Logo Passei Direto
Buscar
Os Estudos Culturais não se vinculam a um programa de pesquisa específico ou a uma tendência particular, e não se subordinam a nenhuma doutrina estabelecida. Este posicionamento político e intelectual é viável porque a política que buscamos criar ainda não está totalmente definida. Assim como a política é um processo prolongado, a pesquisa também deve ser ampla e profunda, mas igualmente orientada politicamente. Devemos, portanto, combater a desconexão que pode surgir quando os Estudos Culturais são dominados por objetivos meramente acadêmicos ou quando o interesse por formas culturais populares é separado da análise do poder e das possibilidades sociais.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Os estudos culturais são limitados ao método antropológico para possibilitar melhorias sociais. PORQUE II. A antropologia busca a apreciação e compreensão da diversidade e singularidade das culturas humanas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
B A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são falsas.
D As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
E As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
User badge image
EducaFit

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as asserções: I. Os estudos culturais são limitados ao método antropológico para possibilitar melhorias sociais. Essa afirmação é falsa, pois os estudos culturais não se restringem a um único método, como o antropológico. Eles utilizam uma variedade de abordagens e métodos para analisar a cultura e suas interações sociais. II. A antropologia busca a apreciação e compreensão da diversidade e singularidade das culturas humanas. Essa afirmação é verdadeira, pois a antropologia realmente se dedica a entender e valorizar a diversidade cultural. Agora, vamos avaliar as opções: A) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. (FALSO) B) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. (VERDADEIRO) C) As asserções I e II são falsas. (FALSO) D) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (FALSO) E) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (FALSO) Portanto, a opção correta é: B) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Diante das inúmeras perdas, cuidar do estado emocional das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul é essencial, destacando a necessidade de profissionais que possam atender a essa população. Psicólogos enfatizam que as medidas de apoio à saúde mental devem começar nas primeiras semanas após o desastre. A psicóloga Débora Noal está coordenando uma força-tarefa composta de 300 profissionais do SUS, de vários estados, incluindo o Rio Grande do Sul, para prestar esse atendimento inicial. As principais demandas incluem casos de depressão, transtornos de ansiedade e estresse pós-traumático. Além disso, os impactos não se limitam a traumas individuais, mas abrangem também traumas coletivos, afetando comunidades inteiras.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Os profissionais que se voluntariarem para ajudar na força-tarefa estarão exercendo a cidadania. PORQUE II. A ação dos profissionais colabora para o bem-estar coletivo, reforçando os laços da sociedade. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A As asserções I e II são falsas.
B As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
E A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Leia o excerto a seguir: “O que é ética? Ética é um ramo da Filosofia que trata dos princípios que orientam o comportamento humano adequado, sobretudo na vida em sociedade. Podem ser princípios universais, abstratos, ou a compilação deles em um código de leis ou regulamentos. ‘A grosso modo, a ética trata do agir, de como agir, da procura do bem e de como é e se dá esse bem. Isso tudo no sentido de apreender o sentido da ação, suas características e sua interação com os meios social, político e histórico, seja ele individual ou coletivo. A Ética faz par com a Estética, assim, se a Estética é a procura pelo belo, a Ética é a procura pelo bem’, aponta Milton José Zamboni, antropólogo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro”.
Sobre o conceito de ética, assinale a alternativa correta:
A O termo é definido por regras impostas pela sociedade para seus indivíduos, formuladas para que se possa ter controle e poder nas atitudes e escolhas feitas por cada cidadão.
B As decisões são tomadas a partir do que é observado como normal para a maioria das pessoas; existem atitudes que são normalizadas e não são tão relevantes, por exemplo, estacionar em lugar proibido durante a madrugada. Isso é algo que todos fazem e não há problema em aceitar e fazer o mesmo.
C As escolhas próprias submetidas ao crivo dos nossos princípios mais elevados, mesmo quando essas escolhas não são cobradas pelas leis do tempo, sociedade e cultura em que se vive.
D A prática da ética pode ser vista na empresa que descumpre com seus compromissos na data acordada, apresentando solução mediante ação de órgãos competentes.
E O indivíduo que segue todas as leis, cumpre com o que está formalmente estabelecido pela justiça e pelo Estado; caso algo não esteja estabelecido, sempre pensará no próprio bem-estar e nas pessoas próximas.

Mais conteúdos dessa disciplina