Buscar

Qual o conceito de atitude na psicologia social?

💡 6 Respostas

User badge image

Gabriel S. Gonçalves

Basicamente, o conceito de ATITUDE, segundo a psicologia social, é constuído por três componentes: AFETOS, PENSAMENTOS e COMPORTAMENTOS. Afetos são os sentimentos envolvidos em todos os outros aspectos da atitude, são, inclusive, responsaveis em nos fazer gostar ou não gostar das coisas. Pensamentos são concepções que obtemos ao longo de nossa vida, aprendizagens culturais, por exemplo, etc. Comportamentos são expressões de nosso corpo, no entanto, os afetos e pensamentos também estão envolvidos nesse componente. 
Espero ter ajudado.

:)

6
Dislike1
User badge image

Marques Alves Valente

 Psicologia Social é o estudo científico da influência recíproca entre as pessoas (interação social) e do processo cognitivo gerado por esta interação (pensamento social).

—Todos os seres humanos vivem em constante processo de dependência e interdependência em relação a seus semelhantes.

—Um aperto de mão, uma reprimenda, um elogio, um sorriso, um simples olhar de uma pessoa em direção a outra suscitam nesta última uma resposta que caracterizamos como social. Por sua vez, a resposta emitida servirá de estímulo à pessoa que a provocou, gerando por seu turno um outro comportamento desta última, estabelecendo-se assim o processo de interação social.

Atitudes são formadas desde quando somos crianças. Nossas crenças, cultura, comportamentos, etc são frutos das interações sociais e estas vão variar depedendo do ambiente em que estejamos incluídos.

 

Dica: Leia o de Psicologia Social de Aroldo Rodrigues e col.

3
Dislike0
User badge image

Rocha .

Atitude é uma norma de procedimento que leva a um determinado comportamento. É a concretização de uma intenção ou propósito. De acordo com a psicologia, a atitude é comportamento habitual que se verifica em circunstâncias diferentes. As atitudes determinam a vida anímica de cada indivíduo.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais