Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a evolução do empreendedorismo, é correto afirmar que:
A) Na Idade Média, o termo empreender significava o indivíduo que gerenciava grandes projetos de produção.
B) No século XVII, diversos países do mundo tinham criado políticas públicas que incentivavam a economia criativa e a atividade empreendedora.
C) No século XVII, os empreendedores foram confundidos com os gerentes ou administradores (o que ainda hoje acontece).
D) No século XVIII, o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço, fornecer produtos e, como geralmente os preços eram prefixados, qualquer lucro ou prejuízo era só do empreendedor.
E) No século XX, o capitalista e o empreendedor foram diferenciados, devido ao início da industrialização que ocorria no mundo.
User badge image
Questões para Estudantes

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada alternativa: A) Na Idade Média, o termo empreender significava o indivíduo que gerenciava grandes projetos de produção. Falso, o conceito de empreendedorismo na Idade Média não era tão desenvolvido e o termo não era utilizado da mesma forma que hoje. B) No século XVII, diversos países do mundo tinham criado políticas públicas que incentivavam a economia criativa e a atividade empreendedora. Falso, embora houvesse um crescimento do comércio e da atividade econômica, as políticas públicas voltadas para a economia criativa e o empreendedorismo não eram comuns nesse período. C) No século XVII, os empreendedores foram confundidos com os gerentes ou administradores (o que ainda hoje acontece). Verdadeiro, essa confusão entre os papéis de empreendedores e gerentes é uma observação válida. D) No século XVIII, o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço, fornecer produtos e, como geralmente os preços eram prefixados, qualquer lucro ou prejuízo era só do empreendedor. Verdadeiro, essa descrição é coerente com a prática do empreendedorismo na época. E) No século XX, o capitalista e o empreendedor foram diferenciados, devido ao início da industrialização que ocorria no mundo. Verdadeiro, essa diferenciação é um ponto importante na evolução do conceito de empreendedorismo. Agora, vamos verificar quais itens são verdadeiros. Os itens C, D e E estão corretos. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: não há uma alternativa correta que contenha todos os itens verdadeiros, mas a alternativa que contém os itens verdadeiros é a que inclui C, D e E. Se precisar de mais ajuda, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para se atribuir ou delegar autoridade é preciso considerar as competências de quem a recebe. É extremamente interessante em Costa Neto (2007) uma historia contada sobre o Marechal Montgomery, comandante das tropa inglesas na Segunda Guerra Mundial, na classificação dos seus oficiais subordinados e as suas atribuições de responsabilidades. Dizia o Marechal: “Os inteligentes e operosos recebiam missões na frente de batalha, em que decisões críticas e rápidas precisam ser tomadas: os inteligentes e pouco operosos recebiam funções estratégicas, que envolvem ações de longo prazo os pouco inteligentes e pouco operosos recebiam funções burocráticas demais e de rotina”. Dos pouco inteligentes e operosos o Marechal queria distância. Esta pequena historia retrata como é delicada a atribuição de autoridade, papeis e responsabilidades. Por isso a necessidade de se levar em conta os tipos de competências técnicas, mencionadas em Costa Neto (2007). Diante deste quadro, mencione pelo menos três tipos de competências explicando cada uma delas:
competência técnica: capacidade intelectual, como resultado do aprendizado eficaz, com capacidade de pensar estrategicamente e introduzir aperfeiçoamentos no trabalho;
competência organizacional: capacidade de planejar e organizar o trabalho, gerenciando tempo e espaço;
competência comunicativa: capacidade de expressão e comunicação com o grupo;
competência social: capacidade de criação de bons relacionamentos, bem como de transferência de conhecimento;
competência comportamental: capacidade de iniciativa, criatividade e vontade de aprender, sendo aberto a mudanças.

A administração e o empreendedorismo consideram de suma importância o papel do ser humano e seu comportamento. Os recursos humanos são peça chave nos processos organizacionais, bem como o modo como eles se relacionam. Quais são os fatores que influenciam na geração ou não da motivação dos recursos humanos?
Fatores extrínsecos, geram satisfação física, mas não a motivação propriamente dita.
Fatores intrínsecos, ligados a tarefas do indivíduo, que geram desafios e um sentimento de satisfação interior pelo sucesso alcançado, gerando motivação.

O empreendedor não é somente um fundador de novas empresas ou o construtor de novos negócios. Ele é quem fareja as oportunidades e precisa ser muito rápido, aproveitando as oportunidades fortuitas, antes que outros aventureiros o façam. O termo empreendedor – do francês entrepreneur – significa aquele que assume riscos e começa algo novo. Cite pelo menos cinco características de um empreendedor.
Iniciativa
Persistência
Autoconfiança
Controle
Otimismo

Cultura organizacional é um sistema sociocultural que revela a identidade da organização através de padrões de comportamento. Alguns renomados autores definem cultura organizacional como o conjunto de fenômenos resultantes da ação humana, visualizada dentro de fronteiras de um sistema (SOUZA, 1978, p. 75). Cultura organizacional é um instrumento de poder ou conjunto de representações imaginarias sociais, que se constroem e reconstroem nas relações cotidianas dentro da organização e que se expressam em termos de valores, normais, significados e interpretações, visando ao sentido de direção e unidade, tornando a organização fonte de identidade e de reconhecimento para seus membros (FREITAS, 2005, p 97). Um conjunto de pressupostos básicos compartilhados que um grupo aprendeu ao lidar com seus problemas de adaptação externa e de integração interna, e que funcionam suficientemente bem para serem considerados validos e, por isso, ensinados a novos, membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relações a esses problemas (SCHEIN, 1992, p. 12). Entre os quatro tipos de culturas organizacionais existentes, aponte dois, explicando cada um deles.
Cultura hierárquica: nesse tipo de cultura, a maior importância é dada a estabilidade, aos valores e as normas associadas à burocracia. Regras e politicas mantem a organização integrada.
Cultura de mercado ou racional: esse tipo de cultura, há uma orientação a partir de tendências de mercado e bases seguras de clientes. O resultado é o objetivo principal para que o negócio melhore a sua posição competitiva.

Perder um funcionário com características intraempreendedoras sai muito caro para a empresa, pois ele tem a capacidade de integrar a capacidade tecnológica do produto e transforma-lo em algo mercadologicamente viável. Ele constrói a imagem de um negócio passível de bom êxito a partir de ideias fragmentadas. Cite as competências do intraempreendedor.
Conhecimento do produto
Conhecimento do negócio
Conhecimento do setor
Habilidades de liderança
Habilidade de criar rede de contatos
Habilidade administrativa
Habilidade de empreendedor

Explique qual é a importância, para um futuro empresário, de se preparar um plano de negócios antes de começar a empreender e diga quais são os pontos principais que devem fazer parte desse plano.
Com um bom plano de negócio o empreendedor consegue programar e coordenar uma sequência lógica de eventos, os quais, se bem-sucedidos, deverão conduzir ao alcance do objetivo que se pretende, permitindo ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios.
Entre os pontos principais de um plano de negócio temos a descrição da empresa, analise estratégica, produtos e serviços, plano operacional, plano de recursos humanos, analise de mercado, estratégia de marketing e plano financeiro.

A mudança organizacional é qualquer modificação ou transformação na forma como uma organização funciona, seja na composição dos seus membros, ou nos recursos utilizados ou nas tarefas executadas. As alterações produzidas pela mudança organizacional podem se dar em qualquer um dos componentes organizacionais: pessoas, trabalho, estrutura formal e cultura, ou na relação entre elas. Quais são os fatores que contribuem para o sucesso da mudança organizacional?
Compreensão
Comprometimento
Competência
Correção
Comunicação
Continuidade

O plano de negócio é um documento escrito que tem o objetivo de estruturar as principais ideias e opções que o empreendedor deverá avaliar para decidir quanto a viabilidade da empresa a ser criada.
Quais são os passos para elaborar o plano de negócio?
Analise completa do setor onde a nova empresa atuará (perfil do cliente, características de mercado e concorrência e o cenário econômico, social e tecnológico)
Levantamento completo das características do novo empreendimento (características do produto/serviço, preço e condições de venda, formatação jurídica do empreendimento, estrutura organizacional)
Plano estratégico do novo empreendimento (definições de missão, visão e valores, definição do negócio, determinação dos objetivos estratégicos de longo prazo, estabelecimento da estratégia de negócio)
Plano operacional do novo empreendimento (previsão de vendas, planejamento da produção, previsão de despesas gerais e fluxo de caixa e balancete simulado)
Resumo executivo (condensação e resumo de todas as informações já relatadas)
revisão cuidados do conjunto do plano a fim de obter consonância (relação de todos os custos, preços, previsões e despesas que compõem o plano, a fim de verificar sua viabilidade e confiabilidade).

A cultura organizacional é um sistema sociocultural que revela a identidade da organização através de padrões de comportamento. Quais são os três níveis de cultura organizacional?
Artefatos (Compreendem as estruturas e os processos organizacionais existentes na corporação)
Calores (Compreendem as estratégicas, os objetivos e as filosofias adotados no dia a dia das corporações)
Pressupostos (Compreendem as crenças, as percepções e os pensamentos, muitas vezes até inconscientes)

A Função Planejamento é essencialmente uma função de tomada de decisão, gerando reflexões que determinam os conceitos fundamentais da organização.
Quais são as preocupações corriqueiras da função planejamento?
Atendimento às políticas e diretrizes da organização, determinação do que e como deve ser feito, estabelecimento de cronogramas físicos e financeiros, prever recursos necessários, antecipando-se a eventualidades, identificação de ameaças e oportunidades, interação com a alta direção e revisar planejamentos e readequá-los.

Mais conteúdos dessa disciplina