Logo Passei Direto
Buscar
Uma mola sofre uma deformação de 10 cm (0,1 m) quando comprimida por uma força de 200 N. Determine a constante elástica dessa mola. A ) ( ) 500 N/m. B ) ( ) 50 N/m. C ) ( ) 2000 N/m. D ) ( ) 20 N/m.
User badge image
leonardo gonçalves

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para determinar a constante elástica da mola (k), podemos usar a Lei de Hooke, que é expressa pela fórmula: \[ F = k \cdot x \] onde: - \( F \) é a força aplicada (200 N), - \( k \) é a constante elástica da mola, - \( x \) é a deformação da mola (0,1 m). Rearranjando a fórmula para encontrar \( k \): \[ k = \frac{F}{x} \] Substituindo os valores: \[ k = \frac{200 \, \text{N}}{0,1 \, \text{m}} \] \[ k = 2000 \, \text{N/m} \] Portanto, a constante elástica da mola é 2000 N/m. A alternativa correta é: C) 2000 N/m.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Decompondo as forças FR e MR no ponto 0 em duas componentes, uma perpendicular à seção S e outra no próprio plano da seção S, obtemos as forças N (força normal) e V (força de cisalhamento) e os momentos M (momento fletor) e T (momento de torção), conforme pode ser visualizado na Figura 16. Estas resultantes são chamadas de esforços simples ou esforços internos resultantes. Estas forças e momentos são separados em quatro cargas resultantes, que serão descritos nos itens a seguir.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I - Esforço Normal (N): Força que atua perpendicular ao plano da seção, ou seja, promove separação das seções, permanecendo paralelas uma a outra.
II - Força de cisalhamento – esforço cortante (V): Força que está contida no plano da seção, ou seja, tende a realizar o movimento de deslizamento entre uma seção e outra.
III - Momento fletor (M): Tende a realizar uma rotação na seção de um eixo no seu próprio plano, ou seja, momento contido em um plano perpendicular ao plano de ação.
IV - Momento torçor (T): Momento contido no plano de ação, ou seja, promove uma rotação entre duas seções próximas em um eixo perpendicular a elas.
V - Momento fletor (M): Força que está contida no plano da seção, ou seja, tende a realizar o movimento de deslizamento entre uma seção e outra.
A Somente a I e II estão corretas.
B Somente a II e a IV estão corretas.
C Somente a I, II, III e a IV estão corretas.
D Todas as alternativas estão corretas.

Para falarmos sobre estabilidade e estabilidade você precisa antes conhecer as condições de equilíbrio de um corpo, que são condições que garantem o equilíbrio estático de qualquer porção isolada da estrutura ou da estrutura como um todo, ou seja, quando o corpo não possui movimento. Desta forma, para que o corpo não tenha movimento, em todos os seus pontos, a resultante dos esforços deve ser nula, isto é, a resultante das forças e a resultante dos momentos sejam iguais a zero.
Como é classificada uma estrutura segundo o grau de estabilidade e quantos tipos está dividida?
A Existem Quatro tipos de grau de estabilidade: Estrutura isostática, estrutura hipostática, estrutura hiperestática, Esforços resultantes. A diferença entre elas está no número de reações de apoio resultantes na estrutura, onde na isostática o número de reações é igual ao número de equações de equilíbrio, na hipostática o número de reações de apoio é menor que o número de equações de equilíbrio estático e na hiperestática o número de reações de apoio é maior que o número de equações de equilíbrio estático.
B Existem três tipos de grau de estabilidade: Estrutura isostática, estrutura hipostática e estrutura hiperestática. A diferença entre elas está no número de reações de apoio resultantes na estrutura, onde na isostática o número de reações é igual ao número de equações de equilíbrio, na hipostática o número de reações de apoio é menor que o número de equações de equilíbrio estático e na hiperestática o número de reações de apoio é maior que o número de equações de equilíbrio estático.
C Existem dois tipos de grau de estabilidade: estrutura hipostática e estrutura hiperestática. A diferença entre elas está no número de reações de apoio resultantes na estrutura, onde na isostática o número de reações é igual ao número de equações de equilíbrio, na hipostática o número de reações de apoio é menor que o número de equações de equilíbrio estático e na hiperestática o número de reações de apoio é maior que o número de equações de equilíbrio estático.

Considere que uma haste plástica de acrílico com seção circular de diâmetro de 20 mm e comprimento de 200 mm esteja submetida a uma carga axial de tração de 300 N. Sabendo que seu módulo de elasticidade é 2,70 GPa e que seu diâmetro diminuiu 0,00289 mm.
Determine o valor do Coeficiente de Poisson.
D ( ) 0,35.
A ( ) 0,40.
B ( ) 0,37.
C ( ) 0,32.

A lei de Hooke é a lei da física relacionada à elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo.
Determine o módulo da deformação sofrida por uma mola de constante elástica de 200 N/m, quando sujeita a uma força de 50 N.
A ( ) 0,10 m.
B ( ) 0,50 m.
C ( ) 0,25 m.
D ( ) 10,0 m.

Os materiais frágeis são aqueles que suportam pouca ou nenhuma deformação no processo de ensaio de tração.
Marque a alternativa que representa tais materiais:
A ( ) ouro, plástica e cobre.
B ( ) cimento, ouro e cobre.
C ( ) ferro fundido, aço carbono e cobre.
D ( ) cimento, borracha e plástica.

O módulo de elasticidade (ou de Young) é uma propriedade mecânica dos materiais no que se refere à rigidez de um material sólido.
Sobre o módulo de elasticidade, assinale a alternativa CORRETA:
A Quanto maior o módulo de elasticidade maior a rigidez.
B Quanto maior o módulo de elasticidade maior a fragilidade.
C Quanto maior o módulo de elasticidade menor a rigidez.
D Quanto maior o módulo de elasticidade maior a ductilidade.

Compressão física é o resultado da aplicação de uma força de compressão a um material. Na engenharia se utiliza muito de ensaios de compressão para determinar características dos materiais, determinando, assim, a resistência destes ao sofrerem esforços de compressão.
Sobre a principal avaliação do ensaio, assinale a alternativa CORRETA:
A Avalia como o material reage quando friccionado.
B Avalia como o material reage quando tracionado.
C Avalia como o material reage quando torcido.
D Avalia como o material reage quando pressionado.

Mais conteúdos dessa disciplina