Logo Passei Direto
Buscar
Entre os desafios vivenciados nos espaços escolares, está em fazer com que os estudantes participem e se envolvam nas atividades que possibilitem pensar, refletir e a buscar soluções para problemas.
A expectativa de educadores a esse respeito é no sentido de que:
A Participando e se envolvendo, além de desenvolver autonomia no processo de aprendizagem escolar e aprender, o estudante estará se preparando para enfrentar os obstáculos do seu cotidiano e da vida. Envolvimento em atividades que visam a solução de problemas; que favorecem a interação e a troca; que trabalham com informações, experimentos, comprovações e análise crítica, propiciam não apenas a aprendizagem dos conteúdos escolares, mas também o desenvolvimento mais amplo do sujeito.
B Nessa perspectiva de envolvimento e de participação dos estudantes, somente por meio de projetos de aprendizagem colaborativos será possível garantir tudo isso e, portanto, que eles tenham possibilidade de pensar, refletir e de buscar soluções para os problemas tanto nas atividades escolares quanto do cotidiano.
C Para que os estudantes tenham possibilidade de pensar, refletir e de buscar soluções para as atividades escolares a serem desenvolvidas, eles precisam se livrar de conhecimentos prévios e do que já pensam a respeito do assunto em estudo ou de outros semelhantes.
D Para garantir total envolvimento e participação dos estudantes, é preciso que a escola e os educadores disponham de infraestrutura que permita realizar todo o processo de estudos via internet e que possam, também, disponibilizar as atividades a serem desenvolvidas por eles, em algum recurso tecnológico digital.
User badge image
Perguntas sobre Projetos de Ensino

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que melhor reflete a expectativa dos educadores em relação à participação e envolvimento dos estudantes nas atividades escolares. A) Esta alternativa fala sobre a importância do envolvimento dos estudantes para desenvolver autonomia e prepará-los para enfrentar obstáculos, além de destacar a aprendizagem e o desenvolvimento amplo do sujeito. Essa perspectiva é bastante alinhada com as práticas pedagógicas que valorizam a participação ativa dos alunos. B) Esta opção sugere que apenas projetos de aprendizagem colaborativos podem garantir a participação e o envolvimento dos estudantes. Embora projetos colaborativos sejam importantes, a afirmação é muito restritiva, pois existem outras formas de engajamento. C) Esta alternativa afirma que os estudantes precisam se livrar de conhecimentos prévios para pensar e refletir. Isso não é uma abordagem adequada, pois o conhecimento prévio é fundamental para a construção do aprendizado. D) Esta opção enfatiza a necessidade de infraestrutura e recursos tecnológicos para garantir o envolvimento dos estudantes. Embora a tecnologia possa ser um facilitador, não é o único fator que garante a participação e o envolvimento. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete a expectativa dos educadores sobre a participação e o envolvimento dos estudantes nas atividades escolares é a A. Ela aborda a importância do envolvimento para o desenvolvimento da autonomia e a preparação para enfrentar desafios, além de promover uma aprendizagem mais ampla.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Que o material didático contemple diferentes linguagens, para que possa atender as expectativas e objetivos de todos em suas diferentes realidades.
a princípio pode considerar a produção ou a seleção e indicação de materiais (textos escritos, audiovisuais, animações, gráficos, mapas, entre outros) que contemplem os conteúdos-base e também materiais complementares - ou de apoio.
I. A princípio pode considerar a produção ou a seleção e indicação de materiais (textos escritos, audiovisuais, animações, gráficos, mapas, entre outros) que contemplem os conteúdos-base e também materiais complementares - ou de apoio.
II. O conteúdo do material-base deve servir como dinamizador, permitindo, sempre que possível, que o estudante estabeleça relações entre o que estuda (teoria) e a sua realidade local (prática), na vida cotidiana pessoal, ou até mesmo na área que atua, caso já trabalhe.
III. Que o estudante seja informado sobre os objetivos dos conteúdos a serem estudados, como esses conteúdos estão organizados e sobre as atividades que deve realizar. Ter esclarecimentos também, sobre demais recursos (hiperlinks, interações, questões para reflexões, indicação de referência/citações, entre outros), existentes no material, com respectivos objetivos.
IV. Que o conteúdo a ser estudado seja repassado aos estudantes em texto, exclusivamente, impresso.
V. Que o estudante possa mediar a autoaprendizagem. Portanto, o material além de servir como dinamizador dos estudos, precisa ser visualmente agradável, atrativo e convidativo à leitura e que favoreça a compreensão.
VI.
a I; III; V e VI.
b I; II; III; IV e VI.
c IV; V e VI.
d Todas estão corretas.

O desenvolvimento de projetos pedagógicos de aprendizagem pode ser potencializado com a metodologia de ensino híbrido.
Em relação a essa questão, marque (C) para certa ou (E) para errada em cada uma das alternativas a seguir.
A As etapas do projeto que demandam reflexões e produções mais práticas, criativas e por vezes de campo e supervisionadas, podem ocorrer nos momentos presenciais em sala de aula, já as que contemplam mais as informações básicas podem ser concentradas no ambiente virtual para desenvolvimento a distância.
B O desenvolvimento de projetos compartilhados, além de propiciar diversos avanços favorece a combinação de etapas a serem realizadas tanto em momentos com interações presenciais como a distância. Para as atividades a distância, os estudantes podem, por exemplo, pesquisar sobre a temática trabalhada na internet, consultar publicações em bibliotecas da escola ou de outro estabelecimento, assistir a audiovisuais, animações, entre outros.
C Após essa visão geral obtida com a pesquisa de informações básicas sobre a temática, os estudantes já terão pleno domínio do assunto em estudo e também já terão aplicado os conhecimentos adquiridos, relacionando-os à realidade que vivem.
D De volta à sala de aula, pode ser feito um diagnóstico para ver que informações os estudantes levantaram e o que necessita ser complementado. Essas informações podem ser socializadas entre os alunos favorecendo o engajamento de todos nas atividades do projeto e a aquisição básica por aqueles que ainda não conseguiram.

Nos dias atuais, o cotidiano dos jovens é cada vez mais de uma geração acostumada a jogar, a enfrentar desafios e buscar recompensas, a competir e também a cooperar, portanto, um universo onde se sentem à vontade e têm facilidade.
Diante desse cenário, o que pode ser pensado e explorado no espaço escolar para favorecer a aprendizagem dos estudantes?
a A possibilidade compatível com as dos jogos explorados pela geração atual, seria de ações roteirizadas e independentes de outras características exploradas nos jogos. Portanto, basta que as atividades escolares trabalhem, exclusivamente, com roteiros.
b Podem ser pensadas, por exemplo, atividades que propiciam explorar, testar, refletir, estabelecer relações lógicas entre as percepções que vão sendo construídas a respeito de cada situação vivenciada, para tomar decisões, para resolver etapas e desafios e prosseguir. Atividades que podem ir evoluindo, aprofundando e se tornando mais complexas à medida que os estudantes avançam, assim como ocorre em jogos.
c No espaço escolar, o que pode ser pensado e mais favorece o desenvolvimento de ações semelhantes às exploradas em jogos de entretenimento são as aulas expositivas, com o professor fica à frente lendo e registrando no quando os assuntos a serem copiados pelos estudantes.
d O simples fato dos estudantes utilizarem recursos tecnológicos e conexão à internet, já significa que se encontram imersos em ações semelhantes às contidas em jogos e simuladores.

Mais conteúdos dessa disciplina