Logo Passei Direto
Buscar
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas feministas: uma breve introdução, marque a alternativa que aponta a concepção de Judith Butler sobre gênero e sexo:
Qual a alternativa que aponta a concepção de Judith Butler sobre gênero e sexo?
A - Para a pesquisadora, o sexo é anterior à cultura, enquanto gênero é construído socialmente com interesses específicos.
B - Judith Butler problematiza o conceito de gênero indicando que se trata de algo anterior à cultura, ou seja, não é possível naturalizar as diferenciações sexuais.
C - Os conceitos de gênero e sexo, segundo a pesquisadora, sofreram alteração a partir das teorias antropológicas que desconsideram o aspecto cultural do termo.
D - Ao contrapor a concepção de sexo ao conceito de gênero, Judith Butler indica que é preciso contextualizar a corrente antropológica em questão para compreender os termos.
E - Para a Butler, tanto gênero quanto sexo são produtos de relações de poder, criados para atender interesses políticos e sociais.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas com base na concepção de Judith Butler sobre gênero e sexo: A - Para a pesquisadora, o sexo é anterior à cultura, enquanto gênero é construído socialmente com interesses específicos. Incorreta. Butler argumenta que tanto gênero quanto sexo são construções sociais, não que o sexo seja anterior à cultura. B - Judith Butler problematiza o conceito de gênero indicando que se trata de algo anterior à cultura, ou seja, não é possível naturalizar as diferenciações sexuais. Incorreta. Butler não considera o gênero como algo anterior à cultura; ela defende que é uma construção social. C - Os conceitos de gênero e sexo, segundo a pesquisadora, sofreram alteração a partir das teorias antropológicas que desconsideram o aspecto cultural do termo. Incorreta. Butler não diz que as teorias antropológicas desconsideram o aspecto cultural, mas sim que gênero e sexo são construções sociais. D - Ao contrapor a concepção de sexo ao conceito de gênero, Judith Butler indica que é preciso contextualizar a corrente antropológica em questão para compreender os termos. Incorreta. Embora Butler discuta a relação entre sexo e gênero, essa alternativa não reflete sua principal argumentação. E - Para a Butler, tanto gênero quanto sexo são produtos de relações de poder, criados para atender interesses políticos e sociais. Correta. Esta alternativa reflete a ideia central de Butler de que tanto gênero quanto sexo são construções sociais influenciadas por relações de poder. Portanto, a alternativa correta é: E - Para a Butler, tanto gênero quanto sexo são produtos de relações de poder, criados para atender interesses políticos e sociais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas feministas: uma breve introdução, marque a alternativa que explica o controle da sociedade sobre os corpos, segundo Foucault:
Qual a alternativa que explica o controle da sociedade sobre os corpos, segundo Foucault?
A - A sociedade é regida pelo Fato social, que é exterior, geral e coercitivo. Por ser coercitivo, os indivíduos tendem a se adequar e internalizam as regras e normas sociais. Segundo a teoria funcionalista a sociedade molda o indivíduo para cumprir uma função.
B - A concepção que os indivíduos assumem para orientar suas escolhas são determinadas pelas normas, regras e valores partilhados pelas instituições sociais. Cada indivíduo pode significar sua história de maneira diferenciada a partir do sentido dado para cada ação.
C - A sociedade disciplinar determina quais são os parâmetros que orientam a lei de cada Estado. A partir desta regulamentação os indivíduos tendem a se comportar de acordo com o que foi preestabelecido dentro de cada Estado Nação, cabendo, inclusive punições.
D - Para Foucault, a sociedade disciplinar age sobre os corpos, domesticando os indivíduos que se sujeitam, se adequam e internalizam as regras sociais. O que foge do que é considerado referência é considerado comportamento desviante, “anormal”.
E - O comportamento desviante é sinônimo de que as regras e normas da sociedade não estão sendo incorporadas pelos indivíduos. A partir de então, as instituições sociais tem o papel de regular e aplicar sanções para que os indivíduos adequem seus comportamentos.

Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas feministas: uma breve introdução, assinale a alternativa que indica justificativas para tanto estranhamento e críticas direcionadas ao Queermuseu:
Qual a alternativa que indica justificativas para tanto estranhamento e críticas direcionadas ao Queermuseu?
A - A arte queer reproduz padrões de comportamentos orientais não convencionais. Desta maneira, o estranhamento pode estar relacionado com a dificuldade de naturalizar a diversidade cultural de outros países.
B - Por ser uma arte popular, que representa uma parcela mais vulnerável da população, há menos expectadores o que acaba trazendo críticas por parte da população que discorda do fato de o poder público financiar atividades que não deem retorno.
C - O queermuseu demonstra interesses político partidários radicais, o que pode colocar em risco a democracia. Por ser um movimento anarquista, uma parcela da população teme que esses ideias sejam propagados.
D - O argumento de que a arte queer possui um padrão estético duvidoso, pode representar que o belo também se trata de convenções. Ao romper com padrões estabelecidos, morais e estéticos, a exposição tira as pessoas da zona de conforto.
E - A arte queer conta com financiamento de organizações internacionais em parceria com estados e municípios. Ao depender de financiamento estatal, uma parcela da população é resistente em financiar um tipo de movimento anarquista.

Considere o fragmento de texto: “Há indícios da utilização da palavra queer para designar ‘estranho’, ‘diferente’, ‘desviante’. Havia em Londres até mesmo um lugar denominado Queer street, onde viviam sujeitos ‘marginais’, chamados de vagabundos, prostitutas, pervertidos”. Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, Alessandra S. Pesce. Teorias sociológicas feministas: uma breve introdução. Curitiba. InterSaberes, 2020, p. 189. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas feministas: uma breve introdução, assinale a alternativa que indica de que maneira o termo queer foi ressignificado: A O termo queer surge na Inglaterra com o significado de ‘rainha’, estando associado a beleza e exuberância de cantoras e artistas europeias que representavam a comunidade LGBTQIA+. B A origem do termo queer está associada à marginalização da mulher no mercado de trabalho no início da industrialização. Com o tempo, o termo também passou a ser utilizado para designar estrangeiros. C Em atitude política, o termo que era utilizado como xingamento para homossexuais, transexuais e os considerados divergente, foi ressignificado pelos movimentos LGBTQIA+, assumindo sentidos positivos. D Historicamente o termo queer designava estrangeiros que tinham dificuldade de aprender o inglês e se adequar a cultura inglesa. Aos poucos, o termo foi associado às lutas das mulheres por melhores salários. E O termo queer tem origem inglesa e significa ‘estranho’. Com o tempo o termo passou a ser utilizado para designar imigrantes ilegais que viviam nas ruas a partir de crises econômicas na Europa.

Mais conteúdos dessa disciplina