Logo Passei Direto
Buscar
O conjunto de técnicas e ferramentas que permite identificar, analisar e administrar, de forma estratégica e sistêmica, o ativo intelectual da empresa e seus processos associados, é a definição de gestão:
Do conhecimento.
De competências.
De talentos.
De ativos.
De processos.
User badge image
Sig Novidades

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A definição apresentada refere-se à "gestão do conhecimento". Essa abordagem envolve identificar, analisar e administrar o ativo intelectual da empresa, promovendo a troca e a utilização do conhecimento para melhorar processos e resultados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia as frases a seguir e julgue-as conforme as alternativas posteriores: I - O processo de educação dentro das organizações era considerado função do departamento de recursos humanos. À medida que cresce a consciência de que a educação é um processo contínuo e não um evento isolado (treinamento), a educação corporativa ganha força no cotidiano das organizações. II - O termo "treinamento" ainda é repetidamente empregado como sinônimo de educação corporativa. III - Treinamento é focalizado e guiado para questões pautadas no desempenho em curto prazo. IV - A educação corporativa é dirigida à ampliação das habilidades e competências do funcionário, oferecendo-lhe uma visão macro da empresa, com vistas ao aumento do capital intelectual da organização.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
Apenas a assertiva II está correta.
Apenas a assertiva I está correta.
Todas as assertivas estão corretas.

Na década de 80, o cenário mundial sofreu significativas transformações e a informação e o conhecimento aparecem como marco de uma nova etapa de acumulação econômica. Podemos entender esta nova ordem mundial como: I - Uma revolução que agrega novas capacidades a inteligência humana, mudando a forma de trabalhar e de viver. II - Resposta encontrada pelo sistema capitalista para o esgotamento de um padrão de acumulação baseado na produção em larga escala de cunho fordista. III - A informação e o conhecimento são recursos não materiais e tangíveis, portanto, inesgotáveis. IV - Exigência de novos formatos organizacionais enfatizando a descentralização, a terceirização e a interação interna e com parceiros de todos os tipos.
As afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
As afirmativas II e IV estão corretas.

Quando se fala em gestão do conhecimento, pressupõe-se que exista um conceito bem definido do que venha a ser exatamente "conhecimento". Neste caso, assinale a opção que apresenta uma afirmação correta acerca do tema.
Conhecimento pode ser definido como sendo de dois tipos, tácito (subjetivo) e explícito (objetivo).
O conhecimento tácito pode ser processado, armazenado e transmitido em textos, livros, apostilas e por computadores.
Conhecimento é implícito, orientado para a ação, mas não estando em constante mutação.
Conhecimento, dado e informação tem em síntese o mesmo significado.
Conhecimento não depende do contexto onde está inserido, nem é dinâmico.

Na gestão das organizações, a criação do conhecimento se dá pela interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. O diálogo e a reflexão coletiva são características do modo de interação do conhecimento tácito e explícito denominado de:
Combinação.
Rede Social.
Internalização.
Socialização.
Externalização.

A gestão do conhecimento apoia-se em um conjunto de processos relativos à geração, organização, desenvolvimento e distribuição de conteúdos relevantes a serem disponibilizados. Um dos principais problemas enfrentados, que o processo de desenvolvimento de conteúdos objetiva solucionar, é:
o excesso de material disponível.
a geração de conhecimento tácito.
a resistência psicológica em compartilhar conhecimento.
a falta de registro de conteúdos confidenciais.
a falta de infraestrutura tecnológica.

A noção de competência, no modo de pensar atual, está vinculada a duas dimensões: uma organizacional e outra gerencial. Qual das opções abaixo descreve corretamente estas dimensões?
As competências organizacionais são coletivas e aparecem sob forma de processos de produção. As competências gerenciais são competências também coletivas, mas geram diferenciação.
As competências organizacionais são uma dimensão corporativa de competências, enquanto As competências gerenciais são a dimensão coletiva da gerência média organizacional.
As competências organizacionais são decorrentes dos treinamentos e representam a qualificação dos membros organizacionais; já as gerenciais são as competências seletivas que geram diferencial organizacional.
As competências organizacionais podem ser seletivas e seguirem o mesmo princípio conceitual do Core Competence, enquanto as gerenciais são a mobilização e aplicação de conhecimentos e capacidades numa situação específica.
As competências organizacionais devem contribuir para a expansão da empresa em caráter imediatíssimo, por isso são consideradas estratégicas, ao contrário das gerenciais, que são operacionais.

Para muitos estudiosos, a gestão do conhecimento pode ser entendida como a geração, representação, estoque, transferência, transformação, aplicação, incorporação e proteção de conhecimento. A gestão do conhecimento está relacionada à/ao, EXCETO:
Desempenho no trabalho.
Trabalho colaborativo.
Compartilhamento de informação.
Aprendizagem organizacional.
Memória organizacional.

A gestão do conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. A partir desta afirmação, assinale a alternativa INCORRETA.
Termos como "capital intelectual", "capital humano", "capacidade inovadora", "ativos intangíveis" ou "inteligência empresarial" já fazem arte do dia a dia de muitos executivos.
A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento não representam um célebre desafio a ser enfrentado pelas empresas.
Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e sua aplicação sempre representaram estímulos para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas "saber muito" alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização.
O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos pertence também à organização.
É necessário saber e aliar o saber à gestão para fazer a diferença.

A gestão do conhecimento apoia-se em um conjunto de processos relativos à geração, organização, desenvolvimento e distribuição de conteúdos relevantes a serem disponibilizados. Um dos principais desafios enfrentados no dia a dia dessa gestão, é:
a falta de infraestrutura tecnológica.
a resistência psicológica em compartilhar conhecimento.
a geração de conhecimento tácito.
a falta de registro de conteúdos confidenciais.
o excesso de material disponível.

Mais conteúdos dessa disciplina