Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
O aluno precisa ultrapassar o papel de passivo, de escutar, ler, decorar e ser repetidor fiel dos ensinamentos do professor, para tornar-se criativo, crítico, pesquisador e atuante; para produzir conhecimento.
A prática que reconhecidamente dá aos estudantes o protagonismo na aprendizagem é:
a. A prática interdisciplinar.
b. A prática transdisciplinar.
c. A prática disciplinar.
d. A prática tradicional.
e. A prática multidisciplinar.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa pergunta, precisamos entender o que significa dar protagonismo ao aluno na aprendizagem. O texto menciona que o aluno deve ultrapassar um papel passivo e se tornar criativo, crítico e atuante, o que sugere uma abordagem que envolve a integração de diferentes áreas do conhecimento e a participação ativa do estudante. Vamos analisar as opções: a) A prática interdisciplinar - Essa prática envolve a integração de diferentes disciplinas, permitindo que os alunos façam conexões entre elas e desenvolvam um aprendizado mais significativo. Isso se alinha com a ideia de protagonismo. b) A prática transdisciplinar - Essa prática vai além da interdisciplinaridade, buscando integrar e transcender as disciplinas, promovendo uma aprendizagem mais holística e contextualizada. Também se alinha com o protagonismo. c) A prática disciplinar - Essa prática se refere ao ensino focado em uma única disciplina, o que não promove o protagonismo do aluno. d) A prática tradicional - Essa prática geralmente envolve um ensino mais expositivo e passivo, onde o aluno não tem protagonismo. e) A prática multidisciplinar - Essa prática envolve o ensino de várias disciplinas, mas sem necessariamente integrá-las, o que não promove o protagonismo de forma efetiva. Diante dessa análise, as opções que mais se alinham com a ideia de dar protagonismo ao aluno são a) prática interdisciplinar e b) prática transdisciplinar. No entanto, a prática transdisciplinar é a que mais enfatiza a integração e a participação ativa do aluno. Portanto, a resposta correta é: b) A prática transdisciplinar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com Libâneo (1990), cabe à didática converter alguns objetivos de ensino, bem como selecionar conteúdos e métodos em função deles, estabelecer vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos.
Ante o exposto, esses objetivos tratados por Libâneo seriam:
a. Socioculturais e pedagógicos.
b. Sociopolíticos e pedagógicos.
c. Pedagógicos e socioeducativos.
d. Pedagógicos e didáticos.
e. Socioeconômicos e pedagógicos.

A docente partiu de uma curiosidade de seus alunos, que desejavam conhecer melhor o Pantanal; explorar esse lugar tão distinto do ambiente urbano da nossa cidade de Rio Piracicaba, em Minas Gerais.
Considerando a experiência oferecida, podemos afirmar que os professores usaram que forma de ensinar?
a. Pluridisciplinar.
b. Interdisciplinar.
c. Transdisciplinar.
d. Disciplinar.
e. Multidisciplinar.

Segundo Morin (2002a, p. 113), as disciplinas nasceram de uma tentativa de organizar o conhecimento. Elas tendem a ter linguagem, metodologia e teorias próprias.
Morin está se referindo à:
a. Dificuldade que existe em articular conhecimentos, sendo eles tão fragmentados na escola.
b. Necessidade de fragmentar, de forma cartesiana, o conhecimento para que haja compreensão eficiente.
c. Necessidade de partir de partes pequenas para entender o todo.
d. Dificuldade do professor em entender de onde saiu a parte do todo.
e. Diferença no todo e em partes na ideia de René Descartes.

De acordo com Sanchez Vázquez (1977, p. 241), “a práxis é, na verdade, atividade teórico-prática; ou seja, tem um lado ideal, teórico, e um lado material, propriamente prático, com a particularidade de que só parcialmente, por um processo de abstração, podemos separar, isolar um do outro”.
Nesse contexto, considera-se que a práxis pedagógica não está sujeita:
a. Ao conhecimento do professor.
b. Ao currículo.
c. À legislação vigente.
d. Ao momento histórico.
e. À realidade do aluno.

Um importante autor dos estudos da didática – entendendo a educação como o objeto de estudo da pedagogia – definiu a educação como um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento, envolvendo a formação de qualidades humanas, físicas, morais, intelectuais e estéticas dentro de um contexto de relações sociais.
O autor que tratou desse conceito de educação à luz da pedagogia foi:
a. Jean Piaget.
b. Libâneo.
c. Jan Amos Comenius.
d. John Dewey.
e. Henri Wallon.

Conhecido por seus ideais construtivistas, esse teórico foi um biólogo sueco que investiu na observação científica rigorosa com relação à aquisição do conhecimento.
Sendo assim, ante o contexto supramencionado, marque a alternativa que corresponde ao teórico em questão:
a. Henri Wallon.
b. Ovide Decroly.
c. Jean Piaget.
d. Carl Rogers.
e. Célestin Freinet.

Mais conteúdos dessa disciplina