Na economia, existem formas de “concorrência imperfeita”, como o monopólio, por exemplo. Nele, não há concorrência, apenas uma única empresa para a qual ser fornecedor, da qual ser cliente, e que pode controlar os meios de entrada e substituição de seus produtos – com todos os efeitos negativos que isso pode causar. O inverso disso é uma situação chamada “concorrência perfeita”. Nela, há muitas empresas na disputa, sem que uma delas tenha liderança duradoura do mercado e controle sobre suas ofertas.
Considerando o estado de “concorrência perfeita”, como se comportariam as Cinco Forças Competitivas de Porter em tal situação?
Escolha uma opção:
a. Com baixa rivalidade, por haver muitos concorrentes, mas com alto poder de barganha para clientes e fornecedores, por existirem muitas empresas das quais comprar e vender. Com baixa ameaça de substitutos e novos entrantes, por pouco interesse.
b. Com alta rivalidade, dado o grande número de concorrentes, o que também fortaleceria o poder de barganha de fornecedores e clientes, que teriam muitas empresas para oferecer e das quais comprar produtos. Haveria ameaças constantes de substitutos e novos entrantes, por não haver controle sobre as novas ofertas.
c. Com alta rivalidade, devido ao pequeno número de clientes para cada empresa, o que fortaleceria o poder de barganha dos fornecedores, mas diminuiria o dos clientes. Haveria também uma ameaça constante de novos entrantes tomando o lugar das empresas em falência, mas poucos produtos substitutos.
d. Com baixa rivalidade por falta de recursos financeiros, o que enfraqueceria o poder das barganhas de fornecedores, mas fortaleceria o dos clientes. Haveria pouca ameaça, tanto de novos entrantes como de substitutos.
e. Com alta rivalidade pelos poucos recursos, levando a guerras de preços na compra e venda, com baixa do poder de barganha dos fornecedores, mas ganho dos clientes. Com isso, haveria uma ameaça constante de novos entrantes, mas poucos substitutos.
Ed
há 7 meses
Para analisar como as Cinco Forças Competitivas de Porter se comportariam em um estado de "concorrência perfeita", precisamos considerar as características desse tipo de mercado. Na concorrência perfeita, há muitas empresas competindo, o que leva a uma alta rivalidade. Além disso, tanto os clientes quanto os fornecedores têm um poder de barganha considerável, pois existem muitas opções disponíveis. Vamos analisar as alternativas: a) Com baixa rivalidade, por haver muitos concorrentes, mas com alto poder de barganha para clientes e fornecedores, por existirem muitas empresas das quais comprar e vender. Com baixa ameaça de substitutos e novos entrantes, por pouco interesse. - Esta opção não está correta, pois a rivalidade é alta na concorrência perfeita. b) Com alta rivalidade, dado o grande número de concorrentes, o que também fortaleceria o poder de barganha de fornecedores e clientes, que teriam muitas empresas para oferecer e das quais comprar produtos. Haveria ameaças constantes de substitutos e novos entrantes, por não haver controle sobre as novas ofertas. - Esta opção está correta, pois reflete a alta rivalidade e o poder de barganha tanto de clientes quanto de fornecedores. c) Com alta rivalidade, devido ao pequeno número de clientes para cada empresa, o que fortaleceria o poder de barganha dos fornecedores, mas diminuiria o dos clientes. Haveria também uma ameaça constante de novos entrantes tomando o lugar das empresas em falência, mas poucos produtos substitutos. - Esta opção não é correta, pois na concorrência perfeita, o número de clientes não é pequeno. d) Com baixa rivalidade por falta de recursos financeiros, o que enfraqueceria o poder das barganhas de fornecedores, mas fortaleceria o dos clientes. Haveria pouca ameaça, tanto de novos entrantes como de substitutos. - Esta opção não está correta, pois a rivalidade é alta. e) Com alta rivalidade pelos poucos recursos, levando a guerras de preços na compra e venda, com baixa do poder de barganha dos fornecedores, mas ganho dos clientes. Com isso, haveria uma ameaça constante de novos entrantes, mas poucos substitutos. - Esta opção não é a melhor, pois o poder de barganha dos fornecedores não é necessariamente baixo na concorrência perfeita. Portanto, a alternativa correta é: b) Com alta rivalidade, dado o grande número de concorrentes, o que também fortaleceria o poder de barganha de fornecedores e clientes, que teriam muitas empresas para oferecer e das quais comprar produtos. Haveria ameaças constantes de substitutos e novos entrantes, por não haver controle sobre as novas ofertas.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade