Logo Passei Direto
Buscar
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença na qual os sinais e os sintomas levam anos para progredir e se agravar, mas a maioria dos pacientes foi ou é tabagista.
Assim, assinale a alternativa incorreta referente aos sinais e aos sintomas da DPOC:
Diminuição do diâmetro anteroposterior do tórax; ausculta pulmonar com roncos e estertores significativos; hipertermia.
Tosse produtiva é o sintoma inicial em pacientes tabagistas com 40 a 50 anos de idade.
Dispneia progressiva, persistente, relacionada com o esforço e a piora na vigência de infecção respiratória entre os 50 e os 60 anos de idade.
Sibilos, uma fase expiratória prolongada da respiração; hiperinsuflação pulmonar que se manifesta pela atenuação dos sons cardíacos e pulmonares.
Perda de peso e de massa muscular decorrentes da imobilidade; hipoxia; ou da liberação de mediadores inflamatórios sistêmicos, como a FNT-alfa.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para identificar a alternativa incorreta referente aos sinais e sintomas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), vamos analisar cada uma das opções: 1. Diminuição do diâmetro anteroposterior do tórax; ausculta pulmonar com roncos e estertores significativos; hipertermia. - A hipertermia não é um sintoma típico da DPOC, que geralmente não apresenta febre. Portanto, essa opção pode ser considerada incorreta. 2. Tosse produtiva é o sintoma inicial em pacientes tabagistas com 40 a 50 anos de idade. - Isso é correto, pois a tosse produtiva é um sintoma comum em tabagistas. 3. Dispneia progressiva, persistente, relacionada com o esforço e a piora na vigência de infecção respiratória entre os 50 e os 60 anos de idade. - Isso também é correto, pois a dispneia é um sintoma característico da DPOC. 4. Sibilos, uma fase expiratória prolongada da respiração; hiperinsuflação pulmonar que se manifesta pela atenuação dos sons cardíacos e pulmonares. - Isso é correto, pois sibilos e a fase expiratória prolongada são comuns na DPOC. 5. Perda de peso e de massa muscular decorrentes da imobilidade; hipoxia; ou da liberação de mediadores inflamatórios sistêmicos, como a FNT-alfa. - Isso também é correto, pois a perda de peso e a hipoxia podem ocorrer em estágios avançados da DPOC. Dessa forma, a alternativa incorreta é a primeira: Diminuição do diâmetro anteroposterior do tórax; ausculta pulmonar com roncos e estertores significativos; hipertermia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A aterosclerose é a principal causa de interrupção do fluxo sanguíneo nas artérias coronárias, reduzindo a capacidade das mesmas em suprir a demanda de oxigênio no músculo cardíaco, resultando na chamada insuficiência coronariana.
Analise as afirmativas a seguir:
I. A aterosclerose ocorre pelo depósito de lipídeos, células inflamatórias e elementos fibrosos nas paredes das artérias;
II. A interrupção do fluxo sanguíneo nas artérias coronárias desencadeia as manifestações clínicas, de acordo com a sua localização e o tamanho do estreitamento da luz do vaso;
III. A ausência de fluxo sanguíneo na(s) artéria(s) cardíaca(s) desencadeia a chamada isquemia cardíaca.
I e II estão corretas.
II e III estão corretas.
I e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Somente a III está correta.

A angina é o principal sinal e sintoma resultante da isquemia cardíaca. Tem como característica principal a dor ou o desconforto na(s) região(ões) epigástrica, torácica, mandíbula, ombros ou membros superiores.
Analise as afirmativas a seguir:
I. A angina típica é caracterizada pela presença de dor retroesternal, com a piora da mesma durante as atividades físicas, as situações de estresse e a melhora da dor, quando em repouso, ou o uso de vasodilatadores;
II. A angina estável pode ser classificada em angina típica, atípica e torácica não cardíaca a depender dos sinais e/ou sintomas apresentados pelo cliente;
III. A angina instável é aquela na qual a dor torácica está relacionada ao comprometimento do coração, com início em repouso ou esforço mínimo, com duração maior que vinte minutos.
I, II e III estão corretas.
I e II estão corretas.
II e III estão corretas.
I e III estão corretas.
Somente a III está correta.

A insuficiência cardíaca (IC) é considerada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia uma síndrome definida como a incapacidade do coração em fornecer sangue suficiente para suprir às necessidades do organismo, com alta ocorrência à medida que as doenças cardiovasculares tornam-se mais incidentes, na população em geral.
Analise as afirmativas a seguir:
I. É caracterizada por dispneia, fadiga, tosse e edema nos membros inferiores;
II. Entre as causas que levam à insuficiência cardíaca, estão a hipertensão arterial sistêmica, as cardiopatias, as miocardiopatias e os distúrbios valvulares;
III. Os sinais e os sintomas de insuficiência cardíaca são sempre os mesmos, independentemente do ventrículo alterado. A falha no ventrículo esquerdo é a mais comum na IC, e leva a sinais de congestão pulmonar e à diminuição do débito cardíaco.
II e III estão corretas.
I e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Somente a III está correta.
I e II estão corretas.

Na insuficiência cardíaca, devido à incapacidade do coração em fornecer sangue suficiente para suprir às necessidades do organismo, o volume de sangue que sai do coração diminui e, portanto, aumentam as pressões dentro do ventrículo e do átrio.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Essas pressões aumentadas impedem o fluxo adequado da veia pulmonar para o átrio esquerdo e propiciam o aumento da pressão venosa pulmonar. Este aumento reflete-se no aumento da pressão no capilar pulmonar que passa pelo alvéolo;
II. Devido à elevação da pressão na circulação pulmonar, o líquido capilar não consegue entrar no alvéolo, dificultando a passagem do ar e a troca gasosa adequada, e instala-se a tosse e as náuseas, sinais prevalentes de insuficiência cardíaca;
III. Como efeitos na tentativa do organismo de livrar-se da secreção instalada no alvéolo, o cliente apresenta a tosse seca e não produtiva e, em casos graves, apresenta a saída de secreção espumosa e rósea.
I e II estão corretas.
I e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
II e III estão corretas.
Somente a III está correta.

As pneumonias são inflamações dos pulmões causadas por um agente infeccioso, ocasionando a produção de exsudato e leucócitos local, dificultando o processo ventilatório. Desta forma, o exame físico é de suma importância para avaliar-se a evolução do cliente.
Assinale a alternativa incorreta referente ao exame físico:
Na avaliação pulmonar são dispensáveis a palpação, a inspeção e a percussão, visto que a ausculta é o passo mais importante.
Na ausculta pulmonar identifica-se o aparecimento de ruídos adventícios, principalmente os roncos.
Na percussão, em casos avançados de pneumonia, pode-se identificar a submacicez sobre a área afetada do pulmão.
Na inspeção, o examinador deve observar o padrão respiratório do cliente, bem como a simetria e o contorno do tórax.
Na palpação, sentir a expansibilidade, a elasticidade torácica, o frêmito tátil e a presença de nódulos ou massas.

A assistência de enfermagem ao cliente portador de pneumonias deve ser planejada de acordo a avaliação dos sinais e sintomas, a gravidade da doença, a identificação dos problemas de enfermagem e o julgamento clínico para a elaboração dos diagnósticos de enfermagem.
Assinale a alternativa correspondente aos principais diagnósticos de enfermagem indicados aos portadores de pneumonia:
Desobstrução ineficaz das vias aéreas; hipertermia; dor aguda.
Controle ineficaz da saúde; risco de queda; hipertermia aguda.
Desobstrução ineficaz das vias aéreas; hipertermia; dor aguda.
Nutrição desequilibrada; risco de quedas; risco para a ansiedade.
Padrão ineficaz de respiração; troca de gases prejudicada.
Risco para o controle da temperatura corporal; risco para a ansiedade.

O planejamento da assistência de enfermagem aos portadores da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) deve incluir a avaliação dos sinais e dos sintomas, a identificação dos problemas de enfermagem e o julgamento clínico para a elaboração dos diagnósticos de enfermagem.
Assim, correlacione, a seguir, os diagnósticos de enfermagem com as características definidoras e/ou fatores de risco e os fatores relacionados, e assinale a seguir a alternativa correta:
I. Intolerância à atividade.
II. Troca de gases prejudicada.
III. Padrão respiratório ineficaz.
I C Y; II A X; III B Z.
I A X; II B Y; III C Z.
I C Y; II A X; III B Z.
I B Y; II C Z; III A X.
I C Y; II B X; III A Z.

Mais conteúdos dessa disciplina