Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Conforme a Constituição Federal: “Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: [...] XXIII - seguridade social; [...] Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: [...] XII - previdência social, proteção e defesa da saúde; [...]”.
A respeito da competência legislativa em matéria de seguridade social e previdência social, avalie as afirmativas a seguir: I. A previdência social dos servidores públicos estaduais é de competência privativa da União. II. A Lei infraconstitucional pode regulamentar os direitos previdenciários previstos na Constituição. III. A previdência social que engloba os trabalhadores da iniciativa privada tem base na legislação federal. IV. As instruções normativas do INSS podem modificar os direitos previdenciários previstos em leis ou na Constituição. É correto o que se afirma em:
A III e IV, apenas.
B I, II e III, apenas.
C II e III, apenas.
D I e IV, apenas.
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. A previdência social dos servidores públicos estaduais é de competência privativa da União. Falso. A previdência dos servidores públicos estaduais é regulamentada por leis estaduais, não sendo de competência privativa da União. II. A Lei infraconstitucional pode regulamentar os direitos previdenciários previstos na Constituição. Verdadeiro. As leis infraconstitucionais podem sim regulamentar os direitos previdenciários, desde que respeitem os princípios e direitos estabelecidos na Constituição. III. A previdência social que engloba os trabalhadores da iniciativa privada tem base na legislação federal. Verdadeiro. A previdência social para trabalhadores da iniciativa privada é regida por normas federais, como a Lei de Benefícios da Previdência Social. IV. As instruções normativas do INSS podem modificar os direitos previdenciários previstos em leis ou na Constituição. Falso. As instruções normativas não têm o poder de modificar direitos previstos em leis ou na Constituição, pois são apenas orientações administrativas. Com base nessa análise, as afirmativas verdadeiras são II e III. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: C) II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

“A indigência social é afastada pela dignidade da mantença; a diminuição dos recursos financeiros, não obstante exceções, gera indigência, visto a mantença, em que pese existente, ser indigna. Estas situações, mesmo que previsíveis, hão de ser reconhecidas como contingências sociais, pois o sistema não visa à superação da cessão total dos rendimentos, mas ao saneamento da indigência social. Dois são os fatores jurídicos geradores dessa forma de contingência social. Na compreensão da consequência jurídica previdenciária diferem-se, somente, na temporalidade, pois enquanto um gera consequência permanente o outro impõe consequência temporária. A temporariedade da consequência, todavia, mantêm o iame com a natureza social do fato, visto ser um sanável e outro insanável” (BERBEK, 2015, p. 207).
Considerando o exposto e as contingências sociais que levam à diminuição de receita, avalie as afirmativas a seguir: I. A pensão por morte é reservada aos herdeiros em linha reta, ou seja, filhos e cônjuges, ou os pais. II. O auxílio-reclusão tem como fato gerador a proteção do apenado, que enquanto cumpre pena, tem suas receitas diminuídas. III. A reclusão é outra forma de contingência social de diminuição de renda permanente, e por isso gera o benefício ao auxílio-reclusão. IV. A morte é uma contingência social que leva à diminuição da receita familiar. Por isso, a morte é fato gerador da pensão por morte. É correto o que se afirma em:
A III e IV, apenas.
B IV, apenas.
C II e III, apenas.
D I, II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina