Logo Passei Direto
Buscar
(adaptado de PETROBRAS - Estatístico Jr. - CESGRANRIO - 2010) A tabela a seguir apresenta a distribuição de frequências associada a duração de chamadas telefônicas, em minutos, em uma determinada região.
A mediana, calculado a partir da tabela acima é:
10,6
9,5
15,3
16
15
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para calcular a mediana a partir de uma tabela de distribuição de frequências, você precisa seguir os seguintes passos: 1. Organizar os dados: Certifique-se de que a tabela está organizada em classes e frequências. 2. Calcular a frequência acumulada: Some as frequências de cada classe até chegar à última. 3. Encontrar a posição da mediana: A mediana é o valor que divide a distribuição em duas partes iguais. Para isso, você deve calcular a posição da mediana usando a fórmula: \[ P = \frac{N}{2} \] onde \(N\) é o total de observações (soma das frequências). 4. Identificar a classe da mediana: Localize a classe que contém a posição da mediana. 5. Calcular a mediana: Use a fórmula da mediana para a classe encontrada, se necessário. Sem a tabela específica, não posso calcular a mediana exata, mas seguindo esses passos, você poderá encontrar a resposta correta entre as opções dadas. Se precisar de mais ajuda com os cálculos, estou aqui!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(VUNESP - 2020 - Prefeitura de Ilhabela - SP - Analista - Estatística - Gestão Pública.) Analisando a quantidade de uma determinada espécie de organismo em 10 frascos de mesmo volume, que contêm um certo tipo de líquido, obteve-se a tabela a seguir.
Dado que a média aritmética (número de organismos por frasco) representa X% da soma da respectiva moda com a mediana, tem-se que X é igual a:
52,8
66,0
55,0
48,0
50,0

(COPERVE/UFSC-2018) Em geral, números absolutos de casos de doenças ou mortes não são utilizados para avaliar o nível de saúde, pois não levam em conta o tamanho da população. Dessa forma, os indicadores de saúde são construídos por meio de razões, em forma de proporções, coeficientes ou índices. Sobre a mortalidade proporcional por idade, é correto afirmar que:
é um indicador calculado com base no total de óbitos fetais e infantis, gerando a proporção de óbitos na faixa etária pretendida.
o nível de saúde regular (curva U, no gráfico da curva de Nelson de Moraes) reflete que muitos estão morrendo com 50 anos e mais, assim como persiste uma elevada proporção de mortalidade em menores de 1 ano.
quanto piores as condições de vida e de saúde, menor a mortalidade infantil proporcional e maior o valor do indicador de Swaroop e Uemura, pois grande parte das pessoas poderá morrer antes de chegar aos 50 anos de vida.
mortalidade proporcional por idade é a proporção de determinada causa de morte (ou agrupamento de causas) em relação ao conjunto de todos os óbitos.
na curva de mortalidade proporcional (curva de Nelson de Moraes) devem-se calcular os percentuais de óbitos, especialmente aqueles relacionados à mortalidade infantil e à mortalidade materna, exceto a obstétrica.

Um estudo válido e preciso é aquele que traz consigo uma mensagem forte, que é dificilmente questionada por erros metodológicos. Em relação a esse tema, analise as afirmativas a seguir:
Marque a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
I. Validade refere-se ao grau em que um instrumento realmente mede a variável que pretende medir.
II. A confiabilidade das estimativas fornecidas pelos estudos poderá ser avaliada através de testes estatísticos.
III. A validade externa diz se as conclusões de uma investigação, obtidas de uma amostra, podem ser generalizadas para uma população de referência.
IV. A validade de um estudo epidemiológico está relacionada à ausência de erros aleatórios, enquanto a precisão relaciona-se com a ausência de erros sistemáticos.
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina