Buscar

quais são as vantagens e desvantagens dos materiais cerâmicos?

💡 4 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

As vantagens dos materiais cerâmicos são que eles podem ser operados em altas temperaturas, possuem alto grau de dureza e alta resistência ao desgaste. Um exemplo em que essas vantagens são aproveitadas ao máximo pode ser visto nos fornos onde outros tipos de materiais são aquecidos. Em quase toda sua totalidade eles são feitos de materiais cerâmicos, justamente devido a grande resistência à altas temperaturas. Outra vantagem que esse material possui é o fato de não ser um bom condutor de eletricidade, ou seja, é um bom material isolante. Já suas desvantagens são o risco de o material sofrer lascas, além de possuir rejuntes trabalhosos de se limpar. Em especial a formação de lascas, pode corromper o material por inteiro pois nos materiais cerâmicos, após a primeira lasca, a tendência é que a mesma aumente e se alastre pelo objeto, fazendo com que apareçam as primeiras trincas.

5
Dislike0
User badge image

Matheus Adolfo

Vantagens.

Os materiais cerâmicos têm muitas vantagens em relação a outros materiais, entre elas, três principais: capacidade de operação em altas temperaturas, alta dureza e alta resistência ao desgaste. Por essa razão, são aptos a serem usados em situações que exigem pouco desgaste, tanto em temperatura ambiente quanto em temperaturas elevadas.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0366-69132011000300003&script=sci_arttext

 

Desvantagens 

A cerâmica esmaltada pode ser muito escorregadia quando molhada, os rejuntes são trabalhosos de limpar e a cerâmica é fria e dura para os pés. Cerâmica de baixa qualidade pode lascar e os pisos que tenham sido colocados em superfícies que não estavam perfeitamente lisas podem rachar.

http://www.ehow.com.br/vantagens-desvantagens-ardosia-ceramica-porcelanato-info_45313/

http://www.bimbon.com.br/aprenda/bloco-de-concreto-x-bloco-ceramico-na-alvenaria-estrutural/

 

 

 

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais