamento.
II. ( ) As adaptações agudas ao exercício físico precisam ser levadas em consideração ao prescrever treinamento com pesos para idosos.
III. ( ) As adaptações crônicas ao exercício físico ocorrem tanto em adultos jovens como nos idosos.
IV. ( ) O aumento da frequência cardíaca, intensidade da respiração, da pressão arterial, da temperatura corporal, são exemplos de adaptações crônicas, em resposta ao treinamento resistido, observadas no organismo do idosos.
V. ( ) A prescrição de treinamento com pesos para idosos deve levar em consideração o volume, intensidade e frequência de treinamento, escolha dos exercícios, velocidade do movimento e o intervalo entre as séries.
A F – V – V – F – V
B F – V – F – V – F
C F – V – F – V – V
D V – F – V – V – F
E V – F – V – F – V

Mais conteúdos dessa disciplina