Logo Passei Direto
Buscar
Considere o seguinte fragmento de texto: “Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. É introduzida pelas conjunções subordinativas e classificada de acordo com as circunstâncias que exprimem”.
Segundo os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre as orações subordinadas adverbiais, assinale a alternativa cuja reescrita do enunciado “Todo começo é difícil, portanto, é necessária muita disciplina para não perder o foco.” apresenta um valor de sentido condicional:
A Se todo começo é difícil, muita disciplina é necessária para que o foco não seja perdido.
B O início de algo difícil demanda muita disciplina, portanto, exige foco.
C Iniciar algo é difícil e requer muita disciplina para que o foco seja mantido.
D Todo começo é difícil, porém muita disciplina é necessária para que o foco seja mantido.
E Muita disciplina é exigida a fim de se começar algo difícil.
User badge image
GramáticaEmFoco

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para identificar a alternativa que apresenta um valor de sentido condicional, precisamos entender que orações condicionais geralmente começam com "se" e expressam uma condição que deve ser atendida para que algo aconteça. Vamos analisar as alternativas: A) "Se todo começo é difícil, muita disciplina é necessária para que o foco não seja perdido." - Esta opção apresenta uma condição clara, utilizando "se", o que indica um valor condicional. B) "O início de algo difícil demanda muita disciplina, portanto, exige foco." - Esta frase não expressa uma condição, mas sim uma consequência. C) "Iniciar algo é difícil e requer muita disciplina para que o foco seja mantido." - Embora mencione a dificuldade, não apresenta uma condição. D) "Todo começo é difícil, porém muita disciplina é necessária para que o foco seja mantido." - Esta frase apresenta uma adversidade, mas não uma condição. E) "Muita disciplina é exigida a fim de se começar algo difícil." - Esta opção fala sobre a necessidade de disciplina, mas não expressa uma condição. Portanto, a alternativa que apresenta um valor de sentido condicional é: A) Se todo começo é difícil, muita disciplina é necessária para que o foco não seja perdido.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto de texto a seguir: “De acordo com dados da Sinopse do Professor da Educação Básica, divulgada pelo MEC (Ministério da Educação) no fim de 2010, existem quase 2 milhões de professores, dos quais mais de 1,6 milhão são do sexo feminino”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARNIK, Simone. Brasil: 8 em 10 professores da educação básica são mulheres. . Acesso em 07 jul. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre flexões morfológicas, a ocorrência da palavra “professores”, tal qual destacada no fragmento, justifica-se, pois:
A Trata-se de um adjetivo que recebe flexão de gênero e de número em língua portuguesa.
B Trata-se de um adjetivo que, no contexto indicado, recebe flexão de número a fim de concordar com o verbo “existir”, conjugado na terceira pessoa do plural.
C Trata-se de um substantivo que, no contexto indicado, recebe somente a flexão de gênero devido às normas da língua portuguesa.
D É um nome que apresenta, no contexto indicado, além da flexão de número, a flexão de gênero, no caso, masculino, por ser esta a forma não marcada em língua portuguesa.
E Diz respeito a um advérbio que recebe flexões de gênero e número para se adequar ao padrão culto da língua portuguesa.

Considere o seguinte fragmento de texto: “As orações subordinadas adverbiais são iniciadas com uma conjunção subordinativa (ou locução), isto é, aquelas que ligam as frases (principal e a subordinada). São classificadas em nove tipos, de acordo com a circunstância que exprimem na frase”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TODA Matéria. Orações subordinadas adverbiais. . Acesso em 23 set. 2016.
Tendo presente as discussões realizadas no livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre os tipos de orações, é correto afirmar que a oração destacada em “A Maria fez exames para avaliar seu estado de saúde.” é uma...
A oração coordenada sindética completiva nominal.
B oração subordinada substantiva objetiva direta.
C oração coordenada assindética explicativa.
D oração subordinada adjetiva restritiva.
E oração subordinada adverbial final.

Atente para a seguinte situação: Suponha que em uma determinada produção textual, um aluno X tenha escrito, em certo trecho de sua narrativa, o seguinte enunciado: “A porta deliberadamente correu para o fundo da sala”. Fonte: Citação criada pelo autor desta questão.
De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre os papéis semânticos e a gramaticalidade ou não das sentenças, o enunciado proferido pelo aluno na dada citação...
A é agramatical visto que o papel semântico atribuído ao termo [para o fundo da sala] é de alvo.
B é agramatical, pois a estrutura argumental do verbo [correr] exige que seu argumento externo seja um ser animado, no contexto apresentado.
C é gramatical, uma vez que a estrutura argumental do verbo “correr” exige dois argumentos e estes foram saturados pelos sintagmas [a porta] e [o fundo da sala].
D é gramatical, já que [a porta] desempenha papel temático de causa.
E é agramatical, devido ao fato de que [a porta] recebe papel temático de paciente, no contexto indicado.

Considere o texto a seguir: No Brasil, os homens sempre tiveram o direito de votar e ser votados. As mulheres, a partir de 1933, também. Esses fatos revelam o quanto a sociedade brasileira precisa “crescer” para, de fato, ser democrática. Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre elementos anafóricos, é correto afirmar que a afirmação “As mulheres, a partir de 1933, também”, destacada na citação acima apresenta:
A uma elipse, cuja referência é “tiveram o direito de votar e ser votadas”.
B uma anáfora, cuja referência é “também”.
C uma anáfora estabelecida pela conjunção “e”.
D uma elipse, cuja referência é “sempre tiveram o direito de votar e ser votadas”.
E uma elipse, cuja referência é “os homens sempre”.

Considere a afirmação a seguir: “[...] podemos observar que a expressão linguística muitas vezes não é suficiente para que se possa identificar os referentes dos elementos anafóricos de um discurso, ou seja, nem sempre um determinado elemento é mencionado explicitamente antes de se fazer referência a ele por meio de uma anáfora [...]. O caso típico de anáfora é o dos pronomes e das elipses”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FULGÊNCIO, Lúcia. O problema da interpretação dos elementos anafóricos. Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte/MG, 1983. p. 1 e 15. . Acesso em 08 maio 2018.
Tendo em vista a citação acima e conforme os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre os elementos anafóricos, é correto afirmar que, no enunciado “Maçãs, morangos e uvas são os alimentos mais contaminados por agrotóxicos; cebola, abacate e milho não.”, verifica-se:
A um exemplo de anáfora devido à presença da conjunção “e”.
B um caso de elipse, cuja referência é “são alimentos”.
C um caso de anáfora e tem como referência “maçãs, morangos e uvas”.
D um caso de elipse, cuja referência é “não são os alimentos mais contaminados por agrotóxicos”.
E um exemplo de anáfora e sua referência é “cebola, abacate e milho”.

Leia o fragmento de texto abaixo: “Entre os complementos, contam-se os objetos (direto e indireto) e o predicativo. Ao lado do objeto indireto incluo o ‘complemento’ adverbial, exigido, como aquele, por determinados verbos que se complementam com locativos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUFT, Celso Pedro. Moderna gramática brasileira. São Paulo: Globo, 2002, p. 32.
De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa a respeito da classificação dos complementos de um verbo, é correto afirmar que:
A Os objetos são os complementos de um verbo e podem ser de dois tipo: direto e indireto.
B Os objetos são os complementos de um verbo e podem ser de dois tipos: segmentados e não segmentados.
C Os pronomes são os complementos de um verbo e podem ser de dois tipos: segmentados e não segmentados.
D Os artigos são os complementos de um verbo e podem ser de dois tipos: direto e indireto.

Atente para a seguinte afirmação: “Predicado é aquilo que se declara a respeito do sujeito. Nele é obrigatória a presença de um verbo ou locução verbal. Quando se identifica o sujeito de uma oração, identifica-se também o predicado. Em termos, tudo o que difere do sujeito (e do vocativo, quando ocorrer) numa oração é o seu predicado”.
Conforme os conteúdos livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre a classificação do predicado das orações de acordo com a gramática normativa tradicional, ordene cada uma das seguintes sentenças ao seu respectivo predicado: 1. O imóvel é novo. 2. A imobiliária alugou o imóvel. 3. João mudou feliz. ( ) Predicado verbo-nominal ( ) Predicado verbal ( ) Predicado nominal Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 1 – 2 – 3
B 1 – 3 – 2
C 3 – 2 – 1
D 2 – 1 – 3
E 2 – 3 – 1

Leia o fragmento de texto a seguir: “Um período composto por coordenação é uma frase ou oração composta, assim como é uma frase ou oração complexa ‘período composto por subordinação’. Uma fase sem verbo é normalmente uma oração que sofreu transformação(ões) de supressão ou elipse”.
De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa em relação ao período composto por coordenação, é correto afirmar que:
A As orações classificadas como conclusivas indicam uma ideia contrária àquela enunciada na primeira oração.
B As orações classificadas como aditivas são usadas quando queremos apenas adicionar uma informação.
C As orações classificadas como aditivas são utilizadas quando queremos concluir alguma coisa com base no que foi dito anteriormente.
D As orações classificadas como conclusivas são usadas quando queremos apenas adicionar uma informação.
E As orações classificadas como adversativas são utilizadas para explicar alguma coisa.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Todas as palavras que constituem o léxico da língua podem ser analisadas dentro da predicação. Os predicados são semanticamente interpretados como designadores de propriedades ou relações, e suas categorias são distinguidas segundo suas propriedades formais e funcionais”.
De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre os tipos de predicados, indique a alternativa que apresenta um predicado verbo-nominal.
A Maria trouxe o livro.
B Nós somos professores.
C Pedro corre pensativo.
D O cachorro late muito.
E Roubaram nossa casa.

Mais conteúdos dessa disciplina